Restaurantes com estrela Michelin no Porto

Conheça a mão cheia de restaurantes com estrela Michelin no Porto. Conte com bons produtos, pratos bonitos e a criatividade em alta

© João SaramagoCasa de Chá da Boa Nova

Os restaurantes estrelados não abundam no Porto, é verdade, mas todos os que existem merecem uma visita. Tire umas horas do dia, arranje a melhor companhia e não pense no extracto bancário. Não é todos os dias que se faz uma refeição num restaurante com estrela Michelin.

Restaurantes com estrela Michelin no Porto

1

The Yeatman

O restaurante

É daqueles onde apetece sempre ir. Bem iluminado, com uma vista inacreditável para o Porto e um serviço de excelência. Funciona com menus de degustação mas os vinhos, escolha da responsabilidade de Beatriz Machado, são à parte. O The Yeatman ganhou a segunda estrela Michelin na última edição do evento e é o único desta lista com tal distinção.

O chef

Natural de Aveiro, o chef Ricardo Costa está à frente da cozinha do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, desde a abertura do hotel, em 2010. Passou, entre outros, pelo Sheraton e Largo do Paço, em Amarante, e trabalha a gastronomia portuguesa apostando em produtos de grande qualidade e em técnicas de cozinha moderna.

Ler mais
Vila Nova de Gaia
2

Casa de Chá da Boa Nova

O restaurante

Se estiver a pensar ir à Casa de Chá da Boa Nova, com uma estrela Michelin, vá com tempo. Com tempo para apreciar tudo o que vai ver à sua volta – um projecto de Siza Vieira, as rochas, o barulho das ondas e por aí fora – e para saborear os pratos do chef Rui Paula. Pode optar por um dos menus de degustação ou por um dos pratos clássicos para duas pessoas: o arroz caldoso de peixe e lavagante e a cataplana de peixe e marisco.

O chef

É o chef português que mais se associa ao Porto, de onde é natural. Mas foi em Alijó, no Douro, que Rui Paula desenvolveu o gosto pela cozinha tradicional com a avó materna. Desde 2007 abriu o DOC, em Folgosa, o DOP, no Porto, foi chef consultor no Vidago Palace, inaugurou um restaurante em Recife, no Brasil, e, em 2014, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Além, claro, do papel de júri no concurso de cozinha Masterchef Junior.

Ler mais
Leça da Palmeira
Publicidade
3

Antiqvvm

O restaurante

A vista para o Douro dá logo umas boas fotos para as redes sociais, mas dentro do restaurante é capaz de gastar mais bateria: para captar o interior, em tons de verde, e os pratos que o chef Vitor Matos cria. Não só para a carta e para os menus de degustação, como também para o menu de almoço, a um preço muito acessível para um restaurante estrelado (25€, com direito a entrada, prato principal, sobremesa e uma bebida).

O chef

O percurso de Vitor Matos divide-se entre Portugal e a Suíça, onde começou a trabalhar na alta cozinha. Regressou em 1995 e passou pelo Grande Hotel da Curia, pelo Tiara Park Atlantic Hotel e pelo restaurante Largo do Paço, na Casa da Calçada, em Amarante, onde ganhou uma estrela Michelin.

Ler mais
Massarelos
4

Pedro Lemos

O restaurante

Trabalha os produtos como ninguém (alguns vêm da sua horta), sempre com a criatividade em alta. No restaurante, mais moderno e clean desde as últimas obras, pode optar pelos pratos à carta ou pelos menus de degustação – vá por aqui para ter a experiência completa.

O chef

Pedro Lemos estudou Engenharia Civil mas abdicou do curso para se dedicar à cozinha. Passou pelo Pestana Palace, em Lisboa, e pela Quinta da Romaneira, no Douro. Em 2009 abriu o restaurante homónimo na Foz Velha e já recebeu, por duas vezes, cinco estrelas da crítica Time Out.

Ler mais
Foz
Publicidade
5

Largo do Paço

O restaurante

Se quiser ir dar um passeio a Amarante aproveite para fazer uma refeição no Largo do Paço. O restaurante está instalado na Casa da Calçada e tem umas cadeiras tão confortáveis que lhe vai custar levantar-se no final. Isso pode dever-se também à qualidade da comida servida, quer à carta, quer nos menus de degustação.

O chef

Em Abril deste ano, Tiago Bonito tornou-se responsável pelo restaurante Largo do Paço. O jovem chef, que já passou pelo Lisboeta, o restaurante da Pousada de Lisboa, está pela primeira vez ao comando de um restaurante com estrela Michelin.

 

Ler mais
Grande Porto

Mais restaurantes no Porto

As melhores francesinhas no Porto

A Francesinha merece todas as homenagens possíveis e imaginárias. Espalhadas pela cidade, há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Ei-las...

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Os melhores restaurantes para comer muito e pagar pouco no Porto

Prato farto, comida genuína e boa bebida a acompanhar uma refeição que sai por meia dúzia de tostões. Onde? No Porto, claro. Se tem amor à comida, mas também tem ao dinheiro, leia o que se segue. Depois, junte um grupo de amigos e encha a barriga com comida a sério. Um fartote que lhe vai ficar por uma pechincha.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Comentários

0 comments