As melhores francesinhas no Porto

As francesinhas são um monumento desta cidade e, tal como no futebol, cada um tem as suas preferências. Estas são as melhores francesinhas no Porto

© João SaramagoA francesinha do Brasão

A Francesinha merece todas as homenagens possíveis. Este prato típico da Invicta, criado nos anos 50, conquista os corações e as barrigas dos portuenses todos os dias, e nem os turistas lhe resistem. Espalhadas pela cidade, há exemplares de francesinhas para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango em vez de carne vermelha. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto.

As melhores francesinhas no Porto

Brasão Cervejaria

4 /5 estrelas

E se lhe dissermos que existe uma cerveja feita especialmente para o Brasão a pensar na Francesinha que aqui se serve? É verdade. O Brasão e a Sovina juntaram-se para criar o casamento perfeito. A quase obrigatoriedade de reserva prova que a dupla é um sucesso.

Ler mais
Aliados

O Afonso

4 /5 estrelas

O Afonso é uma referência na Invicta quando se fala de francesinhas, e até o Anthony Bourdain já lá esteve a provar este famoso prato. O Anthony e não só, um dos nossos críticos também lá foi e gostou tanto que confessou ter pensado em repetir a dose. O pão vem torrado, a carne é saborosa, e as batatas enchem o prato e a barriga. 

 

Ler mais
Porto
Publicidade

Barcarola Café

O Barcarola tem mais de 30 anos. Depois de quatro meses a afinar o molho, o negócio começou a crescer. Hoje é considerada, com toda a legitimidade, uma das melhores casas para comer francesinhas. Além da tradicional, tem algumas variações, como a vegetariana, e a ibérica. Esta leva bacon, cogumelos e azeitonas.

Ler mais
Constituição

O Golfinho

4 /5 estrelas

Se gosta de comer francesinhas e de comer ao balcão, eis um sítio onde pode e deve fazê-lo. O espaço é pequeno, mas as francesinhas, a grande aposta desta casa, são o que realmente interessa. Valeram quatro estrelas na crítica e deixaram o nosso crítico satisfeito. Vá lá e comprove que tudo o que lhe dizemos é verdade.

Ler mais
Baixa
Publicidade

Bufete Fase

O Bufete Fase não era o Bufete Fase sem gente à porta, de fino na mão, a aguentar uma espera estóica para saborear uma das melhores francesinhas da cidade. Quem lá vai sabe disso e ajuda a levantar as mesas (são poucas, ainda por cima) e toma o café ao balcão para ceder o lugar. Os ingredientes desta Francesinha são ligeiramente diferentes: a linguiça sai de dentro para o topo do prato e, além do bife, também tem carne assada.

Ler mais
Baixa

Café Santiago

Esta é, talvez, a casa mais famosa de Francesinhas da cidade. A salsicha e a linguiça vêm do Leandro, do Bolhão, e, segundo Isabel Ferreira, a dona, o segredo está no molho. Já as batatas são cortadas e descascadas à mão.

Ler mais
Santa Catarina
Publicidade

Capa Negra II

O Capa Negra II é uma das paragens obrigatórias para os amantes de Francesinhas. Aqui aposta-se na receita original mas há opções para todos os gostos. É ir lá ver e provar.

Ler mais
Porto

Cufra

Só três pessoas conhecem a receita do molho servido na Cufra, que abriu as portas no revolucionário ano de 1974. O molho é o maior segredo, por isso, não é de estranhar que esta seja considerada uma das mecas no Porto para comer este mítico prato que vai fazer o seu estômago dar saltos de alegria.

Ler mais
Pinheiro Manso
Publicidade

Cervejaria Galiza

Carlos Carneiro tinha 16 anos quando foi trabalhar para a cervejaria Galiza. Na altura, as francesinhas custavam 17 escudos, sabia? É verdade. Quarenta anos depois, custam a partir de 8,15€ e cada cliente pode escolher o que acrescentar à base clássica deste belo prato. 

Ler mais
Campo Alegre

Lado B

Esta é a casa da "melhor francesinha do mundo". Porque é que a expressão está entre aspas? Porque foi registada pelos donos da casa. Além da francesinha, o Lado B tem tudo o que se quer numa cervejaria: cachorros, boas batatas fritas e finos fresquinhos.

Ler mais
Santa Catarina
Publicidade

Locanda

Aqui, as francesinhas são cozinhadas em forno a lenha. Cabem dez francesinhas de cada vez, que saem com o molho a borbulhar e o queijo gratinado. Vale a pena ir a Canelas para a experimentar...

Ler mais
Grande Porto

A Regaleira

Não é mito, boato ou golpe de marketing: foi mesmo aqui que tudo começou. Criou-se um molho à base de gorduras de carnes, tomate, cerveja e picante. Tão picante que punha os mais machos a transpirar. Hoje, há a opções que seguiram os tempos e as tendências. Mas se lá for, faça o favor de provar a original.

Ler mais
Aliados
Publicidade
Mostrar mais

E porque uma francesinha pede um copo

Os melhores bares de cerveja no Porto

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto. 

Ler mais

Os melhores bares no Porto

Não há nada melhor do que sair do trabalho e rumar a uma mesa de um qualquer bar da cidade. Ou começar a noite num bar cheio de pinta e só depois seguir para as melhores festas da cidade... A verdade é que a competição dos melhores bares no Porto é renhida e há opções para todos os gostos e localizações.

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Comentários

2 comments
Jorge B

E para quem ainda não conhece, deve ir experimentar o Wrap de Francesinha, sim o Wrap de Francesinha. Come-se on " O Porto Fresco", um simpático atrelado de Streetfood que se encontra em pleno Jardim da Boavista. Por enquanto é único...

Bernardo A

Deveria estar ai a Duvalia, uma das melhores da Cidade do Porto