Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Conheça a mão cheia de restaurantes com estrela Michelin no Porto. Conte com bons produtos, pratos bonitos e a criatividade em alta

Por Teresa Castro Viana |
Publicidade
Casa de Chá da Boa Nova
© João Saramago Casa de Chá da Boa Nova

Os restaurantes estrelados não abundam no Porto, é verdade, mas todos os que existem merecem uma visita. Tire umas horas do dia, arranje a melhor companhia e não pense no extracto bancário. Não é todos os dias que se faz uma refeição num restaurante com estrela Michelin.

Restaurantes com estrela Michelin no Porto

1
The Yeatman
© DR
Restaurantes, Restaurantes

The Yeatman

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

O restaurante

É daqueles onde apetece sempre ir. Bem iluminado, com uma vista inacreditável para o Porto e um serviço de excelência. Funciona com menus de degustação mas os vinhos, escolha da responsabilidade de Beatriz Machado, são à parte. O The Yeatman ganhou a segunda estrela Michelin na última edição do evento e é o único desta lista com tal distinção.

O chef

Natural de Aveiro, o chef Ricardo Costa está à frente da cozinha do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, desde a abertura do hotel, em 2010. Passou, entre outros, pelo Sheraton e Largo do Paço, em Amarante, e trabalha a gastronomia portuguesa apostando em produtos de grande qualidade e em técnicas de cozinha moderna.

2
Casa de Chá da Boa Nova
© João Saramago
Restaurantes

Casa de Chá da Boa Nova

icon-location-pin Leça da Palmeira

O restaurante

Se estiver a pensar ir à Casa de Chá da Boa Nova, com uma estrela Michelin, vá com tempo. Com tempo para apreciar tudo o que vai ver à sua volta – um projecto de Siza Vieira, as rochas, o barulho das ondas e por aí fora – e para saborear os pratos do chef Rui Paula. Pode optar por um dos menus de degustação ou por um dos pratos clássicos para duas pessoas: o arroz caldoso de peixe e lavagante e a cataplana de peixe e marisco.

O chef

É o chef português que mais se associa ao Porto, de onde é natural. Mas foi em Alijó, no Douro, que Rui Paula desenvolveu o gosto pela cozinha tradicional com a avó materna. Desde 2007 abriu o DOC, em Folgosa, o DOP, no Porto, foi chef consultor no Vidago Palace, inaugurou um restaurante em Recife, no Brasil, e, em 2014, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Além, claro, do papel de júri no concurso de cozinha Masterchef Junior.

Publicidade
3
Antiqvvm
© João Saramago
Restaurantes, Europeu contemporâneo

Antiqvvm

icon-location-pin Massarelos

O restaurante

A vista para o Douro dá logo umas boas fotos para as redes sociais, mas dentro do restaurante é capaz de gastar mais bateria: para captar o interior, em tons de verde, e os pratos que o chef Vitor Matos cria. Não só para a carta e para os menus de degustação, como também para o menu de almoço, a um preço muito acessível para um restaurante estrelado (25€, com direito a entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida).

O chef

O percurso de Vitor Matos divide-se entre Portugal e a Suíça, onde começou a trabalhar na alta cozinha. Regressou em 1995 e passou pelo Grande Hotel da Curia, pelo Tiara Park Atlantic Hotel e pelo restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante, onde ganhou uma estrela Michelin.

4
Pedro Lemos
© João Saramago
Restaurantes

Pedro Lemos

icon-location-pin Foz

O restaurante

Trabalha os produtos como ninguém (alguns vêm da sua horta), sempre com a criatividade em alta. No restaurante, mais moderno e clean desde as últimas obras, pode optar pelos pratos à carta ou pelos menus de degustação – vá por aqui para ter a experiência completa.

O chef

Pedro Lemos estudou Engenharia Civil mas abdicou do curso para se dedicar à cozinha. Passou pelo Pestana Palace, em Lisboa, e pela Quinta da Romaneira, no Douro. Em 2009 abriu o restaurante homónimo na Foz Velha e já recebeu, por duas vezes, cinco estrelas da crítica Time Out.

Publicidade
5
largo do paço
© Pedro Costa
Restaurantes, Português

Largo do Paço

icon-location-pin Grande Porto

O restaurante

Se quiser ir dar um passeio a Amarante aproveite para fazer uma refeição no Largo do Paço. O restaurante está instalado na Casa da Calçada e tem umas cadeiras tão confortáveis que lhe vai custar levantar-se no final. Isso pode dever-se também à qualidade da comida servida, quer à carta, quer nos menus de degustação.

O chef

Em Abril deste ano, Tiago Bonito tornou-se responsável pelo restaurante Largo do Paço. O jovem chef, que já passou pelo Lisboeta, o restaurante da Pousada de Lisboa, está pela primeira vez ao comando de um restaurante com estrela Michelin.

 

Mais restaurantes no Porto

Bolo de chocolate do The Bird
© João Saramago
Restaurantes

Os melhores bolos de chocolate no Porto

De chocolate muitos gostam. De bolo de chocolate, nem todos. E porquê? Porque a cidade está cheia de opções mas nem todas merecem uma colherada bem dada. Nesta lista estão os melhores bolos de chocolate no Porto, seja para um lanche calórico ou para terminar um jantar da melhor maneira.

Restaurantes, Geladarias

Os melhores gelados no Porto

Somos gulosos assumidos e não temos problemas em admiti-lo. A prova é esta lista dos melhores gelados no Porto, que nos faz querer que o Verão dure até ao Natal. Nela há opções para todos os gostos, da fruta ao chocolate, dos sabores mais tradicionais aos mais ousados...

Publicidade
Armazém do Queijo
© Marco Duarte
Restaurantes, Petiscos

Os melhores sítios para comer queijo no Porto

É um tema nada consensual, é um facto. E um assunto da máxima seriedade, para quem gosta verdadeiramente de queijo. De Portugal, Espanha, França ou Itália, há vários exemplares para conhecer. Tome nota dos melhores sítios para comer queijo no Porto.

Publicidade