A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Capela do Senhor da Pedra na praia de Miramar
Fotografia de João SaramagoCapela do Senhor da Pedra

15 praias com bandeira azul no Porto e arredores

Se para si a boa qualidade de uma praia é indispensável na hora de estender a toalha, chegou ao sítio certo. Aqui tem 15 praias com bandeira azul no Porto e arredores.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

A atribuição da bandeira azul a uma praia obriga ao cumprimento de 32 requisitos, entre os quais, que a água do mar tenha boa qualidade, que esteja equipada com recipientes para o lixo, que as instalações sanitárias estejam em boas condições, possua boas acessibilidades e seja vigiada por nadadores-salvadores. Portanto, se anda à procura do lugar ideal para ir a banhos, não procure mais, e fique a conhecer estas 15 praias com bandeira azul no Porto e arredores. Para terminar o dia, o melhor que pode fazer é regalar-se sentado numa marisqueira ou numa das melhores esplanadas da cidade.

Recomendado: As melhores praias no Porto e arredores

Praias com bandeira azul:

  • Atracções
  • Praias
  • Vila Nova de Gaia

Com um extenso areal que convida a momentos de descanso ou passeios à beira-mar, a praia da Madalena é uma das mais procuradas de Gaia. Se andar sempre com sapatilhas na mala do carro, calce-as e percorra o passadiço de madeira.

  • Bares
  • Cafés/bares
  • Foz
  • preço 1 de 4

Escolher entre estar na praia ou estar na esplanada já não é um problema. Assim como atirar-se a um prato de sushi num bar à beira-mar. O bar da Praia de Gondarém põe-no com o pé na areia - apesar de não haver muita - e traz-lhe sushi e ponchas de morango ou tangerina para empurrar. O espaço é pequeno, mas a vista compensa. E a bandeira azul é só mais uma razão para se sentir ainda mais confortável este Verão.

Publicidade
Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva

3. Praia do Homem do Leme

Ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. Estender a toalha na Praia do Homem do Leme também. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora. 

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

É um daqueles clássicos que não sai de moda, sobretudo para programas em família. Está muito bem equipada com barracas para alugar, casas de banho, bares e, claro, bandeira azul. Já que está por Esposende, aproveite para conhecer o Parque Natural do Litoral Norte, que se estende ao longo de 16 km de costa entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Não há volta a dar: Moledo é um dos locais de veraneio preferidos dos portuenses. Nos meses mais quentes, a praia costuma estar à pinha. São 35 km de areal com uma paisagem brutal – consegue ver-se o forte e a ilha de Ínsua, a Mata do Camarido e o Monte de Santa Tecla, em Espanha – vale a pena treinar os gémeos e caminhar, caminhar. Fora da época alta, consegue estar em Moledo descansado.

Praia da Baía
© DR

6. Praia da Baía

Os dois paredões a limitar a praia tornam-na especialmente apetecível, de tal forma, que é a mais concorrida da cidade. A água, quase sem ondas, é convidativa. Por isso, se não tiver espaço para estender a toalha no areal, dê um mergulho ou caminhe pelo paredão que rasga o mar.

Publicidade
Praia do Senhor da Pedra
Fotografia de João Saramago

7. Praia do Senhor da Pedra

Foi eleita em 2015 uma das praias mais bonitas da Europa pelo European Best Destination, muito por culpa da capela do Senhor da Pedra, o maior ex-líbris da praia (em 1686 foi erguida sobre os rochedos e, segundo reza a lenda, antes de se converter ao Cristianismo era um altar pagão). Fica em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, e é uma das melhores desta lista para ir com os miúdos. Os motivos? O parque infantil logo à entrada, o enorme areal propício a jogatanas e o bar com refeições ligeiras e gelados são antídotos para qualquer birra.

Praia da Aguda
©Marco Duarte

8. Praia da Aguda

Facto: Vila Nova de Gaia está muito bem servida ao nível de praias. Outro facto: a da Aguda é uma das mais bonitas e completas em termos de infra-estruturas de apoio, com barracas para alugar, nadador-salvador, sanitários e posto socorro. Como fica numa vila piscatória, é normal ver barcos e redes de pesca no mar e em pleno areal que, apesar de grande, não costuma ter muita gente. Se ao final do dia se fartar do sossego e lhe apetecer beber um copo, convide os amigos e rume ao Chez Maurice, o bar mais famoso da praia.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Grande Porto

Um verdadeiro postal, com areias brancas rodeadas de campos de milho e um mar frio adorado por praticantes de surf, bodyboard e stand up paddle. Ao fim-de-semana e na época balnear é complicado estacionar. Tem bandeira azul desde 1987, o que reforçou a fama de ser uma das praias mais limpas do norte. Do que é que está à espera para pegar no fato de banho e na toalha e fazer-se à estrada?

Praia do Mindelo
© João Saramago

10. Praia do Mindelo

É o ponto de encontro de muitos portuenses na altura do Verão. Fica em Vila do Conde, a meia hora do Porto e, ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas. Também é boa para os miúdos: o areal tem dois quilómetros e, por isso, é propício para jogos de raquetes, vólei ou futebol. Como está inserida na Reserva Ornitológica do Mindelo é bom que tenha sempre o telemóvel por perto. 

Mais praias:

  • Coisas para fazer

As opções são tantas, que escolher o melhor sítio para estender a toalha e tomar uns banhos de sol torna-se uma tarefa difícil. Para lhe simplificar a vida, fizemos-lhe esta lista com as melhores praias de Aveiro. Nela dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre cada uma e temos sugestões capazes de agradar a gregos e troianos. Prefere uma praia situada em plena Reserva Natural com dunas a marcarem presença? Check. Gosta de um areal generoso e boas ondas para surfar? Check também. Da nossa parte o trabalho está feito, agora é consigo.  Recomendado: As melhores praias do Porto e arredores

Publicidade
  • Coisas para fazer

Areais de perder de vista, bares com bons comes e bebes, muitas ondas e muito vento, claro, um bom aliado para quem pratica windsurf, por exemplo. Agora que o Verão está instalado, fizemos-lhe uma compilação das melhores praias do Minho para que possa aproveitar esta época balnear ao máximo. Damos-lhe sugestões do que ver e fazer nas redondezas, o que comer nos restaurantes e como chegar aos sítios sem dramas ou complicações. Pegue na toalha, no protector solar e nesta lista, e faça-se à estrada. Boas férias. Recomendado: As melhores praias fluviais no Porto e arredores

  • Coisas para fazer

Se vive no Porto e não gosta de perder muito tempo em viagens, opções não faltam. Vila Nova de Gaia, Matosinhos ou Foz têm areal suficiente para estender a toalha e um mar propício a braçadas com estilo. Ainda assim, não deixámos de fora as de Vila do Conde, Espinho e Ovar, bem bonitas por sinal. Nesta lista com as melhores praias do Douro Litoral vai encontrar praias para toda a família, pensadas para as crianças e para os adolescentes mais radicais que queiram fazer surf ou bodyboard. Bons banhos. De sol e de mar.  Recomendado: As melhores praias do Minho

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade