Os melhores restaurantes do mundo no Porto

Se anda cheio de vontade de viajar mas o dinheiro não dá para tudo, alargue horizontes à mesa dos melhores restaurantes do mundo no Porto

© João Saramago

Itália, EUA, Israel, China, México e Índia são alguns dos países representados (e bem) nesta lista. Faça check-in nestas mesas e mude de ares nos melhores restaurantes do mundo no Porto.

Os melhores restaurantes do mundo no Porto

Pizzeria Antonio Mezzero

Itália

Apesar de ter mudado de nome (sim, a antiga Pulcinella agora chama-se Antonio Mezzero, como o mentor desta casa), é nesta pizzaria que se continuam a comer as melhores pizzas napolitanas da cidade. A massa é gorda nas bordas, fina no centro e os ingredientes de alto gabarito explicam as filas que diariamente se fazem à porta deste espaço. Na hora de escolher peça a clássica Margherita D.O.P. ou a Padrino, com cogumelos frescos e salame picante. Antes, é obrigatório atirar-se à maravilhosa tábua de charcutaria italiana, onde nem a focaccia caseira falta. Se isto não o fizer sentir-se em Itália, não sabemos o que fará.

Ler mais
Matosinhos

BAO'S – Taiwanese Burger

Taiwan

Estes pãezinhos recheados e cozidos a vapor são um clássico nas bancas de street food de Taiwan e um sucesso no Porto desde que o chef João Winck os trouxe para cá. Na carta há várias opções, mas o Gua Bao, com barriga de porco, pickles caseiros, coentros e amendoim, e o Crab Bao, com tempura de caranguejo de casca mole, maionese de wasabi, daikon, chalotas e coentros, são imperdíveis. Se ficar com fome, devore ainda uma taça de arroz com frango, gengibre, alho e manjericão, ou junte os amigos e partilhe o Bao’s Bo Ssäm, um prato coreano de pernil de porco curado em sal e açúcar e cozinhado a baixa temperatura.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Tia Orlanda

Moçambique

Gambas fritas, caril de frango 
com leite de coco, caril de amendoim, matapa (um prato com folha de mandioca 
e creme de amendoim), e sempre uma 
opção vegetariana, como feijão com coco e cogumelos, são alguns dos pratos tipicamente moçambicanos que Orlanda Barbosa, de 
52 anos, aprendeu a cozinhar com a avó e costuma servir no restaurante que abriu há cinco anos na Baixa. Aos fins-de-semana
 há frango à Zambeziana, grelhado na brasa com leite de coco, e especialidades de outros pontos de África, como a muamba de Angola e a cachupa de Cabo Verde. Conte ainda com cerveja moçambicana e, à segunda sexta-feira de cada mês, uma noite com música ao vivo.

Ler mais
Taipas

Sabores do Sebouh

Síria

É de comida do médio oriente que vive a carta do restaurante de Sebouh Soghomonian, sírio e residente
 em Portugal há 14 anos. Para começar, há umas óptimas chamuças de queijo e um trio com hummus, pasta de nozes e pimentão, e pasta de iogurte, menta e colorau para mergulhar o pão. Depois, escolha entre a batata Janett (frita e refogada em tomate, pimentão, cebola, alho e salsa), a beringela com legumes ou o tabbouleh, uma salada aromática com bulgur.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Namban Oporto Kitchen Café

Japão

Se tudo o que conhece da gastronomia Japonesa se resume
 a sushi e sashimi, vale a pena conhecer 
o Namban Oporto Kitchen Café, um pequeno espaço nas Galerias Lumière 
onde Sako Arao dá a conhecer um mundo de alternativas saborosas e criativas. À segunda-feira é dia de caril japonês, mas ao longo da semana todos os pratos mudam consoante a disponibilidade dos produtos (os legumes e frutas são orgânicos e, sempre que possível, vêm de produtores locais).
 A sobremesa do dia não está incluída no menu de almoço, mas acredite: vai valer
 a pena prová-la.

Ler mais
Baixa

Frida

México

Uma refeição regada com margaritas tem tudo para correr bem, especialmente se a comida for tão boa quanto o que está no copo. No Frida, as raízes mexicanas estão presentes em
 todos os pratos: dos totopos caseiros
 ao guacamole, passando pelo pescado tatemado e pela loteria, uma sobremesa com bombons de chocolate recheados
 (um deles com habanero, um dos chilis mais picantes do México). Conte com uma ementa colorida e com umas quantas margaritas para aliviarem o picante de alguns pratos.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Belos Aires

Argentina

Argentina sem carne é como Portugal sem pastéis de nata: 
uma tristeza. Quando veio para Portugal, Mauricio Ghiglione abriu o Belos Aires e dedicou grande parte da carta ao seu país. Como? Com bons cortes de carne como o 
ojo de bife, o bife de chorizo e a colita de cuadril; com empanadas argentinas com recheios para todos os gostos – também as pode provar (ou comprar e levar para casa) no El Argento, o mais recente espaço do chef –; e, claro, com sobremesas gulosas onde o doce de leite argentino é protagonista. Aperte o cinto e prepare-se para a viagem.

Ler mais
Baixa

Panca – Cevicheria & Pisco Bar

Peru

No mais recente restaurante do grupo cafeína, o único fora da Foz,
 o chef Camilo Jaña joga em casa. Com influências de alguns países da América Latina como o Peru, o Chile (de onde é natural), a Argentina e o Brasil, aqui pode encontrar ceviches – prove o Mariscal Puro, Mar Adentro, com os peixes e mariscos frescos do dia –, um pica-pau peruano, empanadas de chili com carne, cachaço de porco bísaro na brasa com puré de milho e o óptimo bolo tépido de goiaba com requeijão e sorvete de maracujá. Acompanhe tudo com um pisco sour e imagine que está de férias do outro lado do mundo.

Ler mais
Baixa
Publicidade

Restaurante Chinês

China

Cada vez mais, os restaurantes Chineses escasseiam na cidade. E isso até podia ser uma má notícia, fossem todos como o Restaurante Chinês (ou o Chinês 
da Ponte, como é conhecido por muitos). Comece com um crepe bem recheado e depois atire-se aos clássicos como o porco agridoce, a galinha com amêndoas, o chop-suey de vaca ou o pato com laranja, sempre com arroz chau-chau a acompanhar.

Ler mais

Portugandhi

Índia

Os sabores intensos fazem parte da culinária indiana, mas neste restaurante no Marquês é o cliente que remata o tempero dos pratos. Os cheese nans, com a dose certa de queijo, são a melhor opção para começar. Depois, escolha entre o chicken tikka masala e o lamb madras, um caril de borrego típico do Sul  da Índia.

Ler mais
Baixa
Publicidade

BoLa Falafel

Israel

Abriu recentemente na Boavista e tem sido um sucesso desde o primeiro dia. No BoLa Falafel, o primeiro restaurante kosher em Portugal, todos os ingredientes seguem as normas da religião judaica. Há falafel, hummus, shakshuka (um estufado de legumes com ovos), beringela com tahini (uma pasta de sésamo) e pão pita caseiro que, se tiver sorte, lhe chega à mesa a fumegar.

Ler mais
Porto

Boulevard Burger House

EUA

Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa em comida americana? Asas de frango?
 Aqui há. Mac and cheese? Também. Hambúrgueres? Check. Este restaurante que faz lembrar um clássico diner, tem uma carta recheada de pratos gulosos. Entre eles estão as asas de frango picantes, o macarrão com molho de queijo, o hambúrguer de novilho com cheddar e bacon e o clássico e calórico brownie de chocolate. Acompanhe o repasto com o batido da casa, com leite, gelado de baunilha e manteiga de amendoim.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Outras sugestões

As melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto

Adora os chocolates e refrigerantes americanos e o pão de queijo brasileiro? Não passa sem os temperos asiáticos e quer provar todos os enchidos da Europa de Leste? Então, esta lista é para si. Conheça as melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto e encha a despensa como se tivesse vindo de viagem.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Os melhores restaurantes asiáticos no Porto

Há muito que o sushi se tornou moda, mas a gastronomia asiática é muito mais que isso. Também é ramen e okonomiyaki, pratos indianos com o picante no sítio e comida típica da China.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Comentários

0 comments