As melhores praias do Douro Litoral

Gosta da praia, mas não lhe apetece fazer uma viagem longa até lá chegar? Aqui tem, então, as melhores praias do Douro Litoral bem perto de si
©Marco Duarte Praia das Sereias
Publicidade

Se vive no Porto e não gosta de perder muito tempo em viagens, opções não faltam. Vila Nova de Gaia, Matosinhos ou Foz têm areal suficiente para estender a toalha e um mar propício a braçadas com estilo. Ainda assim, não deixámos de fora as de Vila do Conde, Espinho e Ovar, bem bonitas por sinal. Nesta lista com as melhores praias do Douro Litoral vai encontrar praias para toda a família, pensadas para as crianças e para os adolescentes mais radicais que queiram fazer surf ou bodyboard. Bons banhos. De sol e de mar. 

Recomendado: As melhores praias do Minho

As melhores praias do Douro Litoral

Praia de Mindelo
© João Saramago
Atracções, Praias

Praia do Mindelo

É o ponto de encontro de muitos portuenses na altura do Verão. Fica em Vila do Conde, a meia hora do Porto e, ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas. Também é boa para os miúdos: o areal tem 2 quilómetros e, por isso, é propício para jogos de raquetes, vólei ou futebol.

COMO CHEGAR: Pela A28 são cerca de 40 minutos. Depois, a N13 leva-o até à praia.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Nos meses de Verão a Biblioteca Municipal José Régio migra para algumas praias de Vila do Conde, entre elas a do Mindelo. Costuma funcionar até ao final de Agosto e tem jornais, revistas e livros.

Praia de Moreiró
© João Saramago
Atracções, Praias

Praia de Moreiró

icon-location-pin Grande Porto

A Praia de Moreiró teria tudo o que é preciso para ser secreta: a localização numa zona rural e os acessos sinuosos por ruas estreitas. O problema é que quem a conhece rapidamente se apaixona e nunca mais quer outra coisa. Ao fim-de-semana é concorrida, também por culpa do bar, onde são servidos produtos frescos. Para que o momento seja ainda mais relaxante, há barracas, guarda-sóis, pára-ventos e cadeiras para alugar. E é tudo lindo, em tons de azul e branco.

COMO CHEGAR: A A28 é o caminho mais prático a partir do Porto. Saia na saída 12 em direcção a Aveleda e depois é só estar atento às placas.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: As saladas são uma das especialidades do bar. Há-as para todos os gostos, mas a de atum é consensual. E, verdade seja dita, uma salada é o que mais apetece em dias de calor.

Publicidade
Praia da Memória
© João Saramago
Atracções, Praias

Praia da Memória

icon-location-pin Grande Porto

É das melhores da zona para levar os miúdos. Mas apenas de manhã. À tarde é sossegada, sem correrias ou pistolas de água. Tem vigilância, barracas para alugar, um bar mesmo em cima da areia e um lado histórico que também é importante sublinhar: o Obelisco da Memória foi construído para lembrar o Desembarque do Mindelo, em 1832. A primeira pedra foi lançada a 1 de Dezembro de 1840, mas o obelisco só ficou concluído 24 anos depois.

COMO CHEGAR: A saída 10 da A28 (Perafita) é o percurso ideal a partir do Porto.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se não gosta de andar com a marmita atrás, encontra n’O Tequilha – Lounge Bar & Restaurante, aberto até ao pôr-do-sol, um serviço que vai do pequeno-almoço à ceia. Ao almoço pode contar com pratos caseiros.

Praia do Aterro
Luis Ferraz
Atracções, Praias

Praia do Aterro

icon-location-pin Leça da Palmeira

Praticantes de surf e bodyboard são uma constante, graças às condições favoráveis para a práctica destes desportos. Mas os atractivos desta praia não se ficam por aqui. A beleza da zona rochosa e a vegetação natural que circunda o areal são outras carcaterísticas que tornam a Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, num lugar especial.

COMO CHEGAR: Apanhe a A28 em direção a Vila do Conde e saia na saída 7. Depois, a Rua Veloso Salgado leva-o até à praia.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: O L ‘kodac é um dos melhores sítios  para ver o mar e descansar depois de um dia de trabalho. Não faltam cocktails ou finos, que podem acompanhar uns peixinhos da horta ou umas chips de batata doce. 

Publicidade
Praia do Homem do Leme
Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia do Homem do Leme

icon-location-pin Foz

Ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. E estender a toalha na Praia do Homem do Leme, também. Como todas as praias da zona, está artilhada com bandeira azul e as rochas fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos e mojitos.

COMO CHEGAR: Não tem como enganar. Dirija-se à Foz do Douro e mantenha-se na estrada até encontrar a Avenida Montevideu.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se nunca diz que não a uma caipirinha, passe pela Caipicompany, a uns três minutos a pé da praia Homem do Leme, para se refrescar depois de um dia de sol. 

Praia de Lavadores
DR
Atracções, Praias

Praia de Lavadores

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Se gosta de dar uns mergulhos e tem um pequeno geólogo dentro de si, esta é a praia certa. Provavelmente não sabia, mas a praia de Lavadores é um autêntico museu geológico ao ar livre. Tudo por causa da variedade de rochas graníticas que por lá existem.

COMO CHEGAR: Na Marginal de Gaia basta seguir as setas.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Se andar pela zona no final do Verão, aproveite para ir ao Indie Music Fest, conhecido por conjugar concertos de bandas consagradas, com gigs de novos artistas. Tudo acontece no Bosque do Choupal, em Baltar. 

Publicidade
praia das sereias
©Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia das Sereias

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Não faltam surfistas na Praia das Sereias, em Espinho. Mas não precisa de saber manobrar uma prancha para passar um bom bocado. O areal é bom para caminhadas, o mar tem ondas simpáticas para mergulhos seguros e há almoços apetitosos logo ao lado – para peixe vá ao Aquário Marisqueira, para tostas experimente o Surfjah Café e para tapas aposte no Uma Espécie de Tasco. E como praia não é praia sem bolas de Berlim, também as há.

COMO CHEGAR: Se quiser poupar uns trocos e não lhe apetecer andar à procura de lugar, apanhe o comboio no Porto em direcção a Espinho. Da estação à Praia das Sereias são dois minutos.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: A carta do Bar das Sereias tem uma sobremesa que sabe a Verão: a sereia de fruta com iogurte, morangos, laranja, kiwi, manga e coco ralado.

Praia da Madalena
Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia da Madalena

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Com um extenso areal que convida a momentos de descanso ou passeios à beira-mar, a praia da Madalena é uma das mais procuradas de Gaia. Se andar sempre com sapatilhas na mala do carro, calce-as e percorra o passadiço de madeira.

COMO CHEGAR: Apanhe a A1, passe a Ponte da Arrábida e saia para Canidelo. Depois, esteja atento às indicações.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: No Daikiri, além dos jarros de sangria, das cervejas do mundo, dos daiquiris (claro), gins, margaritas e caipirinhas, há muita comida para forrar o estômago. 

Publicidade
Praia do Senhor da Pedra
© João Saramago
Atracções, Praias

Praia do Senhor da Pedra

icon-location-pin Grande Porto

Foi eleita em 2015 uma das praias mais bonitas da Europa pelo European Best Destination, muito por culpa da capela do Senhor da Pedra, o ex-líbris da zona (em 1686 foi erguida sobre os rochedos e, segundo reza a lenda, antes de se converter ao cristianismo era um altar pagão). Leve os gaiatos: o parque infantil à entrada, o areal propício a jogatanas e o bar com refeições ligeiras e gelados são antídotos para qualquer birra.

COMO CHEGAR: A partir de Vila Nova de Gaia , siga a A44/IC23 em direcção a Gulpilhares/ Moutadas (saída Aveiro/Espinho) para a A29. Depois saia para Casais Moutadas.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: Com vista de mar mas impróprio para mergulhos, o restaurante Sinfonia Amarela serve um bom arroz de marisco, bacalhau à Zé da Pedra, tripas e lombo assado.

praia da aguda
©Marco Duarte
Atracções, Praias

Praia da Aguda

icon-location-pin Grande Porto

Primeiro facto: Vila Nova de Gaia está muito bem servida ao nível de praias. Segundo: a da Aguda é uma das mais bonitas e completas em termos de infra-estruturas de apoio, com barracas para alugar, nadador-salvador, sanitários e posto socorro. Como fica numa vila piscatória, é normal ver barcos e redes de pesca no mar e em pleno areal, que, apesar de grande, não costuma ter muita gente.

COMO CHEGAR: Meta-se na A1 em direcção à Ponte da Arrábida/Gaia. Depois, saia em Miramar/Arcozelo e entre na N109, que o leva à praia em 6 minutos.

JÁ QUE AQUI ESTÁ: O Chez Maurice é o bar mais famoso da praia. Peça um mojito ou um dos seus familiares: a namorada, de morango; a prima, de maracujá; ou o baby, sem álcool e com marshmallows. 

Mostrar mais

Mais praias que tem de conhecer

Praia do Homem do Leme
© Cláudia Paiva
Atracções

Dez praias com bandeira azul no Porto e arredores

A atribuição da bandeira azul a uma praia obriga ao cumprimento de 32 requisitos, entre os quais, que a água do mar tenha boa qualidade, que esteja equipada com recipientes para o lixo, as instalações sanitárias estejam em boas condições, possua boas acessibilidades e seja vigiada por nadadores-salvadores. Estes devem ainda ter equipamento para prestar os primeiros socorros. 

Publicidade
Praia da Barra
Fotografia: Marco Duarte
Coisas para fazer

As melhores praias de Aveiro

As opções são tantas, que escolher o melhor sítio para estender a toalha e tomar uns banhos de sol torna-se uma tarefa difícil. Para lhe simplificar a vida, fizemos-lhe esta lista com as melhores praias de Aveiro. Nela dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre cada uma e temos sugestões capazes de agradar a gregos e troianos. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com