Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

28 cafés no Porto que tem de conhecer
Corremos as ruas da cidade à procura dos melhores cafés no Porto. Tome nota, não vá dar-lhe uma quebra de cafeína
Se há coisa que fazemos bem é beber um cafezinho várias vezes ao dia. É vital. Se não ingerirmos uma dose de cafeína volta e meia, não somos os mesmos e ninguém nos atura. A pensar nisto, e neste hábito tão enraizado na cultura e sociedade portuguesas, é que lhe preparámos esta lista com os 28 melhores cafés no Porto que tem de conhecer. Uns mais clássicos e antigos, outros mais modernos e com cafés de especialidade, moídos na hora, vindos de vários cantos do mundo. Agora já não tem desculpa para adiar mais aquele café há muito planeado.
Recomendado: 15 cafés para beber café de especialidade no Porto
28 cafés no Porto que tem de conhecer
1. Do Norte
O Do Norte Café & Terrace abriu recentemente na Baixa e é dos mesmos donos do Hungry Biker, em Miragaia. Inspirado no norte que lhe dá nome (de Portugal e dos países escandinavos), serve brunch todos os dias entre as 09.00 e as 16.00.
2. Negra Café Boavista
Depois de provas dadas na noite portuense, José Wilson e a mulher Bianca Martins abriram o Negra Café, primeiro na Baixa, depois em Matosinhos e agora na Boavista. Além das tostas, saladas, sumos, sangrias e bolos caseiros, aqui também há um espaço para crianças e uma zona com poltronas para ler um livro ou trabalhar ao computador.
3. Spirito Cupcakes & Coffee
Os mais gulosos já devem conhecer a Spirito de outras andanças. A marca nasceu em Braga e, só depois de ter deixado o Porto a babar-se por gelados artesanais, é que veio para cá. Além dos vários sabores de gelado (que incluem sempre vários tipos de chocolate e frutas), há ainda cupcakes para valentes, dos vistosos e calóricos.
4. Nola Kitchen
No Nola Kitchen não entram alimentos processados e tudo é feito com o máximo de respeito pelo ingrediente. Produtos maioritariamente biológicos e locais são as matérias-primas deste espaço saudável. Tostas, bowls, saladas e pratos para partilhar são algumas das estrelas da carta.
5. O Diplomata
É um dos cafés mais badalados da Baixa e a principal razão dá pelo nome de panquecas. Há para todos os gostos, com várias coberturas e acompanhamentos. Mas não só: também há sumos, smoothie bowls e um brunch muito fotogénico para encher o Instagram de likes.
6. Camélia Brunch Garden
Este espaço fica na Foz e, através do nome, presta homenagem à flor do Porto. A carta está cheia de coisas boas para devorar na refeição mais tendência do momento, o brunch. Exemplos? Ovos escalfados com creme de abacate, molho holandês e cebolinho, sandes de carne com especiarias, compota de cebola e mostarda picante, bowls, tapiocas ou panquecas.
7. Majestic Café
Neste excelente exemplar de Arte Nova, que abriu em 1921, espere encontrar opções para um chá das cinco merecedor de tal nome e as famosas rabanadas da casa, com creme de ovos e frutos secos, que podem ir das nozes aos pinhões. Não faltam, portanto, sugestões para forrar o estômago, enquanto enche os olhos com a decoração dos anos 20.
8. Early Cedofeita
Aqui há boas sugestões para pequeno-almoço, almoço e lanche. Bolo de banana, ovos em pão de fermentação lenta, rabanada de brioche com bacon, chutney de pimentos e xarope de ácer, e pudim de chia com leite de amêndoa, banana da Madeira, creme de caju e bagas da época são algumas das melhores opções para aconchegar o estômago. E o café é de especialidade.
9. Miss Pavlova
Neste café na Baixa, onde não faltam pavlovas (trata-se de um tipo de merengue crocante por fora e cremoso por dentro com coberturas variadas) há também um menu de brunch onde pode provar coisas como panquecas e várias receitas de ovos.
10. C'Alma
Aqui, os grãos são sempre da espécie arábica mas não são torrados no próprio espaço. Esse processo fica a cargo de diferentes torradores. Se ficou com curiosidade, deixe-se levar por uma das experiências disponíveis que lhe permitem provar três tipos de café filtrados com a V60.
11. Fábrica Coffee Roasters
O café de especialidade já não é algo desconhecido para os portuenses. E menos será agora que a Fábrica Coffee Roasters chegou ao Porto, vinda da capital. Neste espaço, além de beber café, também o pode comprar para levar para casa.
12. BOP
Mal abriu o BOP, na Baixa, mostrou que vinha para ficar. A identidade própria e muito ligada à música chamou muitos curiosos e as boas cervejas agarraram-nos. Também há bom café e uma carta recheada de coisas boas, como os hambúrgueres, uns dos melhores da cidade.
13. Café Velasquez
Com mais de cinco décadas de vida, o Café Velasquez é um dos mais emblemáticos do Porto. As várias referências ao clube da cidade não escondem a paixão clubística do café das Antas, no qual já se sentaram José Maria Pedroto, Jorge Nuno Pinto da Costa e até alguns treinadores.
14. Época
O Época é um dos cafés mais bonitos da cidade. Com opções para todas as horas (há bolos caseiros e pratos do dia feitos com ingredientes da época), é um spot onde não entram carne e peixe e onde apetece ficar por largas horas.
15. Ponto 2
Do mesmo grupo da Leza, em Leça da Palmeira, a Ponto 2 é uma padaria e confeitaria a dois passos da Rotunda da Boavista onde servem um óptimo brunch. Mas não só: também é palco de exposições temporárias.
16. Berry Boavista
Todos os dias há uma sopa, tostas, saladas e wraps mas as combinações variamconsoante a disponibilidade dos produtos. Garantias: bons legumes, boas frutas e boas fotos. Também há sumos naturais, biscoitos biológicos para acompanhar o café e um bom terraço no piso de cima.
17. Zenith Brunch & Cocktails Bar
O spot da moda no que ao brunch diz respeito continua a merecer uma visita. A shakshuka, as panquecas e as bowls são óptimas opções para uma refeição colorida e de sustento. Para acompanhar, tanto pode ir pelo café como pelos cocktails.
18. Booínga Oporto Coffee Roasters
Neste espaço em Matosinhos, o café de especialidade é a estrela da companhia. Há exemplares de várias origens e panquecas biológicas com toppings naturais e isentas de glúten.
19. Combi
É possível que já se tenha cruzado com o café artesanal da Combi em eventos pela cidade. Agora também o pode provar num espaço físico, aberto recentemente numa antiga garagem perto dos Poveiros. Como a estrela é o café, peça-o para levar ou sente-se numa das mesas com vista para a rua.
20. Mercador Café
A Rua das Flores é uma das ruas com mais pinta da cidade. Por isso, não é de estranhar que tenha um espaço como o Mercador Café, que ocupa um antigo armazém de atoalhados. Da vida passada do número 180 da Rua das Flores mantiveram-se os vitrais coloridos, um grande armário de parede e alguns dos objectos que fazem parte da decoração.
21. Moustache Coffee House
Para efeitos históricos é importante dizer que o Moustache é a coffee house mais antiga do Porto. Começou em 2012 a mudar a cultura de café da cidade e reabriu recentemente depois de umas obras no espaço e umas alterações na carta. As bebidas de café continuam por lá, assim como os bolos, mas agora também há alternativas de brunch e boas sandes para almoços.
22. Nicolau Porto
Um dos cafés mais famosos de Lisboa chegou ao Porto com uma carta completa e cheia de alternativas para todas as horas. Do pequeno-almoço ao brunch, do almoço aos petiscos de final de tarde, não faltam boas alternativas para os amantes de boa comida. Se gosta de pratos bonitos, este também é o sítio certo.
23. 7g Roaster
Neste antigo armazém a dois passos do Cais de Gaia pode beber café de especialidade e experimentar produtos locais, como os velhotes e a broa de Avintes. Também é um óptimo sítio para trabalhar, por isso leve o computador e fique por lá.
24. Café Vitória
Quem passa na Rua de José Falcão nem sempre se apercebe do que há dentro do Café Vitória. E há muito. Há um café, uma zona envidraçada que se assemelha a um jardim de inverno-tipo-estufa, um jardim nas traseiras e ainda um restaurante com opções de almoço, mais leves, e de jantar.
25. Café Guarany
O Café Guarany foi fundado em 1933, após uma remodelação projectada pelo arquitecto Rogério de Azevedo, contando com a participação do escultor Henrique Moreira que executou o famoso alto-relevo em mármore do Índio. A sua decoração relembra os indígenas guarany da América Meridional (daí o seu nome) e a sua evocação tropical é alusiva ao Brasil do século XX como primeiro produtor mundial de café. Está localizado em plena Avenida dos Aliados e é considerado um dos cafés históricos do Porto.
26. Mesa 325
Apesar de não ficar no coração da Baixa, o Mesa 325 conquistou muitos clientes assíduos em pouco tempo. Principalmente os amantes de bom café, já que o que aqui se vende é artesanal. Por outro lado, também é ideal para as pessoas que gostam de estudar ou trabalhar fora de casa. Durante as pausas, aproveite para espreitar as revistas ou provar os bolos que aqui servem.
27. Sical
O Sical é um dos cafés mais famosos da Baixa do Porto. Nasceu em 1947 e começou por importar café. Sim, porque aqui o café é levado bem a sério, já que se continua a vender café moído para consumo na casa ou, então, para levar para fora.
28. Noshi Coffee
O Noshi serve comida saudável e café de especialidade de várias origens, como o Brasil, a Costa Rica, a Colômbia ou as Honduras, com grão 100% arábica. Acompanhe-o com uma das panquecas da carta.
Para gastar energia
Os melhores sítios para correr no Porto
Numa cidade tão bonita como esta é impossível ficar em casa sem fazer nada. Se nenhuma das nossas sugestões de coisas para fazer sozinho na Invicta lhe agradarem, calce as sapatilhas e conheça os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade e ainda por cima a vista ajuda a esquecer o cansaço. No fim, não se esqueça de alongar.
Os melhores parques e jardins no Porto
O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. Por isso, é fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto.
Os melhores ginásios e sítios para fazer exercício no Porto
Com o Verão a bater à porta, a procura pelos melhores ginásios e sítios para fazer exercício no Porto aumenta. Não deixe que a preguiça o vença, levante-se do sofá e vá preparar-se para fazer furor na estação que se avizinha.