Terrárea

Compras, Floristas Matosinhos
0 Gostar
Guardar
Terrárea
© João Saramago A Terrárea é uma loja de plantas e de decoração

O sangue desta família é verde e está cheio de clorofila. “O meu trisavô era podador, o meu bisavô tinha um horto, a minha avó vendia plantas e a minha mãe é florista e tem um garden center em Gondomar. Eu cresci neste meio, rodeado de plantas, flores e arte floral”, conta Márcio Pereira, dono da loja em Matosinhos que junta natureza, decoração e uma cafetaria com comida saudável num antigo armazém de conservas com 360 metros quadrados. Cabe lá tudo.

“Estudei escultura e artes plásticas, mas também sou florista. E sempre tive vontade de criar um espaço onde coubesse um pedaço da natureza num meio urbano. Queria algo novo”, explica, acrescentando que a ideia começou a ganhar força em Itália, juntamente com a namorada Sofia Nico, também à frente do projecto. “Foi lá que me tornei vegetariano e, por causa disso, começámos a pensar numa solução para juntar estes dois conceitos: comida saudável e uma arte que já vinha de família”.

Mas vamos por partes. Quem entra na Terrárea deve fazê-lo com cuidado, pois uma série de cactos de várias formas e feitios, com mais ou menos picos, dá as boas-vindas a quem chega.

“Aqui vendemos flores, ao molho ou em ramo, que nos chegam de várias partes do mundo. Algumas vêm do Brasil, da Holanda, da Espanha ou do Equador, e temos desde rosas, a girassóis ou peónias”, diz Márcio, esclarecendo que a oferta não se fica por aqui, já que também têm serviço de florista e fazem arranjos para casamentos, eventos e decoração de varandas.

A par disto, há ainda toda uma série de plantas de exterior e de interior, com um grande foco nos cactos, nos bonsais e nas ervas aromáticas. Ao todo, são mais de 200 espécies a viver debaixo do mesmo tecto.

Distribuídas pelo espaço que acolhe esta mini-selva, há muitas peças de decoração de autor. Algumas mais robustas, como aparadores, cómodas e grandes espelhos e telas, e outras menores. Um armário cheio de prateleiras ostenta uma colecção invejável de cerâmicas, por exemplo, e vários flamingos cor-de-rosa e papagaios amarelos em loiça convivem harmoniosamente ao lado de almofadas, vasos, velas e porta-retratos.

Não é a actividade principal deste negócio mas, se pedir com jeitinho, talvez possam ir até sua casa e fazer-lhe uma extreme makeover à sala. Quem sabe?

Com tanto para ver, é normal que a fome comece a dar sinal. Do lado direito fica a cafetaria, com opções para todas as horas e com uma ementa que varia diariamente. Poderá encontrar cremes de cenoura e alecrim, ou de cogumelos; e pedir pratos principais como cuscuz de frutos secos, falafel e molho de iogurte e menta; ou arroz aromático de açafrão e curgete recheada com ratatouille. Além disto tem ainda muitas tostas, doces e infusões.

“Temos tostas com hummus e cogumelos, coentros e espinafres; outras com pasta de feijão preto, abacate e laranja; ou com pesto, mozzarela, tomate e amêndoas torradas. E todos os dias há bolos caseiros, que podem ser de noz com cobertura de chocolate, brownies vegan, tartes de maracujá e cheesecakes de frutos vermelhos. Tudo feito aqui, com produtos frescos”.

Por Mariana Morais Pinheiro

Publicado:

Nome do local Terrárea
Contato
Endereço Rua Brito Capelo, 1211
Matosinhos
4450-078
Horário Seg-Sáb 10.00-20.00
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in:

LiveReviews|0
1 person listening