18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto

Com a chegada do bom tempo deixe os ginásios de lado e pratique exercício físico fora de portas. Aqui tem 18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto
Faça exercício ao ar livre pela sua saúde
© DR Faça exercício ao ar livre pela sua saúde
Por Patrícia Santos |
Publicidade

Vista o fato de treino, calce as sapatilhas e parta à descoberta da Invicta enquanto pratica exercício físico. Temos propostas mais tradicionais, que incluem corridas, caminhadas e ciclismo, e outras mais radicais, como saltar de pára-quedas, escalar a ponte da Arrábida ou um jogo de paintball na Póvoa de Lanhoso, caso queira sair do óbvio. Nesta lista, que o vai fazer suar as estopinhas, vai encontrar ainda alguns dos melhores parques da cidade, bem como vários espaços emblemáticos onde ficar na linha para este Verão. Aqui tem 18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto.

Recomendado: Os melhores sítios para correr no Porto

18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto

Avenida Brasil
© Cláudia Paiva

Avenida Brasil

A Avenida Brasil é óptima para quem quer mexer as pernas. Esta zona fozeira acompanha o mar, mas é provável que tenha de se afastar de miúdos em patins ou de atletas domingueiros. De qualquer forma, aproveite a vista e, se tiver coragem, molhe os pés na água. Vá preparado para a baixa temperatura. Nada que um sprint não aqueça.

Marginal de Matosinhos
© Marco Duarte

Marginal de Matosinhos

Fazer exercício à beira da praia tem o melhor de dois mundos: o fresquinho da brisa marítima e uma distância considerável para correr sem subidas nem descidas abruptas. Além disso, pode dar um mergulho no mar quando der a corrida por terminada.

Publicidade
Avenida da Boavista
© DR

Avenida da Boavista

São cerca de cinco quilómetros para fazer exercício sempre que quiser. E pode decidir o grau de dificuldade, optando por fazer o percurso a subir ou a descer. A avenida é particularmente bonita de manhã e ao fim do dia, principalmente se for em direcção à Foz, com o pôr-do-sol como pano de fundo.

parque da cidade
©João Saramago
Atracções, Parques e jardins

Parque da Cidade

icon-location-pin Foz

Para os apaixonados da corrida, o Parque da Cidade é perfeito para treinar as subidas, que é como quem diz, os glúteos. E ao fim da tarde torna-se num sítio bem concorrido com crianças a dar comida aos patos. Se não gosta de correr sozinho, este é o sítio ideal, já que há sempre corredores a começar ou a acabar o treino diário.

Publicidade
jardim palácio de cristal
©Ana Matos
Atracções, Parques e jardins

Jardins do Palácio de Cristal

icon-location-pin Massarelos

Além de ser um local emblemático da Invicta, é também um óptimo espaço para a prática de desporto. Os percursos são relativamente curtos e pode sempre apreciar a beleza dos jardins e da vista para o Douro. A melhor parte é que há muitas sombras para recuperar o fôlego.

18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto

Casa da Música
© Cláudia Paiva
Música, Música ao vivo

Ande de skate na Casa da Música

icon-location-pin Boavista

Quem é da Invicta e gosta de andar de skate, certamente já usou e abusou das subidas e descidas da Casa da Música. As curvas que circundam o edifício, presente em tantos postais ilustrativos da cidade, atraem desportistas de todos os níveis e idades. Se tem uma prancha com rodas e só estava à espera de encontrar o local ideal para a usar, este local de referência para skaters é de paragem obrigatória. 

Afurada de Cima
© João Saramago

Calce os patins e percorra a Marginal de Gaia

Convém ter pernas e gémeos bem treinados, porque há muito asfalto para rolar - 12 quilómetros de ida e volta - entre a Afurada e a Madalena. A patinagem pode prosseguir rumo a sul, é verdade, mas o caminho torna-se mais incerto e a longa extensão é mais recomendável para profissionais.

Publicidade
Salto de pára-quedas
© DR
Desporto

Salte de pára-quedas

icon-location-pin Grande Porto

Gosta de alturas? É fã de aviões? Então, saltar de aviões a grandes altitudes é o programa ideal para si. O Skydive Maia leva-o a ver parte do Grande Porto lá de cima. E se no momento de dar um passo em frente ficar com um friozinho na barriga, não pense muito, atire-se e aproveite, já que é um privilegiado, porque não é toda a gente que tem a sua coragem.

Ponte da Arrábida
©João Saramago
Atracções, Torres e miradouros

Escalada à Ponte da Arrábida

icon-location-pin Porto

São 262 degraus até ao topo da Ponte da Arrábida - o equivalente a oito metros de altura - e a Porto Bridge Climb é a empresa que lhe proporciona a experiência. Depois de chegar ao cimo da ponte, desfrute da vista sobre o Porto e Gaia. Boas oscilações.

Publicidade
Diverlanhoso
©DR
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Paintball na Póvoa de Lanhoso

icon-location-pin Grande Porto

O DiverLanhoso é um dos maiores parques de aventura da Península Ibérica e fica na Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga. O paintball é uma das atracções principiais e a actividade radical que junta um maior número de pessoas. Se sempre quis dar uns tiros sem magoar ninguém, está aqui a sua oportunidade. Desafie os amigos ou a família e arrisque uma tarde num faroeste.

18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto

Parque Oriental da Cidade
© Claudia Paiva
Atracções, Parques e jardins

Parque Oriental da Cidade

icon-location-pin Campanhã

O Parque Oriental, inaugurado em Junho de 2010, foi projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal. Neste parque, com uma área aproximada de 10 hectares de espaços verdes, a vegetação tem vindo a desenvolver-se com intervenções de plantação recorrente, de modo a garantir a sua componente estética e paisagística, e a sua sustentabilidade. É o sítio ideal para umas voltas de bicicleta.

Parque de São Roque
©Marco Duarte
Atracções, Parques e jardins

Parque de São Roque

icon-location-pin Campanhã

O jardim romântico, os recantos, o lago, o chafariz, o miradouro e o labirinto construído por sebes, fazem deste parque um dos mais belos da Invicta. Pegue na sua bicicleta e vá conhecê-lo.

Publicidade
Quinta do Covelo
© Cláudia Paiva
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Quinta do Covelo

icon-location-pin Constituição

Nesta quinta rural - doada no século XX à Câmara Municipal do Porto e ao Ministério da Saúde, por testamento, para a edificação de um centro de tratamento de tuberculose - é possível fazer jogging, caminhadas e, claro, andar de bicicleta.

18 ideias para ficar em forma ao ar livre no Porto

marginal
© Cláudia Paiva

Marginal do Porto

Os 12,5 quilómetros entre a Ponte do Freixo e o Castelo do Queijo permitem uma bela caminhada com uma vista para o rio Douro de tirar o fôlego. Além disso, tem vários pontos de água pelo caminho para se hidratar convenientemente.

Marginal Gaia
© Cláudia Paiva

Marginal de Gaia

Para quem gosta de caminhar junto ao mar, a marginal de Gaia - o paredão mais extenso do norte do país -, é um dos percursos ideais. Conta com um passadiço de madeira que liga Gaia a Espinho, num total de 15 quilómetros, e ainda tem algumas das melhores vistas da cidade, principalmente quando o sol de põe.

Publicidade
Nova Sintra Gardens
©DR
Atracções, Parques e jardins

Jardins Nova Sintra

icon-location-pin Bonfim

Caminhe pelos jardins e pela mata da Quinta Nova Sintra, que reabriram ao público a 21 de Março, depois de estarem encerrados dez meses para obras de reabilitação. Entre as várias intervenções realizadas contam-se trabalhos na flora e na pavimentação, iluminação e sistemas de rega. Foram também reabilitadas várias fontes e estufas, e instalado novo mobiliário urbano. 

Fundação Serralves
©Fundação Serralves
Coisas para fazer, Centros culturais

Fundação de Serralves

icon-location-pin Porto

Conheça estes jardins - que são dos mais importantes no mundo quando o tema é criação paisagista do século XX - caminhando por lá. Vai encontrar áreas verdes de racionalidade geométrica, uma mata e um campo agrícola.

Publicidade
PARQUE DA CERDEIRA
©João M. Gil
Hotéis, Parques de campismo

Parque Cerdeira

icon-location-pin Grande Porto

Se ficar hospedado no Parque Cerdeira, o contacto com a natureza está garantido. Além de caminhar pode fazer canoagem, BTT e passear a cavalo.

Depois do esforço, o merecido descanso

Terrace Lounge 360º
© Marco Duarte
Restaurantes, Cafés

As melhores esplanadas no Porto

Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que tomar um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos.

Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.

Publicidade