Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores bares de cerveja no Porto

Os melhores bares de cerveja no Porto

A cerveja artesanal é mais do que uma moda e a lista dos melhores bares de cerveja no Porto já vai longa

Publicidade
Hop Trip
© João Saramago No Hop Trip há 15 torneiras de cerveja artesanal, portuguesa e de todo o mundo

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Os melhores bares de cerveja no Porto

1
Catraio Craft Beer Shop
© João Saramago
Bares, Cervejaria artesanal

Catraio Craft Beer Shop

icon-location-pin Cedofeita

Se há alguém que percebe do assunto é o Catraio, um dos bares pioneiros a servir cerveja artesanal na cidade. E se pensa que isso é uma desvantagem, desengane-se, porque eles não dormem em serviço. Todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril, precisamente para alimentar o espírito de descoberta. Além do bar, também têm uma loja onde pode comprar as garrafas para as provar em casa. Se for o caso, leve a Vandoma ou a Colossus do Porto, a Dois Corvos e D’Ourique, de Lisboa, ou a Barona, do Alentejo. Nas internacionais, experimente a Brewdog, da Escócia, ou a sueca Omnipollo.

2
Hop Trip
© João Saramago
Bares

Hop Trip

icon-location-pin Matosinhos

Onze torneiras de cerveja artesanal portuguesa e quatro torneiras de cerveja de todo o mundo. É o que vai encontrar assim que entrar no Hop Trip, um bar dedicado à cerveja artesanal em Matosinhos. “Ter novidades do que se faz em Portugal” é o grande objectivo dos proprietários, por isso, as marcas presentes mudam frequentemente.

Publicidade
3
Letraria - Craft Beer Garden
Bares, Cervejaria artesanal

Letraria - Craft Beer Garden

icon-location-pin Santa Catarina

A, B, C, D, E, F. É aqui que termina, por enquanto, o abecedário de cervejas da Letra, a marca de cerveja artesanal minhota que abriu um bar de cerveja no Porto. "Cada letra corresponde a um estilo", explica Filipe Macieira, um dos sócios. Exemplos? A cerveja B é uma pilsner, mais fresca, a D é mais amarga, com um aroma floral, e a E é escura com especiarias. Mas há muitas outras para provar na Letraria - Craft Beer Garden Porto: no total são 50, de pressão e garrafa. E também se servem outras marcas portuguesas, como a Musa e a Sovina, e estrangeiras, como a Mikkeller. Há dois espaços no interior para se sentar a beber uns copos, mas é no enorme jardim das traseiras que todos querem ficar. 

4
Gulden Draak
© Marco Duarte
Bares, Cervejarias

Gulden Draak Bierhuis Porto

icon-location-pin Baixa

Em Março de 2018 a brewery belga Van Steenberge instalou-se no Porto abrindo o primeiro espaço oficial da marca Gulden Draak em Portugal. Há 110 cervejas fixas de várias marcas, mais as novidades que vão entrando e saindo. A maioria vem da Bélgica, claro: prove as trapistas Westvleteren, Rochefort, Orval ou Ache. Aqui encontra ainda um jornal mensal com notícias do mundo cervejeiro e um menu didáctico para o ajudar a escolher.

Publicidade
5
A Fábrica da Picaria
© Marco Duarte
Bares, Cervejarias

A Fábrica da Picaria

icon-location-pin Baixa

As cubas de fermentação instaladas em plena sala, lado a lado com as mesas, mostram que está num espaço onde se produz cerveja. Os copos são enchidos directamente da cuba, o que “preserva o máximo de pureza da cerveja, sem passar pela fase de engarrafamento”, explicam os responsáveis da Fábrica da Picaria. Além da bebida – conte com cinco referências da casa, que mudam mensalmente – há uma nova carta de comida onde não falta a gastronomia típica da Invicta, entre francesinhas, cachorrinhos, pregos, tripas à moda do Porto e bifanas.

6
Fábrica de Cervejas Portuense
© João Saramago
Bares

Fábrica de Cervejas Portuense

icon-location-pin Santa Catarina

Nasceu em 2017 pelas mãos de Tiago Talone e Pedro Mota com uma missão que hoje se mantém: “levar boa cerveja a cada vez mais pessoas e, com isso, contribuir para o crescimento do movimento” cervejeiro no Porto e no país, diz Tiago Talone, director executivo da Nortada. Por isso mesmo, no ano passado decidiram abrir ao público a sede da marca, um edifício de 1500 metros quadrados que congrega a fábrica, um laboratório, uma loja e um bar/restaurante onde pode provar as cervejas Nortada. Se tiver sorte na agenda, participar em noites de quiz ou assistir a concertos.

Publicidade
7
Levare Brewpub
© Marco Duarte
Bares, Cervejaria artesanal

Levare Brewpub Restaurante

icon-location-pin Santa Catarina

A Levare é um projecto três-em-um acabado de se estrear: fábrica, restaurante e beer garden, tudo reunido num espaço junto ao Cinema Batalha. A investida é de uma família portuguesa que viveu no Brasil durante 26 anos, onde “é comum” encontrar sítios que congregam a parte de restauração e de produção de cerveja”, diz Adriano Dias. 

8
Armazém da Cerveja
©João Saramago
Bares, Cervejaria artesanal

Armazém da Cerveja

icon-location-pin Baixa

A loja-bar Armazém da Cerveja é um projecto de dois amigos, Rúben e Pedro. Tudo começou há uns anos, quando foram viver para a Holanda em Erasmus e descobriram que havia vida além da Sagres. O interesse pela “cerveja diferente” foi crescendo entre viagens e quando voltaram a assentar arraiais em Portugal lembraram-se que podia ser uma boa ideia aliar o útil ao agradável. Cerveja à pressão têm sete barris que mudam todas as semanas, mas a grande aposta são as garrafas: a lista ronda as 150 cervejas diferentes, de todos os estilos e de várias marcas, nacionais e internacionais.

Publicidade
9
cervejaria do carmo
©Marco Duarte
Bares, Cervejaria artesanal

Cervejaria do Carmo

icon-location-pin Baixa

Em Junho de 2016 José Duarte trocou o restaurante por um bar de cerveja artesanal e premium, aproveitando “a procura crescente nesta área, tanto por portugueses como estrangeiros”. Ainda a aprender o ofício, José Duarte aposta 70% nas nacionais e 30% nas internacionais. 

Mais bares para conhecer

The Yeatman - Vista Rio
© DR
Bares, Bares de hotéis

Os melhores bares de hotel no Porto

Desperte o James Bond que há em si e aproveite, já que tem muitos bons hotéis na cidade para inovar. Pense connosco: os melhores bares de hotel no Porto atraem pessoas bem dispostas (porque estão de férias) e interessantes (porque a probabilidade de serem de outro país é grande). Se está farto de ir beber um copo aos locais habituais, arrisque uma saída diferente. Depois diga-nos como correu.

Sandhouse
©João Saramago
Bares, Bares

Os melhores bares de praia no Porto

Sol, mar, areia nos pés, copo na mão e barriga cheia. Melhor combinação é impossível. Se quer aproveitar ao máximo as estações quentes que se avizinham, tenha esta lista com os melhores bares de praia no Porto por perto. Temos a certeza que lhe vai dar um jeitaço. 

Publicidade
cocktail mito
© João Saramago
Bares

Dez sítios para beber cocktails de autor no Porto

Um cocktail sabe sempre bem, especialmente quando a temperatura começa a subir. É certo que o Verão está a fazer-se de difícil, mas há coisas que não podem esperar, como beber um copo ao fim do dia rodeado pela família e pelos amigos. Por isso, enquanto o São Pedro não se decide, fizemos uma lista com dez sítios para beber cocktails de autor no Porto. A oferta é grande e variada, assim como a criatividade dos nossos barmen. Se não acredita no que lhe dizemos, leia este artigo até ao fim e depois beba à sua saúde, mas com moderação. 

Publicidade