Global icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores francesinhas no Porto

As melhores francesinhas no Porto

As francesinhas são um monumento desta cidade e, tal como no futebol, cada um tem as suas preferências. Estas são as melhores francesinhas no Porto
Brasão Cervejaria - Francesinha
© João Saramago A francesinha é o prato portuense em destaque nesta lista
Por Editores da Time Out Porto |
Publicidade

A francesinha merece todas as homenagens possíveis. Este prato típico da Invicta, criado nos anos 50, conquista os corações e as barrigas dos portuenses todos os dias, e nem os turistas lhe resistem. Espalhadas pela cidade, há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango em vez de carne vermelha. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Experimentar todas as que se encontram nesta lista pode ser a sua resolução para 2019. Bom ano e bom apetite.

Recomendado: Três sítios para comer francesinha vegetariana no Porto

As melhores francesinhas no Porto

1
Brasão Cervejaria
© João Saramago
Restaurantes, Cervejarias

Brasão Cervejaria

icon-location-pin Aliados

E se lhe dissermos que existe uma cerveja feita especialmente para o Brasão a pensar na francesinha que aqui se serve? É verdade. O Brasão e a Sovina juntaram-se para criar o casamento perfeito. A quase obrigatoriedade de reserva prova que a dupla é um sucesso.

A Time Out diz
2
O Afonso
©Marco Duarte
Restaurantes, Português

O Afonso

icon-location-pin Porto

O Afonso é uma referência na Invicta quando se fala de francesinhas, e até o Anthony Bourdain já lá esteve a provar este famoso prato. O Anthony e não só, um dos nossos críticos também lá foi e gostou tanto que confessou ter pensado em repetir a dose. O pão vem torrado, a carne é saborosa, e as batatas enchem o prato e a barriga.

A Time Out diz
Publicidade
3
Barcarola
© Filipe Paiva
Restaurantes, Cafés

Barcarola Café

icon-location-pin Constituição

O Barcarola tem mais de 30 anos. Depois de quatro meses a afinar o molho, o negócio começou a crescer. Hoje é considerada, com toda a legitimidade, uma das melhores casas para comer francesinhas. Além da tradicional, tem algumas variações, como a vegetariana e a ibérica. Esta leva bacon, cogumelos e azeitonas.

4
O Golfinho
©João Saramago
Restaurantes, Português

O Golfinho

icon-location-pin Baixa

Se gosta de comer francesinhas e de comer ao balcão, eis um sítio onde pode e deve fazê-lo. O espaço é pequeno, mas as francesinhas, a grande aposta desta casa, são o que realmente interessa. Valeram quatro estrelas na crítica e deixaram o nosso crítico satisfeito. Vá lá e comprove que tudo o que lhe dizemos é verdade.

A Time Out diz
Publicidade
5
Bufete Fase  francesinha
© João Saramago
Restaurantes, Cervejarias

Bufete Fase

icon-location-pin Baixa

O Bufete Fase não era o Bufete Fase sem gente à porta, de fino na mão, a aguentar uma espera estóica para saborear uma das melhores francesinhas da cidade. Quem lá vai sabe disso e ajuda a levantar as mesas (são poucas, ainda por cima) e toma o café ao balcão para ceder o lugar. Os ingredientes desta francesinha são ligeiramente diferentes: a linguiça sai de dentro para o topo do prato e, além do bife, também tem carne assada.

6
Santiago
© João Saramago
Restaurantes, Cervejarias

Café Santiago

icon-location-pin Santa Catarina

Esta é, talvez, a casa mais famosa de francesinhas da cidade. A salsicha e a linguiça vêm do Leandro, do Bolhão, e, segundo Isabel Ferreira, a dona, o segredo está no molho. Já as batatas são cortadas e descascadas à mão.

Publicidade
7
Capa Negra II
© Luís Ferraz
Restaurantes, Cervejarias

Capa Negra II

icon-location-pin Porto

O Capa Negra II é uma das paragens obrigatórias para os amantes de francesinhas. Aqui aposta-se na receita original mas há opções para todos os gostos. É ir lá ver e provar.

8
Cufra
© Filipe Paiva
Restaurantes, Cervejarias

Cufra

icon-location-pin Pinheiro Manso

Só três pessoas conhecem a receita do molho servido na Cufra, que abriu as portas no revolucionário ano de 1974. O molho é o maior segredo, por isso, não é de estranhar que esta seja considerada uma das mecas no Porto para comer este mítico prato que vai fazer o seu estômago dar saltos de alegria.

Publicidade
9
Galiza
© Filipe Paiva
Restaurantes, Cervejarias

Cervejaria Galiza

icon-location-pin Campo Alegre

Carlos Carneiro tinha 16 anos quando foi trabalhar para a cervejaria Galiza. Na altura, as francesinhas custavam 17 escudos, sabia? É verdade. Quarenta anos depois, custam a partir de 8,15€ e cada cliente pode escolher o que acrescentar à base clássica deste belo prato. 

10
Lado B
© Luís Ferraz
Restaurantes, Cervejarias

Lado B

icon-location-pin Santa Catarina

Esta é a casa da "melhor francesinha do mundo". Porque é que a expressão está entre aspas? Porque foi registada pelos donos da casa. Além da francesinha, o Lado B tem tudo o que se quer numa cervejaria: cachorros, boas batatas fritas e finos fresquinhos.

Publicidade
11
Locanda
© Luís Ferraz
Restaurantes, Pizza

Locanda

icon-location-pin Grande Porto

Aqui, as francesinhas são cozinhadas em forno a lenha. Cabem dez francesinhas de cada vez, que saem com o molho a borbulhar e o queijo gratinado. Vale a pena ir a Canelas para a experimentar...

12
Tappas Caffé
© João Saramago
Restaurantes, Cervejarias

Tappas Caffé

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

O Tappas Caffé é um caso de sucesso. O negócio começou com um restaurante pequeno no Candal, depois nasceu esta casa na Madalena e, entretanto, já são ao todo sete espaços. Se chegar sem marcação tem duas hipóteses: ou espera...ou espera. 

Publicidade
13
Yuko
© João Saramago
Restaurantes, Português

Yuko Tavern

icon-location-pin Constituição

Os actuais proprietários têm o Yuko quase há 20 anos. Aqui há três opções de francesinha e todas levam presunto, um ingrediente pouco comum. A tradicional e a Francesinha da Casa levam um (grande) bife de vaca. Mas a salsicha da primeira é fresca, e a da outra é fumada. 

E porque uma francesinha pede um copo

bonaparte downtown
© DR
Bares

Os melhores bares no Porto

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Letraria - Craft Beer Garden
© Cláudia Paiva
Bares, Cervejaria artesanal

Os melhores bares de cerveja no Porto

Não nos opomos à barriga de cerveja - é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos, se é para beber um fino que seja como deve de ser. Não se perca e vá atestar o depósito com a melhor cerveja do Porto.

Publicidade
cocktail mito
© João Saramago
Restaurantes

Os melhores restaurantes para beber cocktails no Porto

No fim-de-semana, a vontade de desligar o telefone da empresa e deixar de responder a e-mails é quase tão grande como a de juntar os amigos à volta de uma mesa recheada de boa comida e boa bebida, pois claro. Garantia: vai sair feliz dos melhores restaurantes para beber cocktails no Porto.

More to explore

Publicidade