Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Espaços bonitos, ingredientes da época e receitas que vão muito para além da salada mista. Experimente os melhores restaurantes vegetarianos na cidade

Fotografia: João SaramagoCaril Picante da Malásia, no Essência

Não, no Porto não existe só comida pesada, e os espaços que dão primazia ao reino vegetal têm cada vez clientes mais fiéis. Há pratos única e exclusivamente vegetarianos, opções vegan e menus que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, muitas vezes de origem biológica ou de pequenos produtores locais. É disto que temos à mesa nos melhores restaurantes vegetarianos no Porto.

Os melhores restaurantes vegetarianos no Porto

Em Carne Viva

Ninguém diria que em plena Avenida da Boavista existe, nas traseiras de um restaurante, um jardim romântico que é uma autêntica escapadela para a natureza e um refúgio da azáfama citadina. A esplanda de Verão do Em Carne Viva é de visita obrigatória, ou não estivéssemos nós numa casa ecológica (os candeeiros são feitos de garrafas, por exemplo) e vegetariana, mas com pratos bem portugueses. Há Francesinha de Vegetais e o Sem Espinhas à Lagareiro que troca o bacalhau por tofu. São só boas opções num restaurante que se assume muito saudável e onde quanto mais natural for a comida, melhor.

Ler mais
Baixa

Época Porto

A carta muda diariamente — é o que acontece quando só se trabalha com produtos da época, alguns deles biológicos e vindos de pequenos produtores —, o que significa que há sempre o factor surpresa. E isso é bom. Já provámos sopa de lentilhas e tomate com especiarias, noodles de arroz sem glúten com vegetais, tosta de aioli de alcaparras, ovo cozido e rabanete. Aqui o café é de especialidade e o pão é caseiro e biológico.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

Essência

Escolher onde ir jantar é possivelmente uma das tarefas mais difíceis dos tempos modernos (é para isso que cá estamos). E o caso fica ainda mais bicudo quando no mesmo grupo existem elementos vegetarianos. Não temos nada contra eles (temos, aliás, muito a favor), porém a verdade é que ainda não há assim tantas opções verdes na cidade. Mas as que existem são muito boas. É o caso do Essência, na Constituição, onde também se servem pratos não-verdes – dois ao almoço e quatro ao jantar. Apesar de a carta estar sempre a mudar, é difícil não ficar com água na boca quando se ouve falar de risoto de espargos e funcho ou até de caril tailandês de legumes.

Ler mais
Pinheiro Manso

Food & Friends

Quem se atreve a dizer que comida e amigos não estão entre as melhores coisas da vida deve: 1) rever as suas amizades; 2) tratar de comer melhor. O Food & Friends abriu no piso de baixo do Breyner 85, com um conceito simples mas cheio de significado. Pratos saudáveis de influência grega e mediterrânica, com queda para o que é vegetariano e vegan. Tomato bites, quinoa bites, brie no forno com mel e nozes, tosta de caju e queijo amanteigado com mel e tosta de salmão com queijo creme, alcaparras e limão constam da lista de especialidades para partilhar com os amigos. Se possível na esplanada das traseiras.

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

daTerra Baixa

4 /5 estrelas

Pratos para todos os gostos, de sopas e saladas a outros mais consistentes como o caril de grão e legumes, o feijão preto à brasileira, a moqueca de tofu ou o strogonoff de seitan. À sobremesa, se houver, atire-se à banoffee pie.

Ler mais
Flores

Comentários

1 comments
renato l

Nesta lista falta o  LUPIN RESTAURANTE 100% VEGETARIANO.Na Rua Arquitecto Marques da Silva 74