Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

Se para si a boa qualidade de uma praia é indispensável na hora de estender a toalha, chegou ao sítio certo. Aqui tem dez praias com bandeira azul no Porto e arredores
© Cláudia Paiva Praia do Homem do Leme
Publicidade

A atribuição da bandeira azul a uma praia obriga ao cumprimento de 32 requisitos, entre os quais, que a água do mar tenha boa qualidade, que esteja equipada com recipientes para o lixo, as instalações sanitárias estejam em boas condições, possua boas acessibilidades e seja vigiada por nadadores-salvadores, entre 15 de Junho e 15 de Setembro, das 09.30 às 19.30. Estes devem ainda ter equipamento para prestar os primeiros socorros. Vila Nova de Gaia é o segundo concelho do país com mais distinções do género. Portanto, se anda à procura do lugar ideal para ir a banhos, não procure mais, aqui tem dez praias com bandeira azul no Porto e arredores.

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

1
Praia de Gondarém
© João Saramago
Bares, Cafés/bares

Praia de Gondarém

icon-location-pin Foz

Escolher entre estar na praia ou estar na esplanada já não é um problema. Assim como atirar-se a um prato de sushi num bar à beira-mar. O bar da Praia de Gondarém põe-no com o pé na areia - apesar de não haver muita - e traz-lhe sushi e ponchas de morango ou tangerina para empurrar. O espaço é pequeno, mas a vista compensa. E a bandeira azul é só mais uma razão para se sentir ainda mais confortável este Verão.

2
Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva

Praia do Homem do Leme

Ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. Estender a toalha na Praia do Homem do Leme também. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora. 

Publicidade
3

Praia da Baía

Os dois paredões a limitar a praia tornam-na especialmente apetecível, de tal forma, que é a mais concorrida da cidade. A água, quase sem ondas, é convidativa. Por isso, se não tiver espaço para estender a toalha no areal, dê um mergulho ou caminhe pelo paredão que rasga o mar.

4
Praia do Senhor da Pedra
© João Saramago

Praia do Senhor da Pedra

Foi eleita em 2015 uma das praias mais bonitas da Europa pelo European Best Destination, muito por culpa da capela do Senhor da Pedra, o maior ex-líbris da praia (em 1686 foi erguida sobre os rochedos e, segundo reza a lenda, antes de se converter ao Cristianismo era um altar pagão). Fica em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, e é uma das melhores desta lista para ir com os miúdos. Os motivos? O parque infantil logo à entrada, o enorme areal propício a jogatanas e o bar com refeições ligeiras e gelados são antídotos para qualquer birra.

Publicidade
5
Praia da Aguda
© Marco Duarte

Praia da Aguda

Facto: Vila Nova de Gaia está muito bem servida ao nível de praias. Outro facto: a da Aguda é uma das mais bonitas e completas em termos de infra-estruturas de apoio, com barracas para alugar, nadador-salvador, sanitários e posto socorro. Como fica numa vila piscatória, é normal ver barcos e redes de pesca no mar e em pleno areal que, apesar de grande, não costuma ter muita gente. Se ao final do dia se fartar do sossego e lhe apetecer beber um copo, convide os amigos e rume ao Chez Maurice, o bar mais famoso da praia.

6
Praia de Mindelo
© João Saramago

Praia do Mindelo

É o ponto de encontro de muitos portuenses na altura do Verão. Fica em Vila do Conde, a meia hora do Porto e, ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas. Também é boa para os miúdos: o areal tem dois quilómetros e, por isso, é propício para jogos de raquetes, vólei ou futebol. Como está inserida na Reserva Ornitológica do Mindelo é bom que tenha sempre o telemóvel por perto. Se não tiver com o que se entreter, dê um salto à Biblioteca Municipal José Régio, que no Verão migra para esta praia, e requisite jornais, revistas e livros.

Publicidade
7

Praia de Lavadores

Provavelmente não sabia, mas a praia de Lavadores é um autêntico museu geológico ao ar livre. Tudo por causa da variedade de rochas graníticas que por lá existem. Se gosta de dar uns mergulhos e tem um pequeno geólogo dentro de si, esta é a praia certa para conhecer.

8
Praia da Memória
© João Saramago

Praia da Memória

É a melhor praia desta lista para levar os miúdos e aquela onde há mais probabilidade de os seus filhos fazerem amigos. Mas apenas de manhã. À tarde é uma praia sossegada, sem correrias ou pistolas de água. Tem vigilância, barracas para alugar, um bar mesmo em cima da areia e um lado histórico que também é importante saber: o Obelisco da Praia da Memória ou Obelisco da Memória, o símbolo desta praia, foi construído para lembrar o Desembarque do Mindelo, a 8 de Julho de 1832, quando as tropas liberais desembarcaram a norte. A primeira pedra foi lançada a 1 de Dezembro de 1840, mas o obelisco só ficou concluído 24 anos depois.

Publicidade
9
Praia de São Pedro da Maceda
© Marco Duarte

Praia de São Pedro da Maceda

Há dias em que só apetece pegar no carro e andar sem pressas. É num desses dias que deve ir à Praia de São Pedro da Maceda, em Ovar, Aveiro. Não é difícil lá chegar, uma vez que há várias placas a sinalizar o caminho, mas o percurso merece toda a calma do mundo, já que se faz por uma avenida que atravessa a mata de pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. A praia é conhecida pelas ondas, boas para a prática de surf e windsurf, e pela frequência de banhistas nudistas. 

10

Praia do Aterro

Surfistas e bodyboarders são uma constante, graças às condições favoráveis para a prática destes desportos, mas os atractivos desta praia não se ficam por aqui. A beleza da zona rochosa e a vegetação natural que circunda o areal são outras características que tornam a Praia do Aterro num lugar especial.

Mais sobre o Verão

Bandeira vermelha e amarela
© Filipa Brito/ CM Porto
Notícias, Eventos e festivais

Preste atenção às novas bandeiras das praias do Porto

A zona recomendável para os banhistas entrarem na água é agora assinalada nas praias do Porto através de bandeiras, sempre colocadas aos pares, com duas riscas horizontais, uma vermelha e outra amarela. Estas indicam que o espaço delimitado é seguro para tomar banho e nadar. O símbolo é importante para os que não sabem identificar agueiros - correntes marítimas que se formam perpendicularmente à linha de areia e que são demasiado fortes para se lutar contra elas.

Publicidade
O Gaveto - Sapateira
©João Saramago
Restaurantes

As melhores marisqueiras no Porto e arredores

Qualquer altura é boa para comer marisco, é certo, mas no Verão, com cervejas e praia à mistura, o programa é ainda mais irresistível. Se quer aproveitar o tempo livre para fazer um rally pelas melhores marisqueiras no Porto e arredores, este artigo é para si.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com