Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Se há coisa da qual os portuenses se podem gabar é de ter uma cidade com um bonito entardecer. Aqui tem os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto
Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte Aprender a fazer gelados artesanais vegan ou ver o pôr-do-sol junto ao rio. Não sabe o que fazer este fim-de-semana? Nós damos uma ajuda
Por Ricardo Gonçalves |
Publicidade

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.

Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Jardim das Virtudes
©João Saramago
Atracções, Parques e jardins

Jardim do Passeio das Virtudes

icon-location-pin Baixa

O Jardim do Passeio das Virtudes é o sítio certo para quem quer ver o pôr-do-sol seráfico combinado com uma vista maravilhosa sobre o rio e, consequentemente, receber montes de corações no Instagram. Mas não só. Este espaço, muito amado pelos portuenses, é uma óptima esplanada para um copo ao fim do dia e dois dedos de conversa com os amigos.

Bar Ponte Pênsil
© João Saramago
Bares, Cafés/bares

Bar da Ponte Pênsil

icon-location-pin Baixa

Quando o pôr-do-sol pinta a paisagem com outros tons, a esplanada parece pequena para os que a procuram. Muitos brindam com o Freskito, o cocktail da casa. Leva rum, lima, limão, Coca-Cola e gelo. Se quiser ficar pela noite dentro, praticamente em cima do rio, não se preocupe com o frio. Aqui há mantas para as noites menos quentes.

Publicidade
Guindalense
© Cláudia Paiva
Bares

Guindalense

icon-location-pin Baixa

O Guindalense é aquele postal do Porto que nunca vai passar de prazo. Bem encaixada no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, a mítica esplanada do Guindalense Futebol Clube é o sítio ideal para estender a perna e passar um bom final de tarde. Aproveite e fotografe todas as perspectivas diferentes que terá do pôr-do-sol, acredite que vai fazer furor no Instagram. Depois, peça um fino bem fresco, acompanhado de um cachorro, francesinha ou sandes mista. 

Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Douro Marina

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Se há gosto comum entre os portuenses é o amor que têm ao Douro. A Douro Marina, com capacidade para centenas de barcos, é também um bom sítio para relaxar. Há uma academia de vela, cafés, restaurantes e uma vista incrível para o rio (que fica ainda mais bela ao cair do dia). Se não se quer separar do seu animal de estimação, leve-o consigo. A Douro Marina tem um espaço pensado para os amigos de quatro patas.

Publicidade
Chez Maurice
DR
Bares

Chez Maurice

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Estar no Chez Maurice é o mesmo que ter um pé na praia. Literalmente. O estrado da esplanada termina mesmo por cima da areia e a vista, essa, termina onde o mar quiser. O cenário está criado, por isso a bebida não pode faltar. Experimente o mojito, que leva rum, hortelã, açúcar amarelo e água gaseificada. O pôr-do-sol pode ser a sua melhor companhia, já que se vê de frente, tal e qual como se quer. Seja numa mesa ou numa espreguiçadeira, os ingredientes para um fim de tarde perfeito estão reunidos.

Hotéis, Hotéis de luxo

Vip Lounge

icon-location-pin Porto

Que lhe parece a ideia de ver o entardecer a partir do 19º andar de um edifício com vista panorâmica sobre a Invicta? Uma beleza, certo? O Vip Lounge fica no último piso do Porto Palácio Congress Hotel & Spa e daqui pode apreciar uma paisagem que vai do rio ao mar, sempre com a Avenida da Boavista como pano de fundo. Melhor é impossível.

Publicidade
L'Kodac
© João Saramago
Bares, Cafés/bares

L'Kodac

icon-location-pin Leça da Palmeira

O L'kodac, na Praia do Aterro em Leça da Palmeira, é um dos melhores sítios da cidade para ver o mar e descansar depois de um dia de trabalho. Dê uma caminhada e depois sente-se no bar/restaurante mesmo em cima da areia. Não faltam cocktails nem finos, que podem muito bem acompanhar uns peixinhos da horta ou umas chips de batata doce. Com o bom tempo chegam também DJ's para animar o final de tarde. Tudo enquanto o sol se põe.

jardim do morro
© Diego Delso
Atracções, Parques e jardins

Jardim do Morro

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

O Jardim do Morro, reabilitado em 2017, encontra-se freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Localizado no sopé da Serra do Pilar, perto do tabuleiro superior da ponte D. Luís, é um belo miradouro para a zona histórica do Porto. Peça um fino (2,50€), tire umas fotografias para as redes sociais, e aproveite que o espectáculo é de graça.

Publicidade
PortoBello Rooftop Restaurant & Bar
© João Saramago
Bares, Bares de hotéis

PortoBello Rooftop Restaurant & Bar

icon-location-pin Santa Catarina

O PortoBello Rooftop é o restaurante/bar do hotel Premium Porto Downtown e tem uma das melhores vistas sobre a cidade. Está situado no oitavo andar, por isso, a vista panorâmica é o seu maior cartão de visita, principalmente, graças ao pôr-do-sol. As sandes e as saladas que aqui se servem também podem ser uma boa desculpa para dar lá um salto. Para beber não faltam gins, whiskeys e cocktails.

Praia da Luz - Sandes de Rosbife
©João Saramago
Bares, Cafés/bares

Praia da Luz

icon-location-pin Porto

Se enquanto admira o pôr-do-sol na Praia da Luz lhe der a fome, peça uma sanduíche das várias opções que têm na carta. Têm também muitas saladas, hambúrgueres e cachorros, sempre acompanhados de batidos, sumos e cocktails. Este é o sítio ideal para beber um copo ao final da tarde, por isso, aproveite os vários sofás à disposição, sempre com vista privilegiada para o mar.

Mais sítios para visitar no Porto

vista dos jardins do palácio de cristal
© João Saramago
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Os melhores parques e jardins no Porto

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. Por isso, é fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto...

Terrace Lounge 360º
© Marco Duarte
Restaurantes, Cafés

As melhores esplanadas no Porto

Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que tomar um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos.

Publicidade
Correr no Parque
©DR
Coisas para fazer

Os melhores sítios para correr no Porto

Numa cidade tão bonita como esta é impossível ficar em casa sem fazer nada. Se nenhuma das nossas sugestões de coisas para fazer sozinho na Invicta lhe agradarem, calce as sapatilhas e conheça os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade e ainda por cima a vista ajuda a esquecer o cansaço. No fim, não se esqueça de alongar.

Publicidade