Os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto
Se quer provar pratos feitos com amor e servidos no tacho, sente-se à mesa num dos melhores restaurantes de comida tradicional no Porto

Hoje em dia não é difícil experimentar pratos de outros cantos do mundo na cidade mas, verdade seja dita, nada sabe melhor que uma refeição de comida caseira, temperada no ponto e servida em doses generosas (tal como as mães e as avós fazem). Isso é coisa que não falta nesta cidade e ainda bem. Faça bom proveito dos melhores restaurantes de comida tradicional no Porto.
Os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto
Casa Nanda
É um dos melhores e mais antigos restaurantes de comida tradicional da cidade. Os bolinhos de bacalhau, o cozido à portuguesa, os filetes de pescada e a aletria, cheios de sabor e feitos com carinho, são alguns dos pratos mais emblemáticos.
Adega São Nicolau
Quem diz que não se deve voltar ao lugar onde se foi feliz, nunca foi à Adega São Nicolau. A garrafeira é estupenda e cai que nem ginjas com os pratos tradicionais que se fazem neste restaurante na Ribeira, como o galo à Bordalesa, um clássico da casa.
Rei dos Galos de Amarante
Sopa de peixe, tripas à moda do Porto, vitela assada, feijoada de chocos, robalo ao sal e outros tantos pratos que fazem lembrar a cozinha das mães e das avós: é isto que vai encontrar no Rei dos Galos de Amarante. À sobremesa peça o requeijão com doce de abóbora e seja feliz.
Taberna Santo António
Os rissóis que chegam à mesa acabados de fritar, o cozido à portuguesa, as pataniscas de bacalhau e a melhor mousse de chocolate da cidade fazem deste restaurante um destino obrigatório para quem gosta de comida portuguesa bem feita.
O Rápido
Segunda é dia de bacalhau à espanhola e à quarta-feira nunca falta o cozido à portuguesa. As tripas, os rojões de porco preto, a costela mendinha e o galo de cabidela também costumam constar nos menus semanais por isso, se é pessoa de muito (e bom) alimento, reserve uma mesa n' O Rápido.
A Cozinha do Manel
Quando se sentar à mesa deste restaurante em Campanhã, ataque imediatamente a broa de Avintes, húmida e super saborosa. Depois, peça a vitela assada em forno a lenha ou o cabrito, apenas disponível à quinta-feira.
A Capoeira
N' A Capoeira, na Foz, nunca faltam ovos. O bacalhau à Brás, servido à terça-feira, é o prato mais famoso deste restaurante. As batatas são cortadas e fritas na hora, e acredite, caro leitor, que isso faz toda a diferença.
Antunes
O pernil de porco assado é o prato forte do Antunes e vale muito a pena, é verdade, mas há outros pratos de comida tradicional que merecem ser provados aqui. Quais? Os filetes de pescada com arroz de legumes, a mão de vitela com feijão branco ou o bacalhau de cebolada. No final, e se for quarta-feira, não se esqueça de pedir as rabanadas.
Casa Ferreira
Todas as sopas deste restaurante são boas, saborosas e bem feitas. E a refeição deve sempre começar por aí. Depois, quer escolha os filetes de pescada com salada russa ou o bife à Ferreira, vai sair de lá bem servido. Ah! E se houver baba de camelo, não hesite.
Cozinha da Amélia
Neste restaurante tudo é bom e bem servido. Se for mais de peixe peça os carapauzinhos fritos com salada de feijão frade; se preferir carne, atire-se às tripas, ao cabrito ou ao arroz de vitela com legumes. Não peça a conta antes de experimentar O Melhor Pão-de-Ló do Universo, receita da Dona Amélia.
Taberna dos Mercadores
Se quiser comer boa comida, beber bons vinhos e ser servido com simpatia, marque uma mesa na Taberna dos Mercadores. Mas marque mesmo: o restaurante é pequeno e muito concorrido. Prove o bacalhau da Taberna, o tacho de carnes arouquesa e, por encomenda, o arroz de línguas de bacalhau e o cabrito assado.
Casa Aleixo
Os filetes de polvo com arroz do mesmo são a especialidade da casa mas há outros pratos para experimentar como o bacalhau frito com cebolada e as tripas à moda do Porto. A aletria é uma das melhores da cidade e também merece que lhe dê umas colheradas.
Mais restaurantes no Porto
Os melhores restaurantes para comer muito e pagar pouco no Porto
Prato farto, comida genuína e boa bebida a acompanhar uma refeição que sai por meia dúzia de tostões. Onde? No Porto, claro. Se tem amor à comida, mas também tem ao dinheiro, leia o que se segue. Depois, junte um grupo de amigos e encha a barriga com comida a sério. Um fartote que lhe vai ficar por uma pechincha.
As 8 melhores tascas no Porto
Há dias em que apetece abusar do sal e da gordura e deixar os vegetais na gaveta do frigorífico. Quando isto acontece, o melhor é não contrariar a sua vontade e dirigir-se até uma das 8 melhores tascas no Porto. Peça um fino e deixe que os petiscos se acomodem no estômago. Só mais uma coisa: se a sua dieta não aguentar este artigo, a culpa não é nossa.
30 pratos que tem de comer no Porto
Sabe que está no Porto quando lhe chegam à mesa doses generosas de comida bem feita. Há petiscos, sandes, pratos de autor, doces e até iguarias de várias partes do mundo. Esta lista de 30 pratos que tem de comer no Porto é uma edição de coleccionador, entenda-se. Bom apetite.