Os 12 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Espaços bonitos, ingredientes da época e receitas que vão muito para além da salada mista. Experimente os melhores restaurantes vegetarianos no Porto
Essência - Caril Picante da Malásia
Fotografia: João Saramago Caril Picante da Malásia, no Essência
Por Teresa Castro Viana |
Publicidade

Não, no Porto não existe só comida pesada, e os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm cada vez clientes mais fiéis. Há pratos única e exclusivamente vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. É isto que temos à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto.

Recomendado: Os melhores restaurantes saudáveis no Porto

Os 12 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

1
Em Carne Viva
©João Saramago
Restaurantes, Vegetariano

Em Carne Viva

icon-location-pin Baixa

Ninguém diria que em plena Avenida da Boavista existe, nas traseiras de um restaurante, um jardim romântico que é uma autêntica escapadela para a natureza e um refúgio da azáfama citadina. A esplanada de Verão do Em Carne Viva é de visita obrigatória, ou não estivéssemos nós numa casa ecológica (os candeeiros são feitos de garrafas, por exemplo) e vegetariana, mas com pratos bem portugueses. Há Francesinha de Vegetais e o Sem Espinhas à Lagareiro que troca o bacalhau por tofu. São só boas opções num restaurante que se assume muito saudável e onde quanto mais natural for a comida, melhor.

2
© João Saramago
Restaurantes, Vegetariano

Época Porto

icon-location-pin Cedofeita

A carta muda diariamente — é o que acontece quando só se trabalha com produtos da época, alguns deles biológicos e vindos de pequenos produtores —, o que significa que há sempre o factor surpresa. E isso é bom. Já provámos sopa de lentilhas e tomate com especiarias, noodles de arroz sem glúten com vegetais, tosta de aioli de alcaparras, ovo cozido e rabanete. Aqui o café é de especialidade e o pão é caseiro e biológico.

Publicidade
3
Essência
Restaurantes, Vegetariano

Essência

icon-location-pin Pinheiro Manso

Escolher onde ir jantar é possivelmente uma das tarefas mais difíceis dos tempos modernos (é para isso que cá estamos). E o caso fica ainda mais bicudo quando no mesmo grupo existem elementos vegetarianos. Não temos nada contra eles (temos, aliás, muito a favor), porém a verdade é que ainda não há assim tantas opções verdes na cidade. Mas as que existem são muito boas. É o caso do Essência, na Constituição, onde também se servem pratos não-verdes – dois ao almoço e quatro ao jantar. Apesar de a carta estar sempre a mudar, é difícil não ficar com água na boca quando se ouve falar de risoto de espargos e funcho ou até de caril tailandês de legumes.

4
Food & Friends
© João Saramago
Restaurantes

Food & Friends

icon-location-pin Cedofeita

Quem se atreve a dizer que comida e amigos não estão entre as melhores coisas da vida deve: 1) rever as suas amizades; 2) tratar de comer melhor. O Food & Friends abriu no piso de baixo do Breyner 85, com um conceito simples mas cheio de significado. Pratos saudáveis de influência grega e mediterrânica, com queda para o que é vegetariano e vegan. Tomato bites, quinoa bites, brie no forno com mel e nozes, tosta de caju e queijo amanteigado com mel e tosta de salmão com queijo creme, alcaparras e limão constam da lista de especialidades para partilhar com os amigos. Se possível, na esplanada das traseiras.

Publicidade
5
macrobiotico
© DR
Restaurantes, Restaurantes

O Macrobiótico

icon-location-pin Bonfim

Aqui come-se comida saudável, mais concretamente, comida que segue o regime macrobiótico vegan. O menu de almoço (sopa e prato por 7,5€) muda todos os dias. Mas para ter uma ideia, por lá pode encontrar falafel de lentilhas com molho agridoce, quinoa al pesto, nabo ralado com cenoura e verdes escaldados, almôndegas de feijão-azuqui com molho vermelho, e polenta com verduras salteadas. Também há snacks durante a tarde (seitanas ou hambúrgueres), pão caseiro, pastelaria vegan e uma montra recheada com produtos biológicos que pode levar para casa.

6
Banoffee pie
© Marco Duarte
Restaurantes, Vegetariano

daTerra Baixa

icon-location-pin Flores

Neste restaurante vegetariano há pratos para todos os gostos, que vão das sopas e saladas, a outros mais robustos e consistentes, como o caril de grão e legumes, o feijão preto à brasileira, a moqueca de tofu ou o strogonoff de seitan. À sobremesa, se houver, atire-se à banoffee pie.

A Time Out diz
Publicidade
7
Cultura dos Sabores
© João Saramago
Restaurantes, Vegetariano

Cultura dos Sabores

icon-location-pin Baixa

Se gosta de comida vegetariana mas nunca sabe o que escolher, o buffet do Cultura dos Sabores é uma boa alternativa para si. O espaço abriu em 2014, fica na Rua de Ceuta, e também tem muitas opções vegan. Fique descansado.

8
Moment'Um
©Marco Duarte
Restaurantes, Vegetariano

Moment'Um

icon-location-pin Campanhã

No Moment’Um a comida vegana
 é levada a outro nível e as novidades nunca param de surgir. Aos almoços há tripas à moda do Porto, risotos de cogumelos ou lasanhas de legumes. Na doçaria conte com jesuítas, croissant
s, bolos e tartes de chocolate.. tudo vegan, obviamente. Também há pão artesanal feito em forno a lenha (e o de chocolate é uma especialidade).

Publicidade
9
Lupin
©João Saramago
Restaurantes, Vegetariano

Lupin

icon-location-pin Campo Alegre

Foi em Inglaterra que o casal portuense Andreia Santos e o chef Jerónimo Pinto de Abreu se conheceram. Também, por isso, Lupin (tremoço em inglês) foi o nome pensado para o restaurante. O menu é vegetariano e os legumes e vegetais, sempre que possível biológicos, são as estrelas da carta. Pode encontrar ravióli de beterraba com queijo de caju, e falafel de salsa e coentros com hummus de pimentos. 

 

A Time Out diz
10
Árvore do Mundo
© DR
Restaurantes

Árvore do Mundo

icon-location-pin Santa Catarina

É um espaço dedicado à alimentação 100% vegetariana. Por lá vai encontrar pratos como o estufado de tofu e legumes, a bolonhesa de soja, ou a burgalheira (isto é, hambúrguer de alheira) com arroz de grelos. O menu de almoço custa 10€ e é sempre diferente. 

Publicidade
11
Black Mamba
© DR
Restaurantes

Black Mamba

icon-location-pin Baixa

O Black Mamba é um espaço que combina hambúrgueres vegan com discos de rock, punk, hardcore e metal. Os hambúrgueres são feitos com ingredientes frescos e biológicos, ou seja, uma refeição fast food mas saudável ao mesmo tempo. Se lhe apetecer uma sobremesa, a pastelaria também é boa.

12
sabores do sebouh
©DR
Restaurantes, Sírio

Sabores do Sebouh

icon-location-pin Cedofeita

Aqui faz-se comida vegetariana do Médio Oriente boa e barata: o hummus, o falafel, a salada de lentilhas e o tabbouleh são alguns dos pratos de referência desta casa em Bombarda. A ir.

Mais restaurantes no Porto

Brick Clérigos
© João Saramago
Restaurantes, Restaurantes

Os melhores restaurantes saudáveis no Porto

Nesta lista há saladas, açaí e tapiocas. Mas também há tostas, pizzas, wraps e generosas taças de arroz. Para beber, não faltam os sumos de fruta, os de detox e as águas aromatizadas. Encha-se de saúde e conheça os melhores restaurantes saudáveis no Porto.

Casa Inês
© Marco Duarte
Restaurantes

Os restaurantes onde comem os chefs

Sabemos o que cozinham nos seus restaurantes e os produtos que mais gostam de usar, mas desconhecemos o que comem quando não estão lá. Falámos com alguns dos chefs mais badalados do momento na cidade para saber onde gostam de ir comer. 

Publicidade
Tia Orlanda
© João Saramago
Restaurantes

Os melhores restaurantes do mundo no Porto

Itália, EUA, Israel, China, México e Índia são alguns dos países representados (e bem) nesta lista. Faça check-in nestas mesas e mude de ares nos melhores restaurantes do mundo no Porto.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com