Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os 13 melhores restaurantes vegetarianos no Porto
Restaurante, Fava Tonka, Vegetariano, Cozinha de Autor
© Tiago Lessa Fava Tonka

Os 13 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Ingredientes da época e receitas que vão muito além da salada mista é o que pode encontrar nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto.

Por Teresa Castro Viana
Publicidade

Não, no Porto não existe só comida pesada. Os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm-se multiplicado e têm clientes cada vez mais fiéis. Há pratos vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. Em suma, há boa comida para provar à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto. Exemplos? Caril de grão-de-bico e legumes, strogonoff de seitan, estufado de tofu e legumes, hambúrgueres de leguminosas e também muitas sobremesas, como banoffee pie, cinnamon rolls ou tarte de frutos vermelhos.

Recomendado: Os melhores restaurantes saudáveis no Porto

Os 13 melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Fava Tonka
Fava Tonka
©DR

Fava Tonka

Restaurantes Vegetariano Leça da Palmeira

Pratos criativos e sazonais de matriz vegetariana: é isto que pode encontrar no Fava Tonka, em Leça da Palmeira, do grupo do Avesso, a que também pertence o Terminal 4450 e a vizinha Esquina do Avesso. Neste momento pode encontrar por lá creme de alho francês com espargos brancos e gema curada, sopa de cebola trufada, brás de feijão verde e avelã com leitelho caramelizado e massa mãe, entre outros.

Terrárea
Terrárea
© DR

Terrárea

Compras Floristas Matosinhos

Apesar de não ser apenas um restaurante, e de funcionar também como loja de flores e decoração, a Terrárea tem uma vertente gastronómica forte. Aos almoços há sempre pratos do dia totalmente vegetais que vão mudando, mas na carta fixa continuam bowls, tostas, panquecas e ovos.

Publicidade
Manna Porto
Manna Porto
© João Saramago

Manna Porto

Restaurantes Baixa

O Manna funciona como estúdio de ioga e meditação, mas também como um café/restaurante onde são servidos deliciosos pratos vegetarianos e veganos feitos com ingredientes frescos, de época e biológicos. Há especiais do dia, que vão mudando, e outras coisas que se vão mantendo, como o bom pão de fermentação natural e as manteigas de avelã ou amêndoa.

Ovos Turcos do Época
Ovos Turcos do Época
©João Saramago

Época Porto

Restaurantes Vegetariano Cedofeita

Há sugestões que mudam diariamente, uma vez que aqui se trabalha com produtos de época, mas os clássicos estão lá sempre, como a malga de arroz ou os ovos turcos, feitos com iogurte grego, azeite e manteiga noisette com paprika, alho e cominhos. Na montra de doces há sempre coisas boas e saborosas que também vão mudando conforme a inspiração da equipa

Publicidade
Kind Kitchen
Kind Kitchen
© João Saramago

Kind Kitchen

Restaurantes Vegano Aliados

Se acha que a comida vegana passa apenas por saladas sem graça, desengane-se. Neste restaurante não entram produtos de origem animal e há um monte de coisas boas na carta. Exemplos? O falafel, a bowl Thai e o hambúrguer de grão e quinoa.

Sopa de Miso, O Macrobiótico
Sopa de Miso, O Macrobiótico
© João Saramago

O Macrobiótico

Restaurantes Restaurantes Bonfim

Este espaço no Bonfim é um três em um. Além de restaurante, onde há diriamente uma sugestão de almoço diferente, sopa e snacks, também funciona como cafetaria e mercearia com produtos bio. Da sopa miso à lasanha de cogumelos, passando pelo arroz de feijão azuki com grelos, as opções são sempre variadas.

Publicidade
Suribachi
Suribachi
© DR

Suribachi

Restaurantes Vegetariano Bonfim

Fundado em 1980, este restaurante vegetariano e macrobiótico é um ícone do Bonfim e um lugar muito procurado também pela padaria e pastelaria sem açúcar. Se quiser levar alguns produtos para casa, há uma pequena mercearia à entrada para se aventurar na alimentação vegetariana e macrobiótica em casa.

Wrap de abacate do Berry
Wrap de abacate do Berry
© João Saramago

Berry Boavista

Restaurantes Porto

Tanto na casa-mãe, na Boavista, como na Baixa, a comida vegetariana do Berry é sempre altamente recomendável. Todos os dias há uma sopa, tostas, saladas e wraps, mas as combinações variam consoante a disponibilidade dos produtos. Garantias: bons legumes, boas frutas e alguns doces para acompanhar com o café.

Publicidade
Em Carne Viva
Em Carne Viva
©João Saramago

Em Carne Viva

Restaurantes Vegetariano Baixa

Ninguém diria que em plena Avenida da Boavista existe, nas traseiras de um restaurante, um jardim romântico que é uma autêntica escapadela para a natureza e um refúgio da azáfama citadina. Francesinha vegan, tártaro de tomate e mil folhas de vegetais são alguns dos pratos que pode provar por lá.

daTerra Baixa
daTerra Baixa
© DR

daTerra Baixa

4 /5 estrelas
Restaurantes Vegetariano Flores

Se acha que a comida vegetariana não enche o estômago, experimente o buffet do daTerra, totalmente vegan, com espaço na Baixa mas também noutras zonas da cidade. Lá pode pedir chilli de seitan, tofu agridoce, folhados de espinafres e batata doce, entre outros, e repetir quantas vezes quiser. À sobremesa, o banoffee é imperdível.

Publicidade
Essência
Essência
© DR

Essência

Restaurantes Vegetariano Pinheiro Manso

Escolher onde ir jantar é possivelmente uma das tarefas mais difíceis dos tempos modernos, principalmente quando nem todos os elementos do grupo estão dispostos a fazer uma refeição sem carne. É nesses casos que é bom ter em conta o caso do Essência onde, além das refeições vegetarianas, também se servem pratos não-verdes.

Apuro - Vegan Bar
Apuro - Vegan Bar
© João Saramago

Apuro - Vegan Bar

Restaurantes Porto

No primeiro bar vegan da cidade também se come. E bem. O destaque vai para os hambúrgueres artesanais, mas também há saladas, snacks e tapas, como os nuggets com sabor a frango. De resto, conte com cerveja artesanal e eventos, como concertos, workshops ou conversas.

Publicidade
O Porto dos Gatos
O Porto dos Gatos
©Marco Duarte

O Porto dos Gatos

Restaurantes Vegetariano Bonfim

Este é o sítio onde os apreciadores de felinos podem conviver com a sua espécie favorita, assim como ter uma boa refeição vegan. Refira-se, no entanto, que tudo isto acontece em salas diferentes, tanto por questões higiénicas, como para sossego dos gatos. Além da oferta da carta, há um menu de almoço diário que não é fixo. Pleurotus à moda do Porto, seitan estufado com arroz basmati ou legumes à Brás são alguns dos pratos que pode encontrar.

Mais restaurantes no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade