A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Terrace Lounge 360º
© Marco DuarteTerrace Lounge 360º

Os melhores rooftops no Porto

Anda à procura de bares com as melhores vistas da cidade? Então esta lista, com os melhores rooftops no Porto, foi mesmo feita para si

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Há poucas coisas tão boas na vida como beber um copo ao fim do dia. Se a isto puder juntar a companhia de um amigo, dois dedos de conversa, uma tábua de queijos e enchidos, e uma vista sobre a cidade de cortar a respiração, tanto melhor. A pensar nas tardes de calor e nas noites amenas que se avizinham, preparamos-lhe esta lista com os melhores rooftops do Porto, para que possa desfrutar do seu tempo livre da melhor maneira. Quem é amigo, quem é? 

Recomendado: Os dez melhores sítios para ver o pôr-do sol no Porto

Os melhores rooftops no Porto

  • Hotéis
  • Baixa

Em Março de 1973, a dois passos do Mercado do Bolhão, nasceu o Hotel Dom Henrique Downtown, um dos mais antigos da cidade. Neste espaço, que foi renovado em 2015, encontra no 17º andar, a 150 metros acima do nível do mar, um dos melhores bares de hotel do Porto. Conte ainda com um restaurante, que lhe dá a oportunidade de viajar pelos sabores do Mediterrâneo ou da cozinha tradicional Portuguesa, enquanto aprecia a incrível vista, sempre que o tempo permitir. Está aberto ao público.

 

  • Bares
  • Bares de hotéis
  • Santa Catarina

O Premium Porto Downtown - um pouco afastado do centro, mas ainda assim perto o suficiente para uma caminhada - é um hotel de quatro estrelas na Batalha. O PortoBello Rooftop, no oitavo piso do edifício, é o restaurante e bar com uma das melhores vistas sobre a cidade. Por isso, a panorâmica é cartão-de-visita suficiente para dar lá um saltinho, principalmente, graças ao pôr-do-sol. Mas não se fica por aí: as sandes e saladas que aqui se servem também podem ser uma boa desculpa para lá ir. Para beber não faltam gins, whiskeys e cocktails.

 

Publicidade
  • Bares
  • Aliados

O rooftop Graça acaba de chegar à cidade, no 4o andar do Rivoli Cinema Hostel. A iniciativa é de Carlota Pérez e Sebastião Healy, que, depois de terem andado a viajar por uma série de sítios maravilhosos, voltaram a assentar no Porto e decidiram aventurar-se no primeiro projecto ligado à restauração. Além de petiscos para matar a fome, há vinhos do Douro, caipirinhas, mojitos e cocktails de fruta, com ou sem álcool, para saborear. 

  • Hotéis
  • Porto

Um dos mais recentes rooftops da cidade fica no hotel Vincci Porto, construído num antigo mercado de peixe, na Foz. Este espaço, que oferece uma vista sobre a ponte da Arrábida, conta com uma agenda de festas bastante preenchida. A música ao vivo e as sunset parties são regulares. E a carta de cocktails (há opções sem álcool) e de snacks é bem variada.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo
  • Porto

É no topo do Porto Palácio Hotel, mais concretamente no 19º piso, que encontra uma das melhores vistas sobre a cidade. Há um balcão onde se servem gins e ostras abertas na hora pelo chef Álvaro Costa e uma carta de bebidas imensa, que vai do vinho do Porto aos licores, passando pelos cocktails. Aos domingos, entre as 12.00 e as 15.30, há brunch, que começa com um welcome drink, seguido de propostas que vão da pattiserie aos fumados e enchidos tradicionais, passando pelas saladas e pratos quentes.

  • Bares
  • Bares de hotéis
  • Vila Nova de Gaia
  • preço 2 de 4

O Terrace Lounge 360º fica no último andar do Espaço Porto Cruz, um local dedicado ao vinho do Porto. Além da vista invejável sobre a cidade, esta esplanada conta ainda com uma carta de petiscos (servida entre as 15.00 e as 19.00) com assinatura do chef Miguel Castro e Silva, responsável pelo restaurante DeCastro Gaia, no mesmo edifício. Para acompanhar há vários cocktails de assinatura.

Publicidade
  • Hotéis
  • Hotéis de luxo
  • Vila Nova de Gaia

Diz-se pela cidade que para ter a melhor vista sobre o Porto tem de ir até Gaia. E se ir até Gaia significa ficar hospedado no The Yeatman, que pertence à empresa que detém as caves da Taylor´s, então ninguém se vai importar. A vista é uma das características que torna o The Yetman num dos mais consagrados hotéis da zona. E o melhor é que não precisa de estar alojado, já que o rooftop está aberto a todos. É a paragem perfeita para todo aquele que quiser apreciar um copo de vinho com uma vista sobre a Ribeira como pano de fundo.

  • Restaurantes
  • Vila Nova de Gaia

Este Dona Maria é muito caloroso — pela arte de bem receber, pela carta aconchegante e pelo espaço decorado com cores quentes, poltronas de veludo cor de caramelo e uma vista sobre o Douro e o Porto que aquece corações. Instalado no The Lodge, hotel com cinco estrelas em Vila Nova de Gaia, o restaurante aposta no receituário português, acompanhado de bons vinhos, claro, não estivéssemos nós paredes meias com as caves onde se armazena um dos mais famosos e cobiçados fortificados do mundo.

Publicidade
  • Bares
  • Santa Catarina

O LIFT Rooftop ocupa o 14º piso do parque de estacionamento do ViaCatarina Shopping e tem vista para alguns dos pontos mais populares da cidade como Mercado do Bolhão, a Torre dos Clérigos ou a Sé do Porto. O menu inclui algumas refeições refeições leves, como saladas ou taças de açaí, mas também estão disponíveis tábuas de enchidos ou de queijos e outros snacks. Saiba que para acompanhar a comida há um bar, onde pode escolher entre vários cocktails. O rooftop também vai ter programação, por isso, pode já ficar à espera de DJ sets regulares e ainda algumas festas. Durante os restantes dias da semana, há sempre música ambiente. 

  • Bares
  • Miragaia

Aqui o jazz é quem mais ordena, tanto na playlist que toca durante a semana como nos sábados com música ao vivo, entre as 18.00 e as 20.00. Apesar de o objectivo não ser montar um clube de jazz, pretende-se “desconstruir aquele imaginário de ouvir jazz numa cave escura”, diz Rui Marques, um dos sócios. Há ar livre, há rio mesmo em frente e há luz: o Mirajazz assume-se como um bar de final de tarde, com hora de fecho às 21.00. Além do jazz, o vinho português é a outra parte da equação do Mirajazz. Têm à volta de 25 referências de várias regiões (copo a partir de 3€), que são harmonizadas com tostas, como a de foie gras com nozes e uvas ou a de salmão com molho de aneto. A carta foi elaborada em parceria com um clube de vinhos e tem também a possibilidade de comprar garrafas de vinho para levar para casa (ou beber lá, claro).

Para respirar outros ares

  • Bares

Não há nada melhor do que sair do trabalho e rumar a uma mesa de um qualquer bar da cidade. Ou começar a noite num bar cheio de pinta e só depois seguir para as melhores festas da cidade... A verdade é que a competição dos melhores bares no Porto é renhida e há opções para todos os gostos e localizações.

  • Bares
  • Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto. 

Publicidade
  • Bares
  • Bares de hotéis

Desperte o James Bond que há em si e aproveite, já que tem muitos bons hotéis na cidade, para inovar. Pense connosco: os melhores bares de hotel no Porto atraem pessoas bem dispostas (porque estão de férias) e interessantes (porque a probabilidade de serem de outro país é grande). Se está farto de ir beber um copo aos locais habituais, arrisque uma saída diferente. Depois diga-nos como correu.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade