Os melhores bares no Porto

Para beber um copo ao fim do dia, para começar bem a noite ou para ficar noite dentro...saber onde encontrar os melhores bares no Porto é imperativo

© João SaramagoBonaparte Downtown

Não há nada melhor do que sair do trabalho e rumar a uma mesa de um qualquer bar do Porto. Ou, então, começar a noite num bar cheio de pinta e só depois seguir para as melhores festas da cidade. A verdade é que a competição dos melhores bares no Porto é renhida e há opções para todos os gostos e em todas as localizações.

Os melhores bares no Porto

Aduela

Nenhum roteiro de copo ao fim do dia fica completo sem a esplanada do Aduela. Mesmo ao lado de uma oliveira (que dá o nome à rua), é uma das mais concorridas da Baixa e há razões para isso. O sol dá nas horas mais desejadas, entre as 13.00 e as 18.00, ideal para um almoço leve e um fim de tarde em boa companhia. 

Ler mais
Baixa

Catraio Craft Beer Shop

Se há alguém que percebe do assunto é o Catraio, um dos bares pioneiros a servir cerveja artesanal na cidade. E se pensa que isso é uma desvantagem, desengane-se, porque eles não dormem em serviço. Todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril, precisamente para alimentar o espírito de descoberta.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Candelabro

Para quem percebe minimamente do assunto, o Candelabro dispensa apresentações. Em 2009 foi o precursor do copo ao fim do dia na cidade. Em 2017, passados uns bons anos, continua a ser um porto seguro para quem quiser sair do trabalho, beber um copo e conversar, à porta, lá dentro ou na praceta que o rodeia. Não tem grandes segredos, nem floreados, e talvez por isso é que resulta tão bem. 

Ler mais
Baixa

Bonaparte Downtown

Os clássicos não passam de moda e, apesar de ter aberto em 2016, o Bonaparte Downtown é Bonaparte na mesma (mantém as características dominantes do irmão mais velho da Foz, leia-se): a mesma luz baixa, as mesmas paredes decoradas com antiguidades e as mesmas boas bebidas para começar a noite. 

Ler mais
Publicidade

Páteo das Flores

O Páteo das Flores está instalado numa casa senhorial do final do século XVIII e tem, a par de uma lista de vinhos com mais de 100 referências portuguesas, uma carta de petiscos para dividir (entre 4€ e 18€) como as amêijoas à Bulhão Pato, a francesinha em massa folhada, o tártaro de atum com molho de soja e groselhas, os ovos mexidos com cogumelos pleurotos e azeite de trufa, os peixinhos da horta e as chips de batata doce.

Ler mais
Flores

Capela Incomum

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar, no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um Porto tónico tinto na mão. 

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

A Fábrica da Picaria

Cerveja acabadinha de fazer é o que pode experimentar na Fábrica da Picaria, na rua que lhe dá nome. A viagem que faz directamente da cuba para o copo faz com que quase não perca propriedades... 

Ler mais
Baixa

Base

O Base já é mais conhecido que o tremoço. Mas, por incrível que pareça, não tem assim tanto tempo de vida quanto isso. Sempre que um fim de tarde se prevê de céu limpo e altamente fotogénico poucos são os que resistem a sentar-se na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas, pedir uma bebida e dar dois dedos de conversa. 

Ler mais
Clérigos
Publicidade

Letraria - Craft Beer Garden

Abriu em Março de 2017, na Rua da Alegria, um pouco fora do circuito habitual de copos. No entanto, isso não é motivo para não dar lá um salto. Há muitas e boas razões, a começar pelo bonito jardim das traseiras e pela enorme carta de cervejas artesanais. Na lista têm 50.

Ler mais
Santa Catarina

Terraplana

Rob Ibinson, Mickey McConnell e Marina Potok, dois americanos e um britânico, são amigos de longa data que visitaram o Porto e se apaixonaram pela cidade. Até aqui nada de estranho. A questão é que o trio resolveu ficar por cá e abrir o bar Terraplana. E eis que, em menos de nada, se tornou paragem obrigatória na zona de Belas Artes. Com certeza graças à esplanada espaçosa nas traseiras, com lugares protegidos do sol, para ler ou estudar, e outros mais expostos para se bronzear. Tem uma carta forte de cocktails de autor e boas pizzas.

Ler mais
Bonfim
Publicidade

BOP

Pouco tempo depois de abrir, o BOP, na Baixa, mostrou que vinha para ficar. A identidade própria e muito ligada à música - a começar pelo grande armário cheio de vinis atrás do balcão, uma das imagens de marca da casa - chamou muitos curiosos. E as boas cervejas e os bons petiscos com o coração na América agarraram-nos. Fim de tarde com nachos e copos é aqui.

Ler mais
Baixa

Os melhores bares no Porto

Xico Queijo

Num dos bares mais badalados do Porto bebe-se uma das melhores bebidas da cidade. Qual? A sangria rosé de pepino e uva, que pode e deve ser acompanhada por um dos tártaros de peixe ou ceviches que são feitos ao balcão do Xico Fish, um corner comandado pelo chef João Freire Pimentel de onde saem pratos frescos que rimam com finais de tarde de sol.

Ler mais
Galerias

Conceição 35

O Conceição 35 é um bar GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Tanto funciona como um espaço intimista, à média luz, como um bar de festas temáticas. É ainda uma boa opção para beber cocktails de whisky, vodka, rum e gin.

Ler mais
Baixa
Publicidade

Chez Maurice

Estar no Chez Maurice é o mesmo que ter um pé na praia. Literalmente. O estrado da esplanada termina mesmo por cima da areia e a vista, essa, termina onde o mar quiser. O areal é um dos maiores da zona de Gaia e, para quem gosta de silêncio e calma, a ausência de música ambiente é apreciada.

Ler mais
Vila Nova de Gaia

17º - Hotel Dom Henrique Downtown

Se anda à procura de um final de tarde perfeito, não procure mais. Suba até ao 17º andar do Hotel Dom Henrique, na Baixa, e instale-se confortavelmente no bar com vista panorâmica sobre a cidade. Peça a carta e escolha um dos muitos cocktails de assinatura, como o Basil Flirt (gin, Triple Sec, sumo de maracujá e manjericão) ou o Spiced Sailor (Saylor Jerry rum, lima, folhas de menta, gengibre e ginger beer).

Ver preços Ler mais
Baixa
Publicidade

Os melhores bares no Porto

Guindalense

É aquele postal do Porto que nunca vai passar de moda. Bem encaixada no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, a mítica esplanada do Guindalense Futebol Clube (sítio de peregrinação para muitos portuenses no São João) é o sítio ideal para começar a planear os fins-de-semana, de perna estendida a olhar a cidade e a meter inveja no Instagram.

Ler mais
Baixa

Miradouro Ignez

O Miradouro Ignez nasceu no ano passado e entrou rapidamente na rotina de muitos portuenses. A vista, do rio ao casario, é a grande culpada. A esplanada aberta para a cidade, e boa para a fotossíntese, convida a fins de tarde mais contemplativos, como por exemplo, apreciar calmamente os barcos a cruzar as águas do Douro.

Ler mais
Publicidade

Bar da Ponte Pênsil

Quando o pôr-do-sol pinta a paisagem com outros tons, a esplanada parece pequena para os que a procuram. Se quiser ficar pela noite dentro praticamente em cima do rio, não se preocupe com o frio. Aqui há mantas para as noites menos quentes.

Ler mais
Baixa

L'Kodac

Mar, sol e cocktails fresquinhos a saírem freneticamente das mãos dos barmen de serviço é a combinação perfeita para qualquer final de tarde. Dê um salto até ao L’Kodac, o bar/ restaurante em Leça da Palmeira, mesmo em cima da praia, e peça uma margarita, um gin fizz ou, então, o mojito da casa, composto por rum, lima, laranja, frutos vermelhos, hortelã e ginger ale.

Ler mais
Leça da Palmeira
Publicidade

Os melhores bares no Porto

Passos Manuel

Em 2003, António Guimarães (mais conhecido por Becas) soube que o Cinema Passos Manuel tinha sido encerrado. O projecto foi um sucesso foi imediato, com bebidas e programação variada.

Ler mais
Santa Catarina

Maus Hábitos

E num quarto andar se juntam a música, a arte, a comida, a bebida, os cafés e as festas. Tudo em simbiose, num espaço onde se dá azo à imaginação e à criatividade e onde se encontram públicos heterogéneos.

Ler mais
Santa Catarina
Publicidade

Pão que Ladra & Destilaria

O bar/restaurante Pão que Ladra saiu das Taipas para se instalar na Rua Cândido dos Reis. Agora tem um bónus: a Destilaria, a vertente bar do projecto, que convive lado a lado com o restaurante. Vem acrescentar a parte de diversão noturna, funcionando como bar de início de noite.

Ler mais
Galerias

Café au Lait

No Café au Lait há boa música escolhida por bons DJs, uma programação cuidada que inclui jovens produtores portuenses de valor e algumas festas que dão para começar e acabar a noite ali.

Ler mais
Galerias
Publicidade

Fé Wine & Club

Qual é a coisa qual é ela que tem dez toneladas de livros lá dentro e não é uma livraria? É o Fé Wine & Club, um bar/discoteca/wine club na Praça D. Filipa de Lencastre. Este projecto criado por quatro amigos assume-se como uma paragem obrigatória na rota do copo ao final da tarde, com destaque para a oferta de vinhos – são várias dezenas de propostas seleccionadas pela Sogrape.

Ler mais
Galerias

cáBARé

O cáBARé é um projecto de três amigos que se inspiraram nos restaurantes-bares de Madrid. Têm uma missão dupla: fazer com que os portuenses ganhem o hábito de jantar e beber copos a seguir, sem sair do mesmo sítio. 

Ler mais
Clérigos
Publicidade

Pausa

Os cocktails são sempre uma óptima ferramenta para assinalar o fim dia ou o começo da noite. No Pausa Bar, o clássico Old Fashion leva whisky, laranja e água para abrir o sabor. A isto junta-se angostura, um concentrado de especiarias (alecrim e cardamomo) e laranja, aromático e muito utilizado em cocktails.

Ler mais
Baixa

Casa do Livro

Já imaginou um bar numa antiga livraria? É exactamente isso que acontece na Casa do Livro, na Baixa do Porto. No que à música diz respeito, há para todos os gostos: do soul ao jazz, música ao vivo e até DJs.

Ler mais
Galerias
Publicidade

Comentários

0 comments