Praias Fluviais do Porto
© Câmara Municipal de Gondomar
© Câmara Municipal de Gondomar

As 10 melhores praias fluviais no Porto e arredores

Os banhos portuenses não têm de ser só salgados. Aqui tem uma lista com as 10 melhores praias fluviais do Porto e arredores.

Publicidade

Porque nem só de mar se fazem as praias de Portugal, dizemos-lhe quais as melhores praias fluviais no Porto e arredores — se tiver tempo, aconselhamos que conheça também as do Minho ou as de Aveiro. Faça-se à estrada e aproveite os dias de sol para banhos de água doce e passeios à beira-rio.

E a melhor parte é que estes sítios são, regra geral, mais pacíficos. Isto significa que pode estender a toalha sem ter de se preocupar com a proximidade do vizinho, sabendo à partida que encontrar um lugar de estacionamento não vai implicar 30 minutos de espera em filas intermináveis. A quantidade de espaços verdes nestes lugares é outra vantagem. Prepare o fato de banho e venha à descoberta.

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

As 10 melhores praias fluviais no Porto e arredores

  • Coisas para fazer
  • Grande Porto

Adora apanhar sol e acentuar o bronzeado? Na Praia Fluvial de Crestuma o areal é mais inclinado do que o costume, tornando-o perfeito para as horas de trabalho árduo no bronze. É na margem esquerda do rio Douro que a encontra, bem perto do Clube Náutico de Crestuma e do Parque Botânico do Castelo. Há vigia dos nadadores salvadores, um campo de futebol de praia e esplanada para refrescos. 

  • Coisas para fazer
  • Grande Porto

Também conhecida como Ilha dos Amores, a Praia Fluvial do Castelo é muito procurada nas estações quentes. É um bom local para acampar e praticar alguns desportos náuticos – existe até a possibilidade de alugar equipamentos. Além disso, pode escolher mergulhar na água de dois rios: no Paiva ou no Douro, já que se encontra na foz do primeiro, que desagua no segundo. Além dos habituais bar de praia e balneários, aqui perto também está instalada a piscina municipal do Castelo, se essa for mais a sua onda (ou falta dela).

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Não tema a temperatura. O extenso areal e a possibilidade de fazer campismo são dois dos grandes atractivos da praia fluvial da Lomba. Situada no concelho de Gondomar, conta com um conjunto de infra-estruturas de apoio considerável, que incluem parque de estacionamento, parque de merendas, churrasqueiras, café com esplanada e chuveiros exteriores.

  • Atracções
  • Praias
  • Vila Nova de Gaia

É uma praia de extensão considerável que não passa despercebida a quem percorre a Ponte do Freixo no sentido norte-sul. Situada na margem esquerda do rio Douro, é procurada por muitos pescadores e veraneantes. Conta ainda com um parque de estacionamento, um sítio para piqueniques e um campo de futebol. É das mais concorridas da cidade, mas há sempre espaço para mais um.

Publicidade

O Verão feirense tem muito mais para oferecer além da famosa feira Viagem Medieval. A apenas meia hora de carro do centro do Porto, as águas do Rio UI esperam-no em Milheirós de Poiares. A área circundante é verde, ampla e convida a passeios pós (ou pré) banho. E está com sorte: aqui começa e termina o circuito circular "Nascente do Rio UI", que pode ser percorrido tanto a pé, como de bicicleta.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Próxima paragem: Várzea do Douro. Um parque de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso à praia e à água e vigilância apertada tornam esta praia fluvial à beira Douro plantada num paraíso de segurança. Se gosta de animação, pode praticar canoagem, stand up paddle, ski aquático ou dar um passeio num barco a motor. 

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

A 20 quilómetros de Arouca, situa-se nas margens do rio Caima. Mais do que tomar banhos de água doce e apanhar sol, pode aproveitar para passear nos vários percursos pedestres e ao longo das margens do rio. Entre o miradouro da Frecha da Mizarela e a praia fluvial, numa casa de pedra, funciona um snack-bar, para o caso de precisar de repor energias.

O Tâmega e o Parque Aquático não são as únicas estrelas de Amarante. Nas águas do rio Carneiro, este pequeno e fresco paraíso merece os 40 minutos de viagem. O areal não é extenso, mas as diversões para os pequenotes e o parque de merendas compensam. E, no Domingo de praia perfeito, não poderia faltar um pouco de exercício. Aqui não faltam opções: há campos de futebol e voleibol e a área envolvente convida a passeios a pé.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Um bar de praia com esplanada, casas de banho, chuveiros, uma zona delimitada para banhos com vigia de nadadores-salvadores, um posto de socorro perto, uma zona pedonal e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebés. Todas estas comodidas fazem deste mini-paraíso na Foz do Sousa o local ideal para passar uma tarde agradável com amigos ou família.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Em Gondomar, a praia fluvial é definitivamente rainha. Mesmo não sendo tão conhecida como a praia da Lomba ou de Zeleiros, Melres só tem coisas boas para lhe oferecer. A começar por um bar/restaurante de apoio à praia, seguido de um parque de estacionamento, casas de banho e um parque infantil. Tem ainda um campo de futebol em cimento e uma extensa área verde para estender a toalha. Para os mais radicais, há uma surpresa: um local para escalada e rappel.

Mais para fazer perto de água:

  • Bares

Sol, mar, areia nos pés, cocktail na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo o sol dos dias compridos de Verão, tenha esta lista de bares de praia no Porto por perto. Prometemos que não vai faltar animação por estas bandas, até porque em alguns destes bares há música ao vivo regularmente, a banda sonora alternativa às ondas para um fim de tarde relaxado. Não se esqueça de levar o fato de banho consigo, para poder mergulhar e refrescar-se numa das melhores praias no Porto.

Qualquer altura é boa para comer marisco, é certo, mas no Verão, com esplanadas e praia à mistura, o programa é ainda mais irresistível. Se quer aproveitar o tempo livre para fazer um rally pelas melhores marisqueiras no distrito do Porto, este artigo é para si. Desde ostras, lavagantes, lagostas, percebes, lagostins, mexilhões, amêijoas, gambas e até zamburinhas da Galiza, vai poder provar isto tudo à beira-mar — em Vila Nova de Gaia, em Vila do Conde, na Póvoa de Varzim ou em Matosinhos —, ou até mesmo em terra, bem no coração do Porto. Marisqueiras, por aqui, é coisa que não falta.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade