
Os melhores restaurantes italianos no Porto
Se não resiste a um bom prato que envolva queijo e tomate, descubra os melhores restaurantes italianos no Porto.
Já comeu bem hoje? A lista de bons restaurantes nesta cidade é muito vasta, mas isso já todos nós sabemos. Entre os melhores restaurantes, há bons italianos que não deve deixar de experimentar. Se não resiste a uma refeição que inclua massa, pizza, queijo e tomate, mamma mia, então atente à informação que se segue aqui em baixo. Estes são os melhores restaurantes italianos no Porto. Conte com risotos, pizzas, lasanhas, pratos de carbonara, panna cottas e muito mais. Bom apetite.
Recomendado: Os melhores restaurantes do mundo no Porto
Os melhores restaurantes italianos do Porto
Antonio Mezzero
Até há pouco tempo conhecida como Pulcinella, esta pizzaria de Matosinhos continua com o que tinha de melhor: as pizzas napolitanas do italiano Antonio Mezzero, que agora dá o seu nome à casa. São feitas como manda a lei, em forno a lenha, com massa fina e a borda mais grossa. A maioria dos ingredientes vem directamente de Nápoles e alguns deles estão à venda no local. Experimente uma das três pizzas harmonizadas com vinho do Porto: a Passione (com alheira de caça, queijo de cabra curado e vinho do Porto reduzido), a Arte (com cogumelos boletos, mortadela e pistáchio) e a Qualità (com mozarela de búfala, burrata e ouro alimentar). Valem sobretudo a pena pelos ingredientes de alta qualidade.
Casa D'Oro
Vamos todos bater uma salva de palmas à responsável por este espaço em cima do rio? Maria Paola Porru, italiana de gema, abriu um italiano dois-em-um na torre de onde em tempos se controlou a construção da Ponte da Arrábida. Dois-em-um porque o andar de baixo é um restaurante mais formal e o andar de cima serve algumas das melhores pizzas da cidade. Se estiver indeciso, peça uma às metades, é possível. Indo por outros caminhos, pode apostar numa lasanha ou numa carbonara. É à confiança. Visto das janelas envidraçadas do restaurante, ou mesmo do terraço, o pôr-do-sol é um espectáculo digno de bilhete. Neste caso é digno de reserva, vá.
Bonifacio Ristorante
Este é mais um projecto dos irmãos Tiago e Hélio Sequeira, donos da Taxca e Travesso, na Baixa. Com uma carta desenvolvida pelo chef Pedro Braga, onde as pastas frescas e as pizzas napolitanas em forno a lenha estão em destaque, o Bonifácio tem ainda um tiramisù imperdível, empratado na mesa, em frente ao cliente, que já é um sucesso no Instagram.
La Fontana
O restaurante de Andrea Pulcini, na Rua de Cedofeita, reabriu com uma carta mais reduzida, recheada de pratos tradicionais. Carbonara, lasanha, ravioli com recheio de requeijão, pizzas de massa fina e tiramisù de vários sabores são algumas das estrelas do menu.
Il Ristorantino
As pastas e os risotos brilham na carta do Il Ristorantino, um restaurante italiano no centro de Matosinhos. Gaetano Barone, o dono, já passou pelas cozinhas do Pulcini, Il Pizzaiolo e La Fontana desde que está em Portugal – e isso é um bom presságio.
Puro 4050
É ao chef Luís Américo que temos de agradecer esta viagem ao Sul de Itália. Sim, porque as mozarelas que encontra no primeiro "mozzarella bar" da cidade vêm de Caserta, na Campânia. E não faltam opções: há a fresca, mais tradicional, a bocconcini, com mais textura, e até uma variedade mais fumada. Tente abstrair-se da decoração só por dois segundos (é difícil, nós sabemos) para se concentrar na carta. A ideia é ser o cliente a conjugar as mozarelas com os vegetais e/ou (se tiver estômago para a tarefa) a charcutaria italiana, como o presunto de Parma DOP. Se estiver com preguiça para esforços mentais, há pratos e combinações já feitas. São boas, recomendam-se e repetem-se facilmente. É o caso do risoto de polvo e castanhas ou do de cogumelos e ricota cremosa.
Sergio Crivelli
No restaurante do chef italiano, em Matosinhos, pode devorar pizzas sem culpa. Os frescos são de origem biológica e há pratos onde o glúten não entra. Entre as pizzas e as massas frescas, difícil vai ser escolher.
Portarossa
Vasco Mourão é sinónimo de muitos e bons restaurantes. O Portarossa faz parte desta lista mas não é só mais um: é um dos melhores italianos da cidade. Das pizzas aos antipasti, há opções para todos os gostos. Comece a refeição com um creme de tomate fumado e depois passe para as pizzas. A nossa preferida é a rústica, feita em forno a lenha com tomate, mozarela, grelos, linguiça e ovo. Se ainda houver estômago para a sobremesa, deixe a dieta de lado e devore uma calzone de nutella com banana ou uma panna cotta clássica e escolha um dos quatro molhos disponíveis.
Muti
Do forno deste restaurante na rua da Picaria, cuja temperatura ronda os 400º, saem pizzas napolitanas, com a borda grossa e o centro mais fino, cheias de ingredientes vindos directamente de Itália. Exemplos? As clássicas Margherita ou Marinara, e algumas criações próprias, como a Muti, com fior di latte, manjericão, azeite, burrata, presunto de Parma bio e pimenta rosa, e a Picaria, com mozarela de búfala, espargos, salame picante, manjericão, tapenade de azeitonas e azeite.
Il Pizzaiolo
Facto: as pizzas napolitanas não abundam na cidade. Outro facto: há cada vez mais adeptos desta versão, o que faz com que também haja mais restaurantes especializados na estrela da gastronomia de Nápoles. Como o Il Pizzaiolo, que abriu numa das ruas mais movimentadas da Baixa, no lugar do antigo 3C. A Diavolina, com molho de tomate, mozarela e salame picante; a Il Pizzaiolo, com molho de tomate, mozarela, burrata, speck e malagueta; e a Napoli, com anchovas e alcaparras, são boas sugestões se quiser viajar para Itália sem ter que entrar num avião.
Il Fornaio 178
Tártaro di manzo e burrata de búfala, pasta nduja e ricotta, risoto carbonara e muitas pizzas napolitanas (a especialidade da casa), como a Nduja e Burrata, com molho de tomate, mozzarella, nduja (a tal salsicha picante), cebola roxa caramelizada, rúcula e burrata, ou a Stracciatella e Quattro Pomodori, com stracciatella de búfala (sim, é um queijo), uma selecção de tomates, presunto de Parma, manjericão e azeite.
Mais comida italiana
As 15 melhores pizzas no Porto
Quem é que resiste a uma pizza feita com bons ingredientes e acabada de sair do forno, ainda a fumegar? Ninguém, lá está. Com mozarela, molho de tomate e manjericão; regada com azeite de trufas; de massa fina e estaladiça; ou de bordas grossas, bem ao estilo napolitano, nesta lista com as 15 melhores pizzas no Porto há versões capazes de agradar todas as bocas. Junte os amigos e a família (as crianças não resistem a esta especialidade italiana) ou sente-se sozinho, e sem culpas, à mesa de um destes restaurantes.
Recomendado: Os melhores restaurantes italianos no Porto
Cinco pizzas vegetarianas para comer no Porto
Algumas das pizzas mais clássicas, como a Margherita e a Marinara, são vegetarianas. Mas há um outro mundo para explorar neste campeonato. Nesta lista, com cinco pizzas vegetarianas para comer no Porto, há alternativas para ovo-lacto-vegetarianos, vegetarianos de gema e veganos. Pizza com beterraba e bróculos, com gorgonzola e pêra, com jaca ou com batata são algumas das que brilham nesta selecção. Se é um fã de pizza, mas gosta de explorar versões mais fora-da-caixa, leia o que se segue. Todas elas têm a opção de take-away e/ou entrega, por isso também as pode comer em casa.
Recomendado: As melhores pizzas no Porto
Três sítios para comer focaccia no Porto
Altas e fofas ou baixinhas e estaladiças? No Porto há focaccias para todos os gostos. Seja como entrada ou como prato principal, não faltam opções saborosas e bem recheadas.
Três sítios para comer panna cotta no Porto
A gastronomia italiana, uma das mais conhecidas e saborosas do mundo, não é só feita de pizzas e pasta. Também é muito forte em sobremesas. O cannoli, o tiramisú e o famoso gelato são exemplos de doces que o país de Leonardo da Vinci ofereceu ao mundo. E nós, humildes gulosos, agradecemos diariamente. A panna cotta, que significa "nata cozida", ingrediente fulcral desta receita, é uma sobremesa típica da região do Piemonte. Mas não se preocupe porque não precisa de ir a Itália para prová-la, há muito que a Invicta a importou. Fique a conhecer três sítios para comer panna cotta no Porto. Recomendado: Três sítios para comer pizzas napolitanas no Porto