Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores miradouros no Porto
Afurada
© João Saramago

Os melhores miradouros no Porto

Aproveite os dias de céu limpo e visite os melhores miradouros do Porto.

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

Os melhores miradouros no Porto:

Jardim das Virtudes
Jardim das Virtudes
© João Saramago

Passeio das Virtudes

Atracções Parques e jardins Baixa

O Jardim do Passeio das Virtudes é o sítio certo para quem quer ver o pôr-do-sol seráfico combinado com uma vista maravilhosa sobre o rio e, consequentemente, receber montes de corações no Instagram. Nos dias mais quentes, transforma-se também numa espécie de esplanada ao ar livre para copos ao fim da tarde. Por perto vai encontrar o jardim da Cordoaria e a Igreja do Carmo (que também é um óptimo sítio para fotografar). 

Miradouro da Vitória
Miradouro da Vitória
©João Saramago

Miradouro da Vitória

Atracções Parques e jardins Taipas

Fica no antigo quarteirão judaico e daqui tem uma das melhores vistas sobre Porto e Gaia. De lá vê-se o rio, as caves de vinho do Porto e monumentos como a Sé Catedral e o Palácio da Bolsa. Se quiser uma perspectiva diferente, e mais exigente, suba os 225 degraus da Torre dos Clérigos e fotografe a paisagem. Bem perto fica o Centro Português de Fotografia, onde a maioria das exposições são de entrada gratuita. 

Publicidade
jardim do morro
jardim do morro
© Diego Delso

Jardim do Morro

Atracções Parques e jardins Vila Nova de Gaia

Meta os pés ao caminho e atravesse o tabuleiro superior da Ponte Luís I. Do outro lado fica o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, na base da Serra do Pilar. Construído em 1927, foi recentemente reabilitado. Tem passeios largos, bancos em pedra e uma bonita vista sobre o rio que vale a pena admirar. 

Miradouro Bandeirinha da Saúde
Miradouro Bandeirinha da Saúde
© Marco Duarte

Miradouro Bandeirinha da Saúde

Coisas para fazer Baixa

Na Rua da Bandeirinha há uma pirâmide de granito onde antigamente se içava uma bandeira da saúde que, em tempo de peste, marcava o limite da atracagem dos navios. Períodos sombrios da História à parte, este miradouro tem vista para o Douro, para o casario e para Gaia. E, além de lhe oferecer uma perspectiva diferente da cidade, dá-lhe a oportunidade de brilhar entre os seus com esta proveitosa lição do passado. A alguns passos daqui vai encontrar a Alfândega do Porto e o Armazém

Publicidade
Bares, Esplanada, Guindalense
Bares, Esplanada, Guindalense
©Cláudia Paiva

Guindalense

Bares Baixa

A esplanada do Guindalense Futebol Clube fica perto da , entre a Ponte Luís I, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina. Daqui a vista parece um postal, com a ponte, a Serra do Pilar e o Douro no mesmo enquadramento. E já que se está a falar de uma colectividade de bairro, o menu principal de fim de tarde é o fino, bem fresco, acompanhado de um cachorro, uma francesinha ou uma sandes mista. Não há melhor, garante-se.

Afurada de Cima
Afurada de Cima
© João Saramago

Afurada de Cima

Em Gaia, desça a Rua Mártir São Sebastião até à Rua de São Pedro e  encontrará um novo enquadramento para as suas fotografias. Daqui vê-se o casario colorido, a Douro Marina, o mar, o rio e a bela Invicta. Aproveite e vá comer peixe fresco grelhado à Taberna de São Pedro, sempre de grelhador à porta. Para quem prefere carne, a Casa Portista serve moelas, bifanas e panados, mesmo ali à beira.

Publicidade
Miradouro Capela de Santa Catarina e Senhor dos Anjos
Miradouro Capela de Santa Catarina e Senhor dos Anjos
© João Saramago

Capela de Santa Catarina e Senhora dos Anjos

Coisas para fazer Porto

É um dos pontos mais altos da freguesia de Lordelo do Ouro e oferece uma ampla vista do local onde a água doce do rio se confunde com a água salgada do Atlântico. O mar fica à direita, à esquerda pode ver-se a Ponte da Arrábida, à frente a Afurada. Desça até à Travessa do Senhor da Boa Morte e vá à Adega Rio Douro, uma das casas mais conhecidas por estas bandas. Lá há sempre pratos de moelas, tripas à moda do Porto, iscas, bifanas e rojões para acompanhar um fino fresco. 

© DR

Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Atracções Edifícios e locais religiosos Baixa

É na torre mais alta da assimétrica igreja na Praça do Marquês que fica uma vista panorâmica que dá para uma vasta extensão de terra e mar. Dali, avistam-se o centro histórico, o Monte da Virgem, a Ponte da Arrábida, a Praia do Cabedelo e paisagens mais distantes como a Serra de Valongo e o Monte de São Félix, na Póvoa de Varzim. 

 

Mais coisas para fazer:

Teleférico Gaia
Fotografia de Marco Duarte

As melhores vistas no Porto

Atracções Torres e miradouros

A equipa da Time Out aproveitou o céu limpo dos dias de Verão para registar as melhores vistas no Porto, vistas essas de cortar a respiração. Das clássicas e fotogénicas, às secretas e improváveis, venha conhecê-las connosco. 

'Mira' de Daniel Eime
Fotografia de Marco Duarte

Roteiro da arte urbana no Porto

Arte Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade