As melhores praias do Minho

Agora que o Verão chegou, fizemos-lhe uma lista com as melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo
Praia do Quião
© João Saramago Praia do Quião
Por Francisca Borges |
Publicidade

Areais de perder de vista, bares com bons comes e bebes, muitas ondas e muito vento, claro, um bom aliado para quem pratica windsurf, por exemplo. Agora que o Verão está instalado, fizemos-lhe uma compilação das melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo. Damos-lhe sugestões do que ver e fazer nas redondezas, o que comer nos restaurantes e como chegar aos sítios sem dramas ou complicações. Pegue na toalha, no protector solar e nesta lista, e faça-se à estrada. Boas férias.

Recomendado: As melhores praias fluviais no Porto e arredores

As melhores praias do Minho

Praia do Moledo
Fotografia: João Saramago
Atracções, Praias

Praia do Moledo

icon-location-pin Grande Porto

Não há volta a dar: Moledo é um dos locais de veraneio preferidos dos portuenses. Nos meses mais quentes, a praia costuma estar à pinha. São 35 km de areal com uma paisagem brutal – consegue ver-se o forte e a ilha de Ínsua, a Mata do Camarido e o Monte de Santa Tecla, em Espanha – vale a pena treinar os gémeos e caminhar, caminhar. Fora da época alta, consegue estar em Moledo descansado.

COMO CHEGAR: Se partir de Viana do Castelo, apanhe a N13. 19 km depois saia quando avistar a Avenida da Senhora ao Pé da Cruz.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Depois de um dia de praia, nada como uma das famosas sandes do Pra Lá Caminha, uma instituição da vila. A Álvaro da Nicas leva ovos grelhados, queijo, presunto e maionese.

Vila Praia de Âncora
DR
Atracções, Praias

Praia de Vila Praia de Âncora

icon-location-pin Grande Porto

O rio Âncora cruza-se com o mar e pode atravessá-lo sobre um passadiço que liga duas praias. A parte norte forma uma espécie de piscina, perfeita para crianças. A parte sul é mais tranquila, com dunas e passadiços. Aqui o vento também não o obriga a dizer adeus aos banhos de sol, já que o paredão funciona como uma espécie de abrigo.

COMO CHEGAR: A A28 leva-o até à praia em 25 minutos a partir de Viana.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Conheça a vila piscatória cheia de tradições que dá nome à praia. Os pescadores são uma presença comum, assim como os seus barcos – que receberão muitos corações no Instagram.

Publicidade
Praia do Forte do Cão
DR
Atracções, Praias

Praia do Forte do Cão

icon-location-pin Grande Porto

Fica em Gelfa, a poucos minutos de Vila Praia de Âncora, e é uma alternativa das boas para fugir às praias mais populosas. A água é convidativa à prática de desportos como o surf e o windsurf. Fica à beira do forte com o mesmo nome, ladeada por rochas e vários elementos naturais, entre os quais a Mata da Gelfa. É, também por isso, uma praia mais selvagem, eleita por quem gosta de fazer caminhadas.

COMO CHEGAR: A partir de Viana do Castelo siga pela N13 sentido sul-norte para a Rua da Gelfa. A viagem dura 22 minutos, com o mar como fundo.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Passe na Casa dos Caracóis, em Vila Praia de Âncora, e prove os caracóis à pescador, com refogado de pimento vermelho e cebola, fritos em azeite e alho ou grelhados na chapa.

Praia de Afife
Fotografia: João Saramago
Atracções, Praias

Praia de Afife

icon-location-pin Grande Porto

Um verdadeiro postal, com areias brancas rodeadas de campos de milho e um mar frio adorado por praticantes de surf, bodyboard e stand up paddle. Ao fim-de-semana e na época balnear é complicado estacionar. Tem bandeira azul desde 1987, o que reforçou a fama de ser uma das praias mais limpas do norte. Do que é que está à espera para pegar no fato de banho e na toalha e fazer-se à estrada?

COMO CHEGAR: A partir de Viana do Castelo siga pela N13 sentido sul-norte. Até chegar à praia é uma viagem de cerca de 20 minutos.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Aproveite que Agosto é uma das melhores alturas para visitar Viana do Castelo e assista à Romaria da Senhora da Agonia, a maior festa popular do Minho. Este ano acontece entre 17 e 20 de Agosto.

Publicidade
Praia do Cabedelo
DR
Atracções, Praias

Praia do Cabedelo

O vento ajuda a que desportos náuticos como o windsurf e o kitesurf sejam o ponto alto desta praia, de tal forma que o PWA Grand Slam 2018, a maior competição mundial de windsurf, acontece por aqui. Mas também vale a pena estender a toalha na areia, principalmente de manhã, altura mais favorável aos banhos de sol. De tarde, aproveite para caminhar pelo areal ou pelos passadiços que se estendem para sul.

COMO CHEGAR: A partir de Viana do Castelo, apanhe a N13 até encontrar a Avenida do Cabedelo. São apenas 5 km até avistar o mar.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Instale-se no Feel Viana Hotel. São quatro estrelas de conforto a poucos passos da praia. O spa, a piscina interior e a sala de yoga contribuem para uma estadia mais zen.

Praia do Rodanho
DR
Atracções, Praias

Praia do Rodanho

icon-location-pin Grande Porto

Não são muitos os banhistas que por lá param, talvez porque esta praia está escondida atrás de um denso arvoredo que não denuncia a costa. Para se chegar ao areal é preciso atravessar um passadiço que cruza as dunas. Depois, é tudo seu. São cerca de 2 km de areia fina, banhada por um mar com adeptos de bodyboard e stand up paddle em acção. Curiosidade: esta praia tem uma das dunas de maior altitude do Norte de Portugal.

COMO CHEGAR: Pela EN13. Deve sair numa estrada não sinalizada entre a Praia do Cabedelo e a Praia da Amorosa.

Publicidade
Praia de Ofir
© João Saramago
Atracções, Praias

Praia de Ofir

icon-location-pin Grande Porto

Fica, mais ou menos, a uma hora do Porto e é bastante concorrida, apesar de o areal ter vindo a diminuir ao longo dos anos. Há bares de praia para beber uns copos entre mergulhos, barracas para alugar e, como em qualquer praia do Norte, vento. Se preferir uma zona mais calma, caminhe para a esquerda (de quem está de frente para o mar), passe o corredor de rochas e estenda a toalha na zona envolvida pelo pinhal de Ofir.

COMO CHEGAR: A A28 é a melhor estrada para chegar a Ofir.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: É obrigatório ir beber uns copos e dar um pé de dança ao Biba Ofir ou ao Pacha Ofir. Borguistas a sério vão aos dois.

Praia da Apúlia
Fotografia: João Saramago
Atracções, Praias

Praia da Apúlia

icon-location-pin Grande Porto

É um daqueles clássicos que não sai de moda, sobretudo para programas em família. Está muito bem equipada com barracas para alugar, casas de banho, bares e, claro, bandeira azul. Já que está por Esposende, aproveite para conhecer o Parque Natural do Litoral Norte, que se estende ao longo de 16 km de costa entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia.

COMO CHEGAR: A A28 é a melhor estrada para chegar a Esposende.

Publicidade
Praia do Quião
Fotografia: João Saramago
Atracções, Praias

Praia do Quião

icon-location-pin Grande Porto

Conhecida por ser uma praia com muito iodo – faz bem à saúde e ajuda a conservar o bronze – a Praia do Quião, na Póvoa do Varzim, também tem outras coisas boas. Exemplos? A vigilância apertada, a zona de jogos para os mais pequenos, ligeiramente afastada do areal para dar sossego a quem precisa dele, e o bar/restaurante da Praia do Mestre, mesmo ali ao lado. A esplanada é muito concorrida. E as francesinhas também.

COMO CHEGAR: Se o ponto de partida for a Póvoa de Varzim, deve entrar na N13 e sair na Rua da Paralheira. Uma viagem de apenas 5 km que dura cerca de 15 minutos.

Mais praias onde ir a banhos

Praia de Leça
©Luis Ferraz
Coisas para fazer

As melhores praias no Porto e arredores

Está calor e quer ir dar um mergulho para refrescar? Nós dizemos-lhe onde estão as melhores praias no Porto e arredores. E como gostamos muito de si, dizemos-lhe ainda qual a distância desde o centro da cidade até lá, bem como algumas curiosidades pelo meio. Tudo para que tenha um belo dia passado na praia, estendido de perna ao sol.

Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva
Atracções

Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

A atribuição da bandeira azul a uma praia obriga ao cumprimento de 32 requisitos, entre os quais, que a água do mar tenha boa qualidade, que esteja equipada com recipientes para o lixo, as instalações sanitárias estejam em boas condições, possua boas acessibilidades e seja vigiada por nadadores-salvadores, entre 15 de Junho e 15 de Setembro, das 09.30 às 19.30. Estes devem ainda ter equipamento para prestar os primeiros socorros. Vila Nova de Gaia é o segundo concelho do país com mais distinções do género. Portanto, se anda à procura do lugar ideal para ir a banhos, não procure mais, aqui tem dez praias com bandeira azul no Porto e arredores. Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

Publicidade
Sandhouse
©João Saramago
Bares, Bares

Os melhores bares de praia no Porto

Sol, mar, areia nos pés, copo na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo as estações quentes que se avizinham, tenha esta lista com os melhores bares de praia no Porto por perto. Temos a certeza que lhe vai dar um jeitaço. 

Publicidade