Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores esplanadas para beber cerveja artesanal no Porto
Bar, Cerveja, Cerveja Artesanal, Letraria - Craft Beer Garden
©João Saramago Letraria - Craft Beer Garden

As melhores esplanadas para beber cerveja artesanal no Porto

Tem saudades de beber uma cerveja artesanal acabada de tirar? Estas esplanadas estão à sua espera para matar a sede.

Por Mariana Duarte
Publicidade

Uma das infinitas coisas que nos roubaram, nos últimos meses, foi o prazer de beber uma cerveja acabada de tirar. De preferência em boa companhia, idealmente num bar com muitas torneiras de onde brotam diferentes néctares de lúpulo e malte, especialmente quando servidos por quem percebe do assunto e nos sabe aconselhar. Mas o pior, pelo menos por agora, já passou. Os bares ainda não nos podem receber lá dentro, mas têm – ou improvisaram – esplanadas onde servem cervejas ao povo sedento de álcool e convívio. Nos últimos dias têm estado cheias, e ainda bem. Precisam de fregueses. Vamos dizer-lhe onde deve sentar-se para beber cerveja da boa, da artesanal, nas ruas e jardins secretos do Porto.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Bar, Cerveja Artesanal, Armazém da Cerveja, Esplanada
Bar, Cerveja Artesanal, Armazém da Cerveja, Esplanada
©João Saramago

Armazém da Cerveja

Bares Cervejaria artesanal Baixa

É um dos bons bares de cerveja do Porto, com cerca de 200 rótulos diferentes na carta – contas do Untappd – e novidades fresquinhas todas as semanas, de marcas portuguesas e estrangeiras. Durante a pandemia, tem distribuído cerveja por todo o país e por Espanha, graças à sua loja online, mas nada se compara a beber in loco o doce néctar que brota das 12 torneiras.

Beba a... 20.06 Grodziskie da Burguesa, envelhecida em barris de Islay whisky. Tem só 3%.

Catraio Craft Beer Shop
Catraio Craft Beer Shop
© João Saramago

Catraio

Bares Cervejaria artesanal Cedofeita

Foi o primeiro espaço no Porto dedicado à cerveja artesanal e continua a ser tão importante como sempre. Aqui a protagonista é a produção nacional, de norte a sul, mas há também cervejas estrangeiras seleccionadas cuidadosamente pela equipa do Catraio. A cereja no topo do bolo é o facto de ter duas esplanadas: uma à porta, na rua, e um beer garden nas traseiras. Com a reabertura, regressam também as sessões de fim de tarde do Pop Up Kitchen, em que diferentes chefs levam ao Catraio um menu especial de petiscos, que pode ir de comida brasileira a iguarias libanesas. Em devida harmonia com a cerveja, pois claro.

Beba a... Mylar Daydream, uma DIPA cremosa da Other Half. Vem de Brooklyn.

Publicidade
Bar, Cerveja, Cerveja Artesanal, HopTrip
Bar, Cerveja, Cerveja Artesanal, HopTrip
©João Saramago

HopTrip

Bares Matosinhos

O HopTrip fica numa localização privilegiada: em Matosinhos, bem perto da praia. É, portanto, a paragem ideal para fazer antes ou depois (ou mesmo a meio) de um passeio junto ao mar. Aqui há 15 cervejas à pressão, de várias nacionalidades, gostos e feitios, além de uma carta de petiscos bem gulosos e com toque brasileiro. A esplanada fica mesmo à entrada e, por ser pequena, é aconselhável fazer reserva. De resto, pode levar o seu animal de estimação: o HopTrip declara-se abertamente como pet-friendly.

Beba a... Peanut Butter Prophecy, uma imperial stout que lembra manteiga de amendoim. Tem 11,5%.

Letraria - Craft Beer Garden
Letraria - Craft Beer Garden
© Cláudia Paiva

Letraria – Craft Beer Garden

Bares Cervejaria artesanal Santa Catarina

O nome diz (quase) tudo. A sede portuense da cerveja Letra distingue-se pelo seu enorme jardim, uma verdadeira relíquia em época pandémica, mas também pela variedade da oferta. Têm 20 cervejas diferentes à pressão, metade delas da casa. A outra fatia é composta, na sua maioria, por outras marcas nacionais. Para acompanhar, comida não falta.

Beba a... Letra G: a mais recente letra deste alfabeto cervejeiro é uma imperial stout.

Mais cerveja:

Hop Trip
© João Saramago

Os melhores bares de cerveja no Porto

Bares Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos. Se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços, também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Letra, cerveja artesanal, marca portuguesa
© DR

Bares de cerveja artesanal do Porto com entregas ao domicílio

Compras Lojas de bebidas alcoólicas

Já todos sentimos falta de nos reunir com os amigos à volta de uma mesa para comer e beber. Apesar de os ajuntamentos ainda não serem boa ideia, há uma forma de recordar esses dias, fazendo compras nestes bares de cerveja artesanal do Porto que fazem entregas ao domicílio. Não é a mesma coisa, mas beber uma cerveja gelada ao final do dia vai ajudá-lo a matar saudades de dias melhores. Se cerveja não é a sua bebida de eleição, pode comprar uma garrafa de vinho ou aventurar-se no mundo da coquetelaria e fazer um cocktail de autor

Recomendado: Francesinhas com entregas e take-away no Porto

Publicidade
Beer
Photograph: Shutterstock

Seis cervejas artesanais portuguesas que tem de provar

Bares

Abra horizontes, abandone o conforto refrigerante das marcas com que cresceu e aventure-se pelo mundo da cerveja artesanal. Sem medos. Afinal, há cada vez mais e melhores cervejas em Portugal, bem como sítios onde bebê-las – ou de onde encomendá-las.

Escolhemos meia dúzia de garrafas, de diferentes cervejeiras portuguesas, que não se vai arrepender de beber. Há desde referências alfacinhas, como a já clássica Urraca Vendaval da Oitava Colina, a cervejas com pronúncia do Norte, como uma Imperial Stout da Lupum, passando pelo Centro do país, onde mora a Luzia. Ordenadas por teor alcoólico, para saber com o que contar.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Oficina da Cerveja
DR

Cervejas há muitas: os principais estilos e tipos de cerveja artesanal

Bares

Cervejas há muitas. Há milhares de marcas e receitas espalhadas pelo mundo, e só os estilos e tipos de cerveja são mais de 100, uns com pequenas e outros com enormes diferenças entre si. Seria ingrato, e em última análise inconsequente, estar aqui a enumerá-los todos, mas é preciso separar o trigo do joio. Ou da cevada. 

Basicamente, há duas grandes famílias de cerveja: as ales, de alta fermentação, que usam determinadas leveduras (como Saccharomyces cerevisiae), e as lagers, de baixa fermentação, que usam outras leveduras (normalmente Saccharomyces pastorianus) – no entanto, há ales que usam leveduras de lagers e vice-versa. E ainda há cervejas de fermentação espontânea, como as lambics, que não se inserem em nenhuma das duas categorias. Confuso? Continue a ler que já passa.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja do Porto

Publicidade
Cervejas Artesanais Minho
©João Saramago

Do Minho para o mundo: as cervejas artesanais

Restaurantes

Já não é novidade aparecer mais uma cerveja artesanal portuguesa no mercado. O Minho, região de boa bebida e comida, não perdeu o comboio e a prova disso são estas oito marcas de cerveja artesanal.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade