Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

As 15 melhores pizzas no Porto
Aqui estão as 15 melhores pizzas no Porto. Das clássicas às sempre bem-vindas novidades, o difícil vai ser escolher.
Quem é que resiste a uma pizza feita com bons ingredientes e acabada de sair do forno, ainda a fumegar? Ninguém, lá está. Com mozarela, molho de tomate e manjericão; regada com azeite de trufas; de massa fina e estaladiça; ou de bordas grossas, bem ao estilo napolitano, nesta lista com as 15 melhores pizzas no Porto há versões capazes de agradar todas as bocas. Junte os amigos e a família (as crianças não resistem a esta especialidade italiana) ou sente-se sozinho, e sem culpas, à mesa de um destes restaurantes.
Recomendado: Os melhores restaurantes italianos no Porto
As melhores pizzas no Porto:
Bonifacio Ristorante
Este é mais um projecto dos irmãos Tiago e Hélio Sequeira, donos da Taxca e Travesso, na Baixa. Com uma carta desenvolvida pelo chef Pedro Braga, onde brilham pastas frescas, mas também boas pizzas napolitanas feitas em forno a lenha.
Il Pizzaiolo
Pizza napolitana na Baixa? Sim, é possível, desde a abertura do Il Pizzaiolo, um restaurante italiano onde as pizzas, feitas num forno Stefano Ferrara, tomam conta da carta. Na hora de escolher, opte pela Diavolina, com salame picante, ou pela que dá nome à casa, com tomate, mozarela, burrata, speck e malagueta fresca. Ambas imperdíveis.
Antonio Mezzero
Antonio Mezzero, mestre pizzaiolo napolitano e embaixador da pizza napolitana em Portugal, é o responsável pelas pizzas napolitanas de alto gabarito que se servem nesta pizzaria. Sempre feitas com ingredientes frescos, a Margherita DOP, com molho de tomate, mozarela de búfala e manjericão, é um clássico imperdível deste restaurante em Matosinhos. E pode ser pedida para uma ou duas pessoas.
Presto Pizza
Aqui há pizzas com massa fina e estaladiça, ingredientes simples e a preços simpáticos. A oferta é grande, é verdade, mas há apostas seguras. Como por exemplo? A Capricciosa, na foto, com tomate, mozarela, cogumelos, fiambre, alcachofras, ovo e orégãos. À sobremesa, não há como resistir à tarte de brigadeiro.
Il Fornaio 178
Restaurantes italianos há muitos, mas nem todos têm pizzas napolitanas. O Il Fornaio 178, que abriu no início de 2017 perto do Bessa, tem. Das mais clássicas, como a Margherita ou a Diavola, às de assinatura, como a Pancetta ou a Speck, não faltam opções. E são todas feitas num forno topo de gama, o que torna a coisa ainda melhor.
Forneria São Pedro
Mesas de madeira corridas, paredes de pedra e um forno a lenha logo à entrada do restaurante. O cenário parece perfeito para uma refeição confortável. E é, principalmente se optar pela pizza de trufa preta e cogumelos (brancos, enoki, portobello, shimeji e shitake), com natas na base, uma receita do chef Luís Américo.
Casa da Foz
Casa da Foz é não só o nome desta mítica pizzaria na Foz Velha, é também o nome da pizza que vê na foto. Leva tomate, mozarela, fiambre, cogumelos, pimentos, espargos, cebola, ovo e orégãos, e é uma das estrelas da carta. Se preferir uma alternativa mais clássica, opte pela pizza de cogumelos ou a de quatro queijos.
Da Mattia Pizzeria Italiana
Esta pizzaria não faz parte do circuito turístico, nem sequer do de muitos locais. É ainda um segredo bem guardado e um óptimo restaurante para os fãs de comida italiana. Há boas entradas, uma boa lasanha e boas sobremesas, mas as pizzas valem ainda mais a pena. A de pêra e gorgonzola, por exemplo, é imperdível.
Casa D'Oro
Apesar de ser uma das estrelas da carta da Casa d’Oro, a pizza Fichi e Prosciutto, com mozarela, figos e presunto, é sazonal e só está disponível entre Maio e o final de Setembro. Durante o resto do ano, experimente a San Danielle, com tomate, mozarela, presunto e tomate cereja, e aproveite a incrível vista para o Douro.
Portarossa
É um dos restaurantes mais badalados da Foz e umas das melhores pizzarias da cidade. Do forno a lenha saem muitas pizzas, mas a Diavola, só para valentes, com molho de tomate, mozarela, tabasco, rúcula e pepperoni, é uma das mais pedidas. Se quiser apostar num prato mais nortenho, atire-se à francesinha em massa de pizza.
Muti
Abriu uma pizzaria na Rua da Picaria. Do forno, que está a uma temperatura que ronda os 400º, saem pizzas napolitanas, com a borda grossa e o centro mais fino, cheias de ingredientes vindos directamente de Itália. Prove a clássica Margherita, feita com molho de tomate, fior di latte, parmesão, manjericão e azeite.
Vícios de Mesa
A carta do restaurante do Maus Hábitos tem uma tendência vegetariana. E as pizzas, baptizadas com nomes originais como Nan Goldin, Eileen Gray, Madonna ou Carmen Miranda, são as estrelas. A Björk leva ricota caseira, salmão marinado, alcaparras e rúcula selvagem. Um mimo.
Pizzaria Luzzo
A Avenida da Boavista cheira a Itália desde a abertura da Luzzo, a pizzaria mais futurista da cidade (as pizzas são pedidas através de um tablet). Entre as especialidades estão a Slow, com pato e cogumelos trufados, a Rústica, com alheira, espargos e ovo escalfado, e a Django, com cebola caramelizada e presunto fatiado.
Ciao Bella!
Quando se está num restaurante com vista para o mar, quase em cima da praia, dificilmente se pensa em comer pizza. Mas no Ciao Bella!, instalado numa antiga casa de pescadores na Aguda, tudo muda de figura. A pizza Giovanna, com tomate, mozarela, tomate cereja, rosmaninho, azeite e salame italiano, é uma das que vale a pena provar.
Pizza Piazza
As pizzas clássicas têm lugar na carta deste restaurante, mas são as especiais que ocupam um lugar de destaque. Como a Al Pesto, com molho de tomate, mozarela, tomate seco e pesto, e a Francesco, com molho de tomate, mascarpone, pepperoni, tomate cereja e alecrim. À sobremesa, não se esqueça de pedir a de Nutella e banana.
Para acabar de vez com a dieta:
As melhores francesinhas no Porto
A Francesinha merece todas as homenagens possíveis e imaginárias. Há exemplares para todos os gostos e até variações menos tradicionais, como as vegetarianas ou as que levam frango. Gulosos como somos, assumimos a tarefa árdua de descobrir as melhores francesinhas no Porto. Ei-las...
Os melhores hambúrgueres no Porto
Nesta cidade também se faz arte entre duas fatias de pão. As provas? Estão nesta lista, recheada com os melhores hambúrgueres no Porto.
Os melhores bolos de chocolate no Porto
De chocolate muitos gostam. De bolo de chocolate, nem tantos. A verdade é que pela cidade e arredores não faltam alternativas, mas nem todas merecem uma colherada bem dada. Como não queremos que o plano lhe saia furado, não precisa de procurar mais. Nesta lista tem os melhores bolos de chocolate no Porto. Seja para acompanhar com uma bebida de café num lanche calórico ou para terminar um jantar da melhor maneira. Se é um guloso sem cura e os doces são a sua maior perdição, não se acanhe e leia o que se segue. Recomendado: Os melhores chocolates do Porto
Os melhores cachorrinhos no Porto
Os restaurantes e cafés da Invicta sabem o que fazem quando o assunto são sandes, pregos, francesinhas e tudo o que seja servido em pão. E os míticos cachorrinhos, com salsicha fresca, linguiça e um molho picante q.b., pincelado por cima de uma baguete fininha e estaladiça, não são excepção. Tidos como uma das imagens gastronómicas da cidade, são perfeitos para petiscar a meio da tarde, com uma cerveja a acompanhar, ou para safar uma refeição mais rápida. Nesta lista encontra os melhores cachorrinhos no Porto. Pode ir à confiança, são todos de comer e chorar por mais. Recomendados: Os melhores bares de cerveja no Porto