Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Casa de Chá da Boa Nova
© João Saramago A Casa de Chá da Boa Nova recebeu recentemente a segunda estrela Michelin

Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Conheça a mão cheia de restaurantes com estrela Michelin no Porto. Conte com bons produtos, pratos bonitos e a criatividade em alta

Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Os restaurantes estrelados não abundam no Porto, é verdade, mas todos os que existem merecem uma visita sua. Tire umas horas do dia, arranje a melhor companhia e não pense no extracto bancário. Não é todos os dias que se faz uma refeição num restaurante com uma ou duas estrelas Michelin. Com inspiração no mar, no receituário tradicional português ou com influências do mundo, há pratos que valem mesmo a pena provar nestes restaurantes. Garantia: em todos eles terá uma experiência que vai muito além da comida.

Recomendado: Os 50 melhores restaurantes no Porto

Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Restaurante, The Yeatman, Cozinha de Autor
Restaurante, The Yeatman, Cozinha de Autor
© DR

1. The Yeatman

Restaurantes Restaurantes Vila Nova de Gaia

O restaurante

É daqueles onde apetece sempre ir. Bem iluminado, com uma vista inacreditável para o Porto e um serviço de excelência. Funciona com menus de degustação mas os vinhos, escolha da responsabilidade de Beatriz Machado, são à parte. O The Yeatman tem duas estrelas Michelin. Bem merecidas.

O chef

Natural de Aveiro, o chef Ricardo Costa está à frente da cozinha do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, desde a abertura do hotel, em 2010. Passou, entre outros, pelo Sheraton e Largo do Paço, em Amarante, e trabalha a gastronomia portuguesa apostando em produtos de grande qualidade e em técnicas de cozinha moderna.

Casa de Chá da Boa Nova
Casa de Chá da Boa Nova
© João Saramago

2. Casa de Chá da Boa Nova

Restaurantes Leça da Palmeira

O restaurante

Se estiver a pensar ir à Casa de Chá da Boa Nova, com duas estrelas Michelin, vá com tempo. Com tempo para apreciar tudo o que vai ver à sua volta – um projecto de Siza Vieira, as rochas, o barulho das ondas e por aí fora – e para saborear os pratos do chef Rui Paula. Pode optar por um dos menus de degustação, um focado no peixe e no marisco, e outro vegetariano.

O chef

É o chef português que mais se associa ao Porto, de onde é natural. Mas foi em Alijó, no Douro, que Rui Paula desenvolveu o gosto pela cozinha tradicional com a avó materna. Desde 2007 abriu o DOC, em Folgosa, o DOP, no Porto, foi chef consultor no Vidago Palace, inaugurou um restaurante em Recife, no Brasil, e, em 2014, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.

Publicidade
Antiqvvm
Antiqvvm
© João Saramago

3. Antiqvvm

Restaurantes Europeu contemporâneo Massarelos

O restaurante

A vista para o Douro dá boas fotos para as redes sociais, mas dentro do restaurante é capaz de gastar mais bateria: para captar o interior, em tons de verde, e os pratos que o chef Vitor Matos cria. Para a carta e para os menus de degustação Orgânico, Essência e Ensaios Sensoriais.

O chef

O percurso de Vitor Matos divide-se entre Portugal e a Suíça, onde começou a trabalhar na alta cozinha. Regressou em 1995 e passou pelo Grande Hotel da Curia, pelo Tiara Park Atlantic Hotel e pelo restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante, onde ganhou uma estrela Michelin.

Pedro Lemos
Pedro Lemos
© João Saramago

4. Pedro Lemos

Restaurantes Foz

O restaurante

Trabalha os produtos como ninguém (alguns vêm da sua horta), sempre com a criatividade em alta. No restaurante, mais moderno e clean desde as últimas obras, os vinhos também são uma referência. Dos ícones aos pequenos produtores, há referências para todos os gostos.

O chef

Pedro Lemos estudou Engenharia Civil mas abdicou do curso para se dedicar à cozinha. Passou pelo Pestana Palace, em Lisboa, e pela Quinta da Romaneira, no Douro. Em 2009 abriu o restaurante homónimo na Foz Velha e já recebeu, por duas vezes, cinco estrelas da crítica Time Out.

Publicidade
largo do paço
largo do paço
© Pedro Costa

5. Largo do Paço

Restaurantes Português Grande Porto

O restaurante

Se quiser ir dar um passeio a Amarante, aproveite para fazer uma refeição no Largo do Paço. O restaurante está instalado na Casa da Calçada e tem umas cadeiras tão confortáveis que lhe vai custar levantar-se no final. Isso deve-se também à qualidade da comida servida, quer à carta, quer nos menus de degustação.

O chef

Tiago Bonito é o chef responsável pelo restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada. O jovem chef, que já passou pelo Lisboeta, o restaurante da Pousada de Lisboa, trabalha os produtos de época sempre com memórias associadas.

Mais restaurantes no Porto

Tasca Vasco
© Marco Duarte

Os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto

Restaurantes Português

Hoje em dia não é difícil experimentar pratos de outros cantos do mundo na cidade mas, verdade seja dita, poucas coisas sabem melhor que uma refeição de comida caseira, temperada no ponto e servida em doses generosas. Nesta lista, com os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto, há pratos para todos os gostos, do cozido à portuguesa ao galo à bordalesa, passando pelos filetes de pescada e pelas sardinhas fritas com arroz de feijão. Se não troca a comida da avó e da mãe por nada deste mundo, leia o que se segue. Recomendado: Os melhores sítios para comer cabrito no Porto e arredores

Bolo de chocolate do The Bird
© João Saramago

Os melhores bolos de chocolate no Porto

Restaurantes

De chocolate muitos gostam. De bolo de chocolate, nem todos. E porquê? Porque a cidade está cheia de opções mas nem todas merecem uma colherada bem dada. Nesta lista estão os melhores bolos de chocolate no Porto, seja para um lanche calórico ou para terminar um jantar da melhor maneira.

Publicidade
Zizi - Arroz de Robalo
© Claudia Paiva

Os melhores restaurantes em Gaia

Restaurantes

Da comida tradicional portuguesa aos restaurantes de autor, do peixe fresco às especialidades regionais, não falta o que provar do outro lado da ponte, quase sempre enquanto aprecia uma vista difícil de esquecer, capaz de melhorar a disposição de qualquer um. Se não sabe onde se dirigir para uma boa refeição com um cenário deste calibre, guarde esta lista com os melhores restaurantes em Gaia sempre bem junto a si. De resto já sabe, temos de tudo e para todos os gostos e carteiras. O difícil vai ser escolher só um restaurante. Bom apetite. Recomendado: Os melhores restaurantes na Ribeira

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade