A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Afurada
© João Saramago

Os melhores miradouros no Porto

Aproveite os dias de céu limpo e visite os melhores miradouros do Porto.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

Os melhores miradouros no Porto:

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

No ponto mais alto da cúpula da Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, nos jardins do Palácio de Cristal, está um dos miradouros mais especiais do Porto, com vistas a 360 graus sobre o rio Douro e as suas margens. As visitas começam no interior do edifício e são guiadas por conhecedores da história do Palácio de Cristal. A seguir, terá a oportunidade de subir à cúpula semiesférica, que oferece uma perspectiva única. Os bilhetes custam 12,50€ e podem ser comprados na Ticketline.    

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Baixa

O Jardim do Passeio das Virtudes é o sítio certo para quem quer ver o pôr-do-sol seráfico combinado com uma vista maravilhosa sobre o rio e, consequentemente, receber montes de corações no Instagram. Nos dias mais quentes, transforma-se também numa espécie de esplanada ao ar livre para copos ao fim da tarde. Por perto vai encontrar o jardim da Cordoaria e a Igreja do Carmo (que também é um óptimo sítio para fotografar). 

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Taipas

Fica no antigo quarteirão judaico e daqui tem uma das melhores vistas sobre Porto e Gaia. De lá vê-se o rio, as caves de vinho do Porto e monumentos como a Sé Catedral e o Palácio da Bolsa. Se quiser uma perspectiva diferente, e mais exigente, suba os 225 degraus da Torre dos Clérigos e fotografe a paisagem. Bem perto fica o Centro Português de Fotografia, onde a maioria das exposições são de entrada gratuita. 

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Vila Nova de Gaia

Meta os pés ao caminho e atravesse o tabuleiro superior da Ponte Luís I. Do outro lado fica o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, na base da Serra do Pilar. Construído em 1927, foi recentemente reabilitado. Tem passeios largos, bancos em pedra e uma bonita vista sobre o rio que vale a pena admirar. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Baixa

Na Rua da Bandeirinha há uma pirâmide de granito onde antigamente se içava uma bandeira da saúde que, em tempo de peste, marcava o limite da atracagem dos navios. Períodos sombrios da História à parte, este miradouro tem vista para o Douro, para o casario e para Gaia. E, além de lhe oferecer uma perspectiva diferente da cidade, dá-lhe a oportunidade de brilhar entre os seus com esta proveitosa lição do passado. A alguns passos daqui vai encontrar a Alfândega do Porto e o Armazém

  • Bares
  • Baixa

A esplanada do Guindalense Futebol Clube fica perto da , entre a Ponte Luís I, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina. Daqui a vista parece um postal, com a ponte, a Serra do Pilar e o Douro no mesmo enquadramento. E já que se está a falar de uma colectividade de bairro, o menu principal de fim de tarde é o fino, bem fresco, acompanhado de um cachorro, uma francesinha ou uma sandes mista. Não há melhor, garante-se.

Publicidade
Afurada de Cima
© João Saramago

Afurada de Cima

Em Gaia, desça a Rua Mártir São Sebastião até à Rua de São Pedro e  encontrará um novo enquadramento para as suas fotografias. Daqui vê-se o casario colorido, a Douro Marina, o mar, o rio e a bela Invicta. Aproveite e vá comer peixe fresco grelhado à Taberna de São Pedro, sempre de grelhador à porta. Para quem prefere carne, a Casa Portista serve moelas, bifanas e panados, mesmo ali à beira.

  • Coisas para fazer
  • Porto

É um dos pontos mais altos da freguesia de Lordelo do Ouro e oferece uma ampla vista do local onde a água doce do rio se confunde com a água salgada do Atlântico. O mar fica à direita, à esquerda pode ver-se a Ponte da Arrábida, à frente a Afurada. Desça até à Travessa do Senhor da Boa Morte e vá à Adega Rio Douro, uma das casas mais conhecidas por estas bandas. Lá há sempre pratos de moelas, tripas à moda do Porto, iscas, bifanas e rojões para acompanhar um fino fresco. 

Publicidade
  • Atracções
  • Edifícios e locais religiosos
  • Baixa

É na torre mais alta da assimétrica igreja na Praça do Marquês que fica uma vista panorâmica que dá para uma vasta extensão de terra e mar. Dali, avistam-se o centro histórico, o Monte da Virgem, a Ponte da Arrábida, a Praia do Cabedelo e paisagens mais distantes como a Serra de Valongo e o Monte de São Félix, na Póvoa de Varzim. 

 

Mais coisas para fazer:

  • Atracções
  • Torres e miradouros

A equipa da Time Out aproveitou o céu limpo dos dias de Verão para registar as melhores vistas no Porto, vistas essas de cortar a respiração. Das clássicas e fotogénicas, às secretas e improváveis, venha conhecê-las connosco. 

  • Arte
  • Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade