Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As 18 melhores pizzas no Porto
Antonio Mezzero
© Marco Duarte O restaurante de Antonio Mezzero também está na lista

As 18 melhores pizzas no Porto

Aqui estão as 18 melhores pizzas no Porto. Das clássicas às sempre bem-vindas novidades, o difícil vai ser escolher.

Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Quem é que resiste a uma pizza feita com bons ingredientes e acabada de sair do forno, ainda a fumegar? Ninguém, lá está. Com mozarela, molho de tomate e manjericão; regada com azeite de trufas; de massa fina e estaladiça; ou de bordas grossas, bem ao estilo napolitano, nesta lista com as 18 melhores pizzas no Porto há versões capazes de agradar todas as bocas. Junte os amigos e a família (as crianças não resistem a esta especialidade italiana) ou sente-se sozinho, e sem culpas, à mesa de um destes restaurantes.

Recomendado: Os melhores restaurantes italianos no Porto

 

As melhores pizzas no Porto:

Il Pizzaiolo
Il Pizzaiolo
©Marco Duarte

Il Pizzaiolo

4 /5 estrelas
Restaurantes Pizza Galerias

Pizza napolitana na Baixa? Sim, é possível, desde a abertura do Il Pizzaiolo, um restaurante italiano onde as pizzas, feitas num forno Stefano Ferrara, tomam conta da carta. Na hora de escolher, opte Diavolina, com salame picante, ou pela que dá nome à casa, com tomate, mozzarella, burrata, speck e malagueta fresca. Ambas imperdíveis.

Antonio Mezzero
Antonio Mezzero
© Marco Duarte

Antonio Mezzero

Restaurantes Italiano Matosinhos

Antonio Mezzero, mestre pizzaiolo napolitano e embaixador da pizza napolitana em Portugal, é o responsável pelas pizzas napolitanas de alto gabarito que se servem nesta pizzaria. Sempre feitas com ingredientes frescos, a Margherita DOP, com molho de tomate, mozzarella de búfala e manjericão, é um clássico imperdível deste restaurante em Matosinhos. E pode ser pedida para uma ou duas pessoas.

Publicidade
Bocca - Salmone
Bocca - Salmone
©Marco Duarte

Bocca

3 /5 estrelas
Restaurantes Pizza Foz

O Bocca ocupa o lugar da antiga Portugália, em plena marginal. A carta é de inspiração mediterrânica e as pizzas são, claro, uma das opções da carta. Nos dias quentes, peça a Salmone, com molho de tomate caseiro, mozarela, salmão fumado (que só é colocado depois de a pizza sair do forno a lenha), alcaparras e umas gotas de limão.

Presto Pizza -  Capricciosa
Presto Pizza -  Capricciosa
© Marco Duarte

Presto Pizza

Restaurantes Italiano Cedofeita

Aqui há pizzas com massa fina e estaladiça, ingredientes simples e a preços simpáticos. A oferta é grande, é verdade, mas há apostas seguras. Como por exemplo? A Capricciosa, na foto, com tomate, mozzarella, cogumelos, fiambre, alcachofras, ovo e orégãos. À sobremesa, não há como resistir à tarte de brigadeiro.

Publicidade
Il Fornaio 178
Il Fornaio 178
© João Saramago

Il Fornaio 178

Restaurantes Italiano Pinheiro Manso

Restaurantes italianos há muitos, mas nem todos têm pizzas napolitanas. O Il Fornaio 178, que abriu no início de 2017 perto do Bessa, tem. Das mais clássicas, como a Margherita ou a Diavola, às de assinatura, como a Pancetta ou a Speck, não faltam opções. E são todas feitas num forno topo de gama, o que torna a coisa ainda melhor.

Forneria de São Pedro - Trufas Pretas e Cogumelos Selvagens
Forneria de São Pedro - Trufas Pretas e Cogumelos Selvagens
©João Saramago

Forneria São Pedro

Restaurantes Pizza Vila Nova de Gaia

Mesas de madeira corridas, paredes de pedra e um forno a lenha logo à entrada do restaurante. O cenário parece perfeito para uma refeição confortável. E é, principalmente se optar pela pizza de trufa preta e cogumelos (brancos, enoki, portobello, shimeji e shitake), com natas na base, uma receita do chef Luís Américo.

Publicidade
casa da foz
casa da foz
Fotografia: João Saramago

Casa da Foz

Restaurantes Italiano Foz

Casa da Foz é não só o nome desta mítica pizzaria na Foz Velha, é também o nome da pizza que vê na foto. Leva tomate, mozarela, fiambre, cogumelos, pimentos, espargos, cebola, ovo e orégãos, e é uma das estrelas da carta. Se preferir uma alternativa mais clássica, opte pela pizza de cogumelos ou a de quatro queijos.

Da Mattia
Da Mattia
© TCV

Da Mattia Pizzeria Italiana

Restaurantes Italiano Constituição

Esta pizzaria não faz parte do circuito turístico, nem sequer do de muitos locais. É ainda um segredo bem guardado e um óptimo restaurante para os fãs de comida italiana. Há boas entradas, uma boa lasanha e boas sobremesas, mas as pizzas valem ainda mais a pena. A de pêra e gorgonzola, por exemplo, é imperdível.

Publicidade
Restaurante, Casa D'Oro, Fichi e Prosciutto
Restaurante, Casa D'Oro, Fichi e Prosciutto
©Marco Duarte

Casa D'Oro

Restaurantes Italiano Porto

Apesar de ser uma das estrelas da carta da Casa d’Oro, a pizza Fichi e Prosciutto, com mozarela, figos e presunto, é sazonal e só está disponível entre Maio e o final de Setembro. Durante o resto do ano, experimente a San Danielle, com tomate, mozarela, presunto e tomate cereja, e aproveite a incrível vista para o Douro.

Portarossa
Portarossa
© DR

Portarossa

4 /5 estrelas
Restaurantes Italiano Foz

É um dos restaurantes mais badalados da Foz e umas das melhores pizzarias da cidade. Do forno a lenha saem muitas pizzas, mas a Diavola, só para valentes, com molho de tomate, mozarela, tabasco, rúcula e pepperoni, é uma das mais pedidas. Se quiser apostar num prato mais nortenho, atire-se à francesinha em massa de pizza.

Publicidade
Muti
Muti
© Cátia da Costa

Muti

Restaurantes Pizza Baixa

Abriu uma pizzaria na Rua da Picaria. Do forno, que está a uma temperatura que ronda os 400º, saem pizzas napolitanas, com a borda grossa e o centro mais fino, cheias de ingredientes vindos directamente de Itália. Prove a clássica Margherita, feita com molho de tomate, fior di latte, parmesão, manjericão e azeite.

Vícios de Mesa - Pizza
Vícios de Mesa - Pizza
© João Saramago

Vícios de Mesa

Restaurantes Pizza Santa Catarina

A carta do restaurante do Maus Hábitos tem uma tendência vegetariana. E as pizzas, baptizadas com nomes originais como Nan Goldin, Eileen Gray, Madonna ou Carmen Miranda são as estrelas. A Björk leva ricota caseira, salmão marinado, alcaparras e rúcula selvagem. Um mimo.

Publicidade
Pizzaria Luzzo
Pizzaria Luzzo
© Cláudia Paiva

Pizzaria Luzzo

Restaurantes Pizza Porto

A Avenida da Boavista cheira a Itália desde a abertura da Luzzo, a pizzaria mais futurista da cidade (as pizzas são pedidas através de um tablet). Entre as especialidades estão a Slow, com pato e cogumelos trufados, a Rústica, com alheira, espargos e ovo escalfado, e a Django, com cebola caramelizada e presunto fatiado.

ciao bella
ciao bella
© DR

Ciao Bella!

Restaurantes Pizza Grande Porto

Quando se está num restaurante com vista para o mar, quase em cima da praia, dificilmente se pensa em comer pizza. Mas no Ciao Bella!, instalado numa antiga casa de pescadores na Aguda, tudo muda de figura. A pizza Giovanna, com tomate, mozarela, tomate cereja, rosmaninho, azeite e salame italiano, é uma das que vale a pena provar.

Publicidade
Sergio Crivelli - Vegetariana Sem Gluten
Sergio Crivelli - Vegetariana Sem Gluten
©João Saramago

Sergio Crivelli

Restaurantes Pizza Matosinhos

Tomate, mozarela, beringela, curgete, cenoura, cebola, pimentos verdes e vermelhos, rúcula e tomate cereja. Parece uma lista de supermercado, mas são os ingredientes da pizza vegetariana sem glúten do restaurante Sergio Crivelli, em Matosinhos. A farinha, o tomate e a mozarela são de origem italiana e os frescos, na maioria biológicos, vêm de produtores locais.

Pizza Piazza
Pizza Piazza
©João Saramago

Pizza Piazza

Restaurantes Pizza Bonfim

As pizzas clássicas têm lugar na carta deste restaurante, mas são as especiais que ocupam um lugar de destaque. Como a Al Pesto, com molho de tomate, mozarela, tomate seco e pesto, e a Francesco, com molho de tomate, mascarpone, pepperoni, tomate cereja e alecrim. À sobremesa, não se esqueça de pedir a de Nutella e banana.

Publicidade
Restaurante, Peco no Mercado, Pizza de Legumes, Mercado da Foz
Restaurante, Peco no Mercado, Pizza de Legumes, Mercado da Foz
©Cláudia Paiva

Peco no Mercado

Restaurantes Petiscos Foz

Na carta do Peco no Mercado, restaurante que ocupa a loja 32 do Mercado da Foz, as pizzas são fininhas e feitas na hora com ingredientes de alta qualidade. A mais original é a de legumes, perfeita para um almoço leve, com cebola roxa, cogumelos, beterraba, espargos, curgete e brócolos. Sim, leu bem.

Di Casa
Di Casa
© DR

Di Casa

Restaurantes Vila Nova de Gaia

Um restaurante italiano é, já à partida, um bom sítio para ir com a família. Se tiver um jardim para as crianças brincarem, como no Di Casa, em Vila Nova de Gaia, melhor ainda. Além das pizzas mais clássicas, para os mais pequenos há invenções que vale a pena conhecer, como a Caprino, com tomate, mozarela, rúcula, queijo de cabra e noz.

Para acabar de vez com a dieta:

Bufete Fase  francesinha
© João Saramago

As melhores francesinhas no Porto

Restaurantes Cervejarias

A Francesinha merece todas as homenagens possíveis e imaginárias. Há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Ei-las...

Publicidade
Bolos, Doces, Bolo da Sandra, Bolo de Chocolate
© Marco Duarte

Os melhores bolos de chocolate no Porto

Restaurantes

De chocolate muitos gostam. De bolo de chocolate, nem tantos. A verdade é que pela cidade e arredores não faltam alternativas, mas nem todas merecem uma colherada bem dada. Como não queremos que o plano lhe saia furado, não precisa de procurar mais. Nesta lista tem os melhores bolos de chocolate no Porto. Seja para acompanhar com uma bebida de café num lanche calórico ou para terminar um jantar da melhor maneira. Se é um guloso sem cura e os doces são a sua maior perdição, não se acanhe e leia o que se segue. Recomendado: Os melhores chocolates do Porto  

Cervejaria Gazela
© DR

Os melhores cachorrinhos no Porto

Restaurantes

Os restaurantes e cafés da Invicta sabem o que fazem quando o assunto são sandes, pregos, francesinhas e tudo o que seja servido em pão. E os míticos cachorrinhos, com salsicha fresca, linguiça e um molho picante q.b., pincelado por cima de uma baguete fininha e estaladiça, não são excepção. Tidos como uma das imagens gastronómicas da cidade, são perfeitos para petiscar a meio da tarde, com uma cerveja a acompanhar, ou para safar uma refeição mais rápida. Nesta lista encontra os melhores cachorrinhos no Porto. Pode ir à confiança, são todos de comer e chorar por mais. Recomendados: Os melhores bares de cerveja no Porto  

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade