A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Avenida Brasil
Fotografia de Cláudia PaivaAvenida Brasil

Os melhores sítios para correr no Porto

Calce as sapatilhas e ponha-se a mexer nos melhores sítios para correr no Porto.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa, durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e muitas delas com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício em duas rodas, também pode ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto. 

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes saudáveis no Porto

Os melhores sítios para correr no Porto:

Marginal de Matosinhos
© Marco Duarte

Marginal de Matosinhos

Fazer exercício à beira da praia tem o melhor de dois mundos: o fresquinho da brisa marítima e uma distância considerável para correr sem subidas nem descidas abruptas. Além disso, ainda pode dar um mergulho no mar quando der a corrida por terminada.

Avenida da Boavista
© DR

Avenida da Boavista

São cerca de cinco quilómetros para fazer exercício sempre que quiser. E pode decidir o grau de dificuldade, optando por fazer o percurso a subir ou a descer. A avenida é particularmente bonita de manhã e ao fim do dia, principalmente se for em direcção à Foz, com o pôr-do-sol como pano de fundo.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Foz

Para os apaixonados da corrida, o Parque da Cidade é perfeito para treinar as subidas, que é como quem diz, os glúteos. E ao fim da tarde torna-se num sítio bem concorrido com crianças a dar comida aos patos. Se não gosta de correr sozinho, este é o sítio ideal, já que há sempre corredores a começar ou a acabar o treino diário.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Constituição

A Quinta do Covelo tem diversos trilhos de corrida, num espaço com aproximadamente 90 hectares. Apesar de ser um dos destinos mais concorridos por quem gosta de dar uso às pernas, este circuito não é dos mais fáceis. Vá preparado.

Publicidade
Avenida Brasil
Fotografia de Cláudia Paiva

Avenida Brasil

A Avenida Brasil é óptima para quem quer mexer as pernas. Esta zona fozeira acompanha o mar, mas é provável que tenha de se afastar de miúdos em patins ou de atletas domingueiros. De qualquer forma, aproveite a vista e, se tiver coragem, molhe os pés na água. 

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Massarelos

Além de ser um local emblemático da Invicta, é também um óptimo espaço para a prática de desporto. Os percursos são relativamente curtos e pode sempre apreciar a beleza dos jardins e da vista para o Douro. A melhor parte é que há muitas sombras para recuperar o fôlego.

Publicidade
Marginal – Ribeira
© Cláudia Paiva

Marginal – Ribeira

Os 12,5 quilómetros entre a Ponte do Freixo e o Castelo do Queijo permitem aos desportistas uma corrida numa ciclovia com uma vista para o rio Douro de tirar o fôlego. Além disso, é plana, o que ajuda quem está a começar, e tem vários pontos de água pelo caminho para se hidratar convenientemente.

Marginal de Gaia
© Cláudia Paiva

Marginal de Gaia

Para quem gosta de correr junto ao mar, a marginal de Gaia é um dos percursos ideais. É o paredão mais extenso do norte do país. Conta com um passadiço de madeira que liga Gaia a Espinho, num total de 15 quilómetros, e ainda tem algumas das melhores vistas da cidade – principalmente quando o sol de põe.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Campanhã

É o segundo maior parque da cidade do Porto e reúne todas as condições para uma corrida. Estende-se ao longo de nove hectares, tem espaços verdes, cruza-se com o rio Tinto e é calmo quanto baste para dar uma corrida em paz antes ou depois de enfrentar um dia em cheio.

  • Miúdos
  • Parques infantis
  • Foz

Um parque com sete hectares de espaço verde, uma ciclovia, um lago, animais ao ar livre e um parque infantil? Parece pedir muito? Parece. Existe? Existe. Fica na Rua de Diogo Botelho e foi remodelado em 2017. Teve um investimento de 33 mil euros e substituíram-se os equipamentos infantis, os pavimentos de segurança e foi ainda instalada uma vedação. Dê lá uma corrida para ver como ficou.

Mantenha-se em forma:

  • Saúde e beleza

Praticar exercício físico é uma das recomendações mais frequentes quando se fala em hábitos de vida saudáveis, apesar de toda a preguiça que se poderá apoderar do corpo na hora de treinar em casa. Também é uma das formas de fortalecer o sistema imunitário, a par de uma boa alimentação. Assim sendo, e tendo em conta que ficar em casa é a melhor forma de prevenção face à pandemia, continue a treinar. Isso, mexa-se. Nesta lista recomendamos uma série de canais no YouTube para fazer exercício físico em casa. 

Recomendado: Ponha-se a mexer com estas marcas portuguesas de roupa desportiva

  • Coisas para fazer
Se acha que andar de skate pelas ruas da cidade é uma tarefa impossível, desengane-se. Hoje é Dia Mundial do Skate, vai daí, fomos para a rua à procura de três sítios para andar de skate no Porto. Não precisa de agradecer.
Publicidade
  • Coisas para fazer

É normal que nestes dias os níveis de stress aumentem. Afinal de contas, as notícias não são animadoras e a rotina, dentro de portas, está diferente. Contar os dias de isolamento é normal, pensar horas a fio em actividades para manter os miúdos entretidos também. Mas e que tal pôr o exercício físico em dia? Mexer-se é meio caminho andado para se sentir melhor, graças à libertação de endorfinas que o vão deixar mais bem-disposto. Há actividades que são pensadas especificamente para exercitar o corpo e a mente. Navegue por esta lista com aplicações de yoga e meditação para enfrentar a quarentena.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade