Os melhores bares de cerveja no Porto

A cerveja artesanal é mais do que uma moda e a lista dos melhores bares de cerveja no Porto já vai longa

© Cláudia Paiva

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto. 

Os melhores bares de cerveja no Porto

Catraio Craft Beer Shop

Se há alguém que percebe do assunto é o Catraio, um dos bares pioneiros a servir cerveja artesanal na cidade. E se pensa que isso é uma desvantagem, desengane-se, porque eles não dormem em serviço. Todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril, precisamente para alimentar o espírito de descoberta. Além do bar, também têm uma loja onde pode comprar as garrafas para as provar em casa. Se for o caso, leve a Vandoma ou a Colossus do Porto, a Dois Corvos e D’Ourique, de Lisboa, ou a recente Barona, do Alentejo. Nas internacionais, experimente a Brewdog, da Escócia, ou a sueca Omnipollo.

Ler mais
Cedofeita

Letraria - Craft Beer Garden

A, B, C, D, E, F. É aqui que termina, por enquanto, o abecedário de cervejas da Letra, a marca de cerveja artesanal minhota que abriu um bar de cerveja no Porto. "Cada letra corresponde a um estilo", explica Filipe Macieira, um dos sócios. Exemplos? A cerveja B é uma pilsner, mais fresca, a D é mais amarga, com um aroma floral, e a E é escura com especiarias. Mas há muitas outras para provar na Letraria - Craft Beer Garden Porto: no total são 50, de pressão e garrafa. E também se servem outras marcas portuguesas, como a Musa e a Sovina, e estrangeiras, como a Mikkeller. Há dois espaços no interior para se sentar a beber uns copos, mas é no enorme jardim das traseiras que todos querem ficar. De preferência se à cerveja juntar um dos muitos petiscos da carta: tábuas de queijo e fumeiro, croquetes de carne com queijo, batata doce frita... E, espante-se, a cerveja também chega à sobremesa: há uma mousse de chocolate negro com bolacha de drêche, o "resíduo de cereal usado na produção da cerveja Letra", conta Filipe.

Ler mais
Santa Catarina
Publicidade

A Fábrica da Picaria

Cerveja acabadinha de fazer é o que pode experimentar na Fábrica da Picaria, na rua que lhe dá nome. A viagem que faz directamente da cuba para o copo faz com que quase não perca propriedades. Está curioso? Então peça a cerveja da casa, a Lager da Fábrica, enquanto petisca uns tremoços e amendoins na esplanada das traseiras. Se a fome for negra, não precisa de procurar abrigo noutro sítio. Aqui pode provar prego do lombo, hambúrguer em pão, linguiça e outros petiscos.

Ler mais
Baixa

Levare Brewpub Restaurante

A Levare é um projecto três-em-um acabado de se estrear: fábrica, restaurante e beer garden, tudo reunido num espaço junto ao Cinema Batalha. A investida é de uma família portuguesa que viveu no Brasil durante 26 anos, onde “é comum” encontrar sítios que congregam a parte de restauração e de produção de cerveja”, diz Adriano Dias. 

Ler mais
Santa Catarina
Publicidade

Armazém da Cerveja

A loja-bar Armazém da Cerveja é um projecto de dois amigos, Rúben e Pedro. Tudo começou há uns anos, quando foram viver para a Holanda em Erasmus e descobriram que havia vida além da Sagres. O interesse pela “cerveja diferente” foi crescendo entre viagens e quando voltaram a assentar arraiais em Portugal lembraram-se que podia ser uma boa ideia aliar o útil ao agradável. 

Ler mais
Baixa

Cervejaria do Carmo

Em Junho de 2016 José Duarte trocou o restaurante por um bar de cerveja artesanal e premium, aproveitando “a procura crescente nesta área, tanto por portugueses como estrangeiros”. Ainda a aprender o ofício, José Duarte aposta 70% nas nacionais e 30% nas internacionais. 

Ler mais
Baixa
Publicidade

Bierhaus

Há mais cerveja na Rua Cândido dos Reis e a culpa é desta casa de cerveja artesanal e não só. Além de marcas já estabelecidas de cerveja artesanal, há ainda algumas não-artesanais, tábuas de queijos e enchidos...

Ler mais
Galerias

Comentários

1 comments
Daniela Maria O

A sugestão são para atividades aos domingos, porpem muitas destas cervejarias estão fechadas aos domingos. Que furada hein