Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores restaurantes saudáveis no Porto
Berry Trindade
© João Saramago As saladas do Berry respiram saúde

Os melhores restaurantes saudáveis no Porto

Comer bem não significa comer pouco. Nem comer apenas verde. Conheça os melhores restaurantes saudáveis no Porto com take-away ou entrega ao domicílio.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Nesta lista há saladas, açaí e tapiocas, mas também há tostas, wraps e taças de arroz que respiram saúde. Para beber, não faltam as águas aromatizadas, os sumos de fruta e os detox. Pois bem, caro leitor, se é adepto de uma alimentação regrada e muito saborosa, leia o que se segue e descubra os melhores restaurantes saudáveis no Porto. Comer bem é uma tendência e a cidade está cheia de bons exemplos. Seja para um pequeno-almoço reforçado ou para um jantar leve, nesta lista há alternativas para todos os gostos, que lhe chegam a casa através de take-away ou entrega do domicílio. 

Recomendado: Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

 

Os melhores restaurantes saudáveis no Porto:

PLANTA
PLANTA
© DR

1. PLANTA

Criado pela responsável da Tâmaras - Pastelaria Saudável, o PLANTA é o primeiro restaurante virtual plant-based, com pratos à base de vegetais, como lasanha de beringela ou de curgete e wrap com falafel assado, e sumos feitos na hora. O menu é actualizado regularmente, tendo em conta a estação do ano. Pode fazer o seu pedido nas plataformas UberEats, Glovo e Takeaway de terça a sexta (16.00-23.00) e Domingo (13.00-23.00).

Manna Porto
Manna Porto
© João Saramago

2. MANNA Porto

Restaurantes Baixa

O MANNA Porto, que abriu no final de 2019 em plena Baixa da cidade, tem pratos como papas de arroz integral, malgas de arroz e smoothie bowls na carta. Além disto, todos dias pode contar com uma nova sopa e um novo prato especial, incluídos em diferentes menus. Também têm vários artigos de mercearia disponíveis, como o pão de fermentação lenta, húmus, queijo labenh, entre outros. Estão presentes na Uber Eats e na plataforma de entregas do Porto - Comfort Goods. Também fazem serviço próprio de entregas mediante encomendas com 24 horas de antecedência.

Publicidade
Berry Trindade
Berry Trindade
© João Saramago

3. Berry Boavista

Restaurantes Porto

É a sazonalidade dos produtos que determina a ementa do Berry, mas apesar disso todos os dias pode contar com uma sopa, tostas, saladas e wraps. Para acompanhar a refeição há sumos naturais e biscoitos biológicos. É possível levar qualquer prato para casa através do serviço de take-away ou a comida pode ir até si através da Uber Eats e, em breve, da Glovo. 

Kind Kitchen
Kind Kitchen
© João Saramago

4. Kind Kitchen

Restaurantes Vegano Aliados

Criado por duas irmãs adeptas da dieta vegan, o Kind Kitchen é um restaurante onde vai encontrar pratos como falafel, bowls e saladas. Mas também há hambúrgueres, tostas e wraps, tudo feito sem produtos de origem animal e o mais saudável possível. Sumos naturais também não podiam faltar no menu. Existe a possibilidade de take-away e entregas, com a ajuda da Uber Eats e Glovo. 

Publicidade
Terrárea
Terrárea
© DR

5. Terrárea

Compras Floristas Matosinhos

Neste dois em um pode comprar plantas e flores e comer uma refeição saudável. A acompanhar os tempos que vivemos, têm take-away e entrega ao domicílio, através da Uber Eats. Neste momento, estão a trabalhar com uma carta reduzida, que inclui, por exemplo, uma bowl, o bagel de abacate e o bolo de mousse de chocolate. Todos os dias há novas opções de sopa, prato do dia e da semana. 

Irmânia
Irmânia
© DR

6. Irmânia

Restaurantes Leça da Palmeira

O menu deste restaurante está recheado de opções saudáveis, onde apenas são utilizados ingredientes frescos e orgânicos e o sal é reduzido ao mínimo. Há sempre sugestões diferentes todos os dias, mas o húmus, a salada de frango grelhado e quinoa, e as papas de aveia e maçã verde nunca desaparecem.

Publicidade
Boavida
Boavida
© João Saramago

7. Boavida

Restaurantes Restaurantes Leça da Palmeira

Vida boa é no Boavida, com refeições saudáveis que incluem taças de açaí e iogurte, tosta de salmão fumado e funcho ou tapioca de legumes salteados. Claro, também não podiam faltar sumos naturais e smoothies.  O restaurante tem take-away e entregas ao domicílio em serviço próprio e através da Uber Eats.

açai do Picaba Natural Café
açai do Picaba Natural Café
© João Saramago

8. Picaba Natural Café

Bares Cafés/bares Foz

À beira-mar plantado, dispensa apresentações: no Picaba o açaí é obrigatório, mas tem outras opções como a tosta de abacate com ovo cozido e o wrap de legumes assados e queijo de cabra. Para beber há sumos de fruta fresca para todos os gostos. Pode fazer o seu pedido através do Uber Eats ou directamente com o restaurante que também tem serviço de entrega e take-away.

Publicidade
Época
Época
© João Saramago

9. Época Porto

4 /5 estrelas
Restaurantes Vegetariano Cedofeita

Todos os dias são diferentes no Época: por lá trabalha-se apenas com ingredientes sazonais, por isso, a carta muda frequentemente, mas há sempre pão de fermentação lenta e café de especialidade. Tudo disponível em take-away. Tostas e taças de arroz são os pratos mais populares. Esteja atento ao Instagram do restaurante, é lá que vai encontrar todas as novidades. 

Urbana
Urbana
© João Saramago

10. Urbana – Verdadeira Mente Natural

Restaurantes Foz

Sopas, tapiocas, taças de açaí, bowls e wraps são os principais elementos da carta do Urbana. Para o almoço escorregar melhor, há smoothies e sumos de fruta, alguns deles detox, feitos na hora. Os que nunca sabem o que escolher (e os que procuram refeições mais substanciais) podem contar com menus que combinam diferentes pratos. Enquanto estiver confinado, pode ir levantar o seu pedido ao restaurante ou encomendá-lo para casa com a ajuda da Uber Eats.

Publicidade
daTerra Baixa
daTerra Baixa
© DR

11. daTerra Baixa

4 /5 estrelas
Restaurantes Vegetariano Flores

É um dos restaurantes vegetarianos mais populares entre os portuenses e tem várias localizações na cidade (e não só). O daTerra tem um sistema de buffet (adaptado à situação actual) e a ementa, diferente todos os dias, é publicada no site. Pode contar sempre com sopa sem batata, pratos quentes, entradas e saladas – tudo vegan ou vegetariano. Têm serviço take-away com box pequena ou grande (o cliente escolhe o que quer) e fazem entregas pela Uber Eats ou através da loja online.

macrobiotico
macrobiotico
© DR

12. O Macrobiótico

Restaurantes Restaurantes Bonfim

Dentro da cozinha deste restaurante segue-se o regime macrobiótico vegan, uma dieta que lhe permite comer pratos saborosos e saudáveis. A ementa muda todos os dias, mas especialidades como burger de feijão preto ou lasanha de legumes são opções que se podem vir a repetir. O restaurante tem serviço de entregas (2,50€ até 5 km e 5€ até 10 km de taxa de entrega) e de take-away. 

Publicidade
EARLY Cedofeita
EARLY Cedofeita
© João Saramago

13. Early Cedofeita

4 /5 estrelas
Restaurantes Restaurantes Baixa

Foi pensado como um espaço para desfrutar de café de especialidade e comida sazonal. A carta muda regularmente, mas algumas delícias estão disponíveis todo o ano, como húmus, papas de arroz vegan e os diferentes tipos de pão de fermentação lenta. Agora estão em modo take-away, através de encomendas por telefone ou Instagram, drive thru e pick-up à porta. Fazem entregas apenas num raio de 1km do restaurante, mas estão em aplicações como a Uber Eats. 

Tâmaras - Pastelaria Saudável
Tâmaras - Pastelaria Saudável
© DR

14. Tâmaras - Pastelaria Saudável

Restaurantes Baixa

Comer doces sem culpa é possível, com a ajuda da Tâmaras, que só faz produtos vegan, com ingredientes naturais e sem açúcar refinado. Além disso, existem sempre opções totalmente sem açúcares adicionados. Pode consultar o menu completo, que conta com brownies de chocolate, brigadeiros, bolos e tartes, na loja online. Tudo disponível via estafeta, dentro de um raio de 6 km, e ainda via transportadora, para Portugal Continental. E ainda na Uber Eats e na Glovo.

Publicidade
Vícios de Mesa - Pizza
Vícios de Mesa - Pizza
© João Saramago

15. Vícios de Mesa

Restaurantes Pizza Santa Catarina

Apesar de as pizzas serem o grande destaque do Vícios de Mesa, o restaurante do Maus Hábitos também tem opções que não lhe vão pesar na consciência (e na balança). Como saladas, falafel e hambúrgueres vegan. Para acompanhar o jantar, peça um cocktail de autor (mesmo que tenha umas calorias a mais, não se vai arrepender). Pode encomendar estes pratos para take-away ou para entrega em casa (Uber Eats, Glovo ou serviço próprio).

Nola Kitchen
Nola Kitchen
© Marco Duarte

16. Nola Kitchen

Restaurantes Cafés Galerias

Os ingredientes biológicos e sazonais são reis no Nola Kitchen, que além de poder chegar a sua casa através do seu próprio serviço de entregas, também está em plataformas como a Uber Eats e a Glovo. Pode consultar o menu diário no site oficial, onde pode encomendar diferentes pratos, de saladas a bowls, com paragem obrigatória nos docinhos saudáveis. 

Outras sugestões saudáveis:

Sumo detox
©DR

Cinco sítios para beber sumos detox no Porto

Restaurantes Restaurantes

Diz-se por aí que a vida são dois dias, portanto, há que aproveitar todos os momentos. Se depois de uma tainada num dos 50 melhores restaurantes da cidade, muitas festas, ou de uma noitada num bar com os amigos precisar de limpar o organismo, temos a solução. Aqui tem uma lista com cinco sítios para beber sumos detox no Porto. Coloridos e cheios de nutrientes, estes sumos com muitas frutas e legumes são uma das melhores formas de começar a andar outra vez na linha. Não fazem milagres, mas andam lá perto. 

Vanessa Martins tem treinos para todos os gostos
© João Maria Catarino

Canais no YouTube para fazer exercício físico em casa

Saúde e beleza

Praticar exercício físico é uma das recomendações mais frequentes quando se fala em hábitos de vida saudáveis, apesar de toda a preguiça que se poderá apoderar do corpo na hora de treinar em casa. Também é uma das formas de fortalecer o sistema imunitário, a par de uma boa alimentação. Assim sendo, e tendo em conta que ficar em casa é a melhor forma de prevenção face à pandemia, continue a treinar. Isso, mexa-se. Nesta lista recomendamos uma série de canais no YouTube para fazer exercício físico em casa. 

Recomendado: Ponha-se a mexer com estas marcas portuguesas de roupa desportiva

Publicidade
Avenida Brasil
Fotografia de Cláudia Paiva

Os melhores sítios para correr no Porto

Desporto Corrida

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa, em segurança, durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e muitas delas com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício em duas rodas, também pode ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto. 

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes saudáveis no Porto

Ciclovia da Foz
© DR

Os melhores sítios para andar de bicicleta no Porto

Desporto Ciclismo

Apesar de o Porto não ser conhecido como uma cidade ciclável (fama que ganhou graças às suas ruas íngremes), todos os dias alguns corajosos aventuram-se a dar um passeio de bicicleta. Serviu-lhe a carapuça? Então, vá percorrer a Invicta de bicicleta nestas pistas e ciclovias. Algumas são à beira-mar, outras atravessam os parques e jardins mais bonitos do Porto e outras até passam pelo meio da cidade. Quando acabar de se exercitar, vá repor energias a um restaurante saudável ou descanse num dos melhores cafés do Porto

Recomendado: Os melhores sítios para correr no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade