Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores restaurantes italianos no Porto

Os melhores restaurantes italianos no Porto

Se não resiste a um bom prato que envolva queijo e tomate, anote. Eis os melhores restaurantes italianos no Porto

Por Joana Silva e Inês Bastos |
Publicidade
Portarossa - Pizza
©João Saramago Pizza do Portarossa

Já comeu bem hoje? A lista de bons restaurantes nesta cidade é muito vasta, mas isso já todos nós sabemos. Entre os melhores restaurantes há bons italianos que não deve deixar de experimentarSe não resiste a uma refeição que inclua massa, pizza, queijo e tomate, mamma mia, então atente à informação que se segue aqui em baixo. Estes são os melhores restaurantes italianos no Porto. Conte com risotos, pizzas, lasanhas, pratos de carbonara, panna cottas e muito mais. Bom apetite.

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes do mundo no Porto

 

Os melhores restaurantes italianos do Porto

Puro 4050
© João Saramago
Restaurantes, Italiano

Puro 4050

Flores

É ao chef Luís Américo que temos de agradecer esta viagem ao Sul de Itália. Sim, porque as mozzarellas que encontra no primeiro mozzarella bar da cidade vêm de Caserta, na Campânia. E não faltam opções: há a fresca, mais tradicional, a bocconcini, com mais textura, e até uma variedade mais fumada. Tente abstrair-se da decoração só por dois segundos (é difícil, nós sabemos) para se concentrar na carta. A ideia é ser o cliente a conjugar as mozzarellas com os vegetais e/ou (se tiver estômago para a tarefa) a charcutaria italiana, como o presunto de Parma DOP. Se estiver com preguiça para esforços mentais, há pratos e combinações já feitas. São boas, recomendam-se e repetem-se facilmente. É o caso do risotto de polvo e castanhas ou do de cogumelos e ricotta cremosa.

Antonio Mezzero
© Marco Duarte
Restaurantes, Italiano

Antonio Mezzero

Matosinhos

Até há pouco tempo conhecida como Pulcinella, esta pizzaria de Matosinhos continua com o que tinha de melhor: as pizzas napolitanas do italiano Antonio Mezzero, que agora dá o seu nome à casa. São feitas como manda a lei, em forno a lenha, com massa fina e a borda mais grossa. A maioria dos ingredientes vem directamente de Nápoles e alguns deles estão à venda no local. Experimente uma das três pizzas harmonizadas com vinho do Porto: a Passione (com alheira de caça, queijo de cabra curado e vinho do Porto reduzido), a Arte (com cogumelos boletos, mortadela e pistáchio) e a Qualità (com mozzarella de búfala, burrata e ouro alimentar). Valem sobretudo a pena pelos ingredientes de alta qualidade.

Publicidade
Casa D'Oro
© João Saramago
Restaurantes, Italiano

Casa D'Oro

Porto

Vamos todos bater uma salva de palmas à responsável por este espaço em cima do rio? Maria Paola Porru, italiana de gema, abriu um italiano dois-em-um na torre de onde em tempos se controlou a construção da Ponte da Arrábida.  Dois-em-um porque o andar de baixo é um restaurante mais formal e o andar de cima serve algumas das melhores pizzas da cidade. Se estiver indeciso, peça uma às metades, é possível. Indo por outros caminhos, pode apostar numa lasanha ou numa carbonara. É à confiança. Visto das janelas envidraçadas do restaurante, ou mesmo do terraço, o pôr-do-sol é um espectáculo digno de bilhete. Neste caso é digno de reserva, vá.

Il Ristorantino
© Marco Duarte
Restaurantes, Italiano

Il Ristorantino

Matosinhos

As pastas e os risotos brilham na carta do Il Ristorantino, um restaurante italiano no centro de Matosinhos. Gaetano Barone, o dono, já passou pelas cozinhas do Pulcini, Il Pizzaiolo e La Fontana desde que está em Portugal e isso é um bom presságio.

Publicidade
Portarossa - Pizza
©João Saramago
Restaurantes, Italiano

Portarossa

Foz

Vasco Mourão é sinónimo de muitos e bons restaurantes. O Portarossa faz parte desta lista mas não é só mais um: é um dos melhores italianos da cidade. Das pizzas aos antipasti, há opções para todos os gostos. Comece a refeição com um creme de tomate fumado e depois passe para as pizzas. A nossa preferida é a rústica, feita em forno a lenha com tomate, mozzarella, grelos, linguiça e ovo. Se ainda houver estômago para a sobremesa, deixe a dieta de lado e devore uma calzone de nutella com banana ou uma panna cotta clássica e escolha um dos quatro molhos disponíveis.

Muti
© Cátia da Costa
Restaurantes, Pizza

Muti

Baixa

Do forno deste restaurante na rua da Picaria, cuja temperatura ronda os 400º, saem pizzas napolitanas, com a borda grossa e o centro mais fino, cheias de ingredientes vindos directamente de Itália. Exemplos? As clássicas Margherita ou Marinara, e algumas criações próprias, como a Muti, com fior di latte, manjericão, azeite, burrata, presunto de Parma bio e pimenta rosa, e a Picaria, com mozarela de búfala, espargos, salame picante, manjericão, tapenade de azeitonas e azeite. 

Publicidade
Il Pizzaiolo
© Marco Duarte
Restaurantes, Pizza

Il Pizzaiolo

Galerias
4 /5 estrelas

Facto: as pizzas napolitanas não abundam na cidade. Outro facto: há cada vez mais adeptos desta versão, o que faz com que também haja mais restaurantes especializados na estrela da gastronomia de Nápoles. Como o Il Pizzaiolo, que abriu numa das ruas mais movimentadas da Baixa, no lugar do antigo 3C. A Diavolina, com molho de tomate, mozarela e salame picante; a Il Pizzaiolo, com molho de tomate, mozarela, burrata, speck e malagueta; e a Napoli, com anchovas e alcaparras, são boas sugestões se quiser viajar para Itália sem ter que entrar num avião.

Il Fornaio 178
© João Saramago
Restaurantes, Italiano

Il Fornaio 178

Pinheiro Manso

Tártaro di manzo e burrata de búfala, pasta nduja e ricotta, risoto carbonara e muitas pizzas napolitanas (a especialidade da casa), como a Nduja e Burrata, com molho de tomate, mozzarella, nduja (a tal salsicha picante), cebola roxa caramelizada, rúcula e burrata, ou a Stracciatella e Quattro Pomodori, com stracciatella de búfala (sim, é um queijo), uma selecção de tomates, presunto de Parma, manjericão e azeite. 

Mais comida italiana

Antonio Mezzero
© Marco Duarte
Restaurantes, Pizza

As melhores pizzas no Porto

Quem é que resiste a uma pizza feita com bons ingredientes e acabada de sair do forno? Ninguém, lá está. Com trufas ou só com molho de tomate, há versões para agradar a todas as bocas. Ora, por isso mesmo as melhores pizzas no Porto estão reunidas aqui numa só ementa.

Publicidade
Lasanha
© DR
Restaurantes

Três sítios para comer lasanha no Porto

Que na Invicta há muitos e bons restaurantes já todos sabemos. Mas não são só os tradicionais portugueses que estão bem representados. A Argentina, a China, o Brasil, o México, a Índia e, claro, a Itália também se fartam de dar cartas quando o assunto se discute à mesa. Se não consegue dizer que não à gastronomia italiana — isto é, não resiste a um bom prato de massa ou a dar uma dentada numa fatia de pizza — aqui tem a lista ideal para si: três sítios para comer lasanha no Porto. Bom proveito.  Recomendado: Três sítios para comer panna cotta no Porto

Panna cotta do Vogue Café
© DR
Restaurantes

Três sítios para comer panna cotta no Porto

A gastronomia italiana, uma das mais conhecidas e saborosas do mundo, não é só feita de pizzas e pasta. Também é muito forte em sobremesas. O cannoli, o tiramisú e o famoso gelato são exemplos de doces que o país de Leonardo da Vinci ofereceu ao mundo. E nós, humildes gulosos, agradecemos diariamente. A panna cotta, que significa "nata cozida", ingrediente fulcral desta receita, é uma sobremesa típica da região do Piemonte. Mas não se preocupe porque não precisa de ir a Itália para prová-la, há muito que a Invicta a importou. Fique a conhecer três sítios para comer panna cotta no Porto. Recomendado: Três sítios para comer pizzas napolitanas no Porto

Publicidade