Os melhores restaurantes italianos no Porto

Se não é fã só da típica comida portuguesa, e não resiste a um bom prato que envolva queijo, tomate e/ou pasta, anote. Eis os melhores restaurantes italianos no Porto

©João SaramagoPizza do Portarossa

Já comeu bem hoje? Quem é do Porto, ou passa por cá regularmente e gosta de bons pratos, está com sorte. A lista de bons restaurantes é muito vasta, mas isso já todos nós sabemos. Entre os melhores restaurantes para se comer bem, estão os melhores restaurantes para se comer bom italiano. Se não resiste a uma refeição que inclua pelo menos um dos seguintes – pizza, pasta e queijo (muito queijo) – mamma mia, atente à informação em baixo. Estes são os melhores restaurantes italianos no Porto. 

Os melhores restaurantes italianos do Porto

Puro 4050

É ao chef Luís Américo que temos de agradecer esta viagem ao Sul de Itália. Sim, porque as mozzarellas que encontra no primeiro mozzarella bar da cidade vêm de Caserta, na Campânia. E não faltam opções: há a fresca, mais tradicional, a bocconcini, com mais textura, e até uma variedade mais fumada. Tente abstrair-se da decoração só por dois segundos (é difícil, nós sabemos) para se concentrar na carta. A ideia é ser o cliente a conjugar as mozzarellas com os vegetais e/ou (se tiver estômago para a tarefa) a charcutaria italiana, como o presunto de Parma DOP. Se estiver com preguiça para esforços mentais, há pratos e combinações já feitas. São boas, recomendam-se e repetem-se facilmente. É o caso do risotto de polvo e castanhas ou do de cogumelos e ricotta cremosa.

Ler mais
Flores

Antonio Mezzero

Até há pouco tempo conhecida como Pulcinella, esta pizzaria de Matosinhos continua com o que tinha de melhor: as pizzas napolitanas do italiano Antonio Mezzero, que agora dá o seu nome à casa. São feitas como manda a lei, em forno a lenha, com massa fina e a borda mais grossa. A maioria dos ingredientes vem directamente de Nápoles e alguns deles estão à venda no local. Experimente uma das três pizzas harmonizadas com vinho do Porto: a Passione (com alheira de caça, queijo de cabra curado e vinho do Porto reduzido), a Arte (com cogumelos boletos, mortadela e pistáchio) e a Qualità (com mozzarella de búfala, burrata e ouro alimentar). Valem sobretudo a pena pelos ingredientes de alta qualidade.

Ler mais
Matosinhos
Publicidade

Casa D'Oro

Vamos todos bater uma salva de palmas à responsável por este espaço em cima do rio? Maria Paola Porru, italiana de gema, abriu um italiano dois-em-um na torre de onde em tempos se controlou a construção da Ponte da Arrábida.  Dois-em-um porque o andar de baixo é um restaurante mais formal e o andar de cima serve algumas das melhores pizzas da cidade. Se estiver indeciso, peça uma às metades, é possível. Indo por outros caminhos, pode apostar numa lasanha ou numa carbonara. É à confiança. Visto das janelas envidraçadas do restaurante, ou mesmo do terraço, o pôr-do-sol é um espectáculo digno de bilhete. Neste caso é digno de reserva, vá.

Ler mais
Porto

Portarossa

Vasco Mourão é sinónimo de muitos e bons restaurantes. O Portarossa faz parte desta lista mas não é só mais um: é um dos melhores italianos da cidade. Das pizzas aos antipasti, há opções para todos os gostos. Comece a refeição com um creme de tomate fumado e depois passe para as pizzas. A nossa preferida é a rústica, feita em forno a lenha com tomate, mozzarella, grelos, linguiça e ovo. Se ainda houver estômago para a sobremesa, deixe a dieta de lado e devore uma calzone de nutella com banana ou uma panna cotta clássica e escolha um dos quatro molhos disponíveis.

Ler mais
Foz
Publicidade

Mais comida italiana

As melhores pizzas no Porto

Quem é que resiste a uma pizza feita com bons ingredientes e acabada de sair do forno? Ninguém, lá está. Com trufas ou só com molho de tomate, há versões para agradar a todas as bocas. Ora, por isso mesmo as melhores pizzas no Porto estão reunidas aqui numa só ementa.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Três sítios para comer focaccia no Porto

Altas e fofas ou baixinhas e estaladiças? No Porto há focaccias para todos os gostos. Seja como entrada ou como prato principal, não faltam opções saborosas e bem recheadas.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Comentários

0 comments