As melhores praias de Aveiro

Quer dar um mergulho mas ainda não decidiu onde? Aqui tem uma lista com as melhores praias de Aveiro
Praia da Barra
Fotografia: Marco Duarte Praia da Barra
Por Editores da Time Out Porto |
Publicidade

As opções são tantas, que escolher o melhor sítio para estender a toalha e tomar uns banhos de sol torna-se uma tarefa difícil. Para lhe simplificar a vida, fizemos-lhe esta lista com as melhores praias de Aveiro. Nela dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre cada uma e temos sugestões capazes de agradar a gregos e troianos.

Prefere uma praia situada em plena Reserva Natural com dunas a marcarem presença? Check. Gosta de um areal generoso e boas ondas para surfar? Check também. Da nossa parte o trabalho está feito, agora é consigo. 

Recomendado: As melhores praias do Porto e arredores

As melhores praias de Aveiro

Praia de São Jacinto
© Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia de São Jacinto

icon-location-pin Grande Porto

Fica em plena Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro, e isso já antecipa um verdadeiro postal, com o areal a perder de vista e as dunas a marcarem presença. Mas até o caminho do Porto à Praia de São Jacinto, principalmente quando o carro começa a acompanhar a ria de Aveiro, vale a pena. Leve um bom livro, uma marmita bem composta e preocupe-se apenas em descansar. E em ter bateria no telemóvel: praia deserta, um passadiço de madeira e dunas – há lá melhor forma de crashar as redes sociais com likes?

COMO CHEGAR: Apanhe a A25 e depois a N327 até à Avenida Riamar.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Não deixe de passar no restaurante A Peixaria, a oito minutos de carro. Conte com peixe fresco do mar e da ria, e pratos como enguias, carapauzinhos e linguadinhos fritos. 

Praia da Barra
Fotografia: Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia da Barra

icon-location-pin Grande Porto

É a outra praia incontornável da região, marcada pelo Farol da Barra, um areal generoso e com boas ondas para surfar, em particular entre Setembro e Abril. Nota curiosa: em 1809, na altura da segunda invasão francesa, deram entrada no Porto da Barra 39 navios de Inglaterra, com mantimentos e munições, e um bergantim de guerra, para auxiliar o exército português.

COMO CHEGAR: Através da A25, são 10 km se partir de Aveiro.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: De 8 a 12 de Agosto, Ílhavo recebe o Festival do Bacalhau. Acontece no Jardim Oudinot, a cerca de 4 km desta praia. Além de almoçar ou jantar no festival, pode também ver showcookings, participar em workshops e ver concertos. Os nomes fortes deste ano são o cantor angolano Bonga e os portugueses The Black Mamba.

Publicidade
Praia da Costa Nova
Fotografia: Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia da Costa Nova

icon-location-pin Grande Porto

O areal desta praia contrasta com os palheiros, as casinhas coloridas, típicas de Aveiro, que valem muitos corações no Instagram. Mas, além de bonito, é também um espaço com história. A Praia da Costa Nova do Prado teve origem em 1808, com a abertura da barra da Ria de Aveiro. Chama-se Costa Nova em oposição à Costa Velha, situada na freguesia de São Jacinto; e Prado, porque no passado ali existiu um verde prado.

COMO CHEGAR: A partir de Aveiro, entre na N245 e não saia até encontrar a A25, onde se deve manter por 7,4 km. Depois siga pela Av. José Falcão e Av. Nossa Senhora da Saúde até às casas coloridas. 

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A 6 km da praia fica o Museu Marítimo, com a pesca do bacalhau em destaque. Custa 6€ (grátis no segundo domingo do mês).

Mais praias onde colocar o guarda-sol

Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva
Atracções

Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

Vila Nova de Gaia é o segundo concelho do país com mais distinções do género. Portanto, se anda à procura do lugar ideal para ir a banhos, não procure mais, aqui tem dez praias com bandeira azul no Porto e arredores. Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

Publicidade
Praia do Quião
© João Saramago
Coisas para fazer

As melhores praias do Minho

Agora que o Verão está instalado, fizemos-lhe uma compilação das melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo. Damos-lhe sugestões do que ver e fazer nas redondezas, o que comer nos restaurantes e como chegar aos sítios sem dramas ou complicações. Pegue na toalha, no protector solar e nesta lista, e faça-se à estrada. Boas férias. 

Publicidade