Mirajazz
© Marco Duarte

Sete sítios para ouvir música ao vivo no Porto

Música feita à sua frente bate qualquer smartphone? Estes seis sítios para ouvir música ao vivo no Porto são para si.

Publicidade

Gosta de ouvir boa música, acompanhado de um cocktail ou de um copo de vinho? Então junte os amigos e faça uma visita a um destes bares para ouvir música ao vivo no Porto. Esteja atento à agenda de cada um e escolha o estilo que mais lhe agrada. Regularmente, vai encontrar concertos de pop, rock, jazz, blues, bossa nova e até rodas de samba. À música alia-se o bom ambiente dos bares – por exemplo, um deles tem uma das melhores vistas da cidade, enquanto outro é um dos melhores clubes. Divirta-se. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Sítios para ouvir música ao vivo no Porto

  • Pubs
  • Campo Alegre

Se é fã do ambiente acolhedor, pouco iluminado e intimista que associa aos clubes de jazz nova-iorquinos, este é para si. O Hot Five (nome completo: Hot Five Jazz & Blues Club) é o clube mais antigo deste género da cidade. Realiza concertos todas as semanas de quarta-feira a domingo, em estilos que podem ir do jazz aos blues, do funk à soul, incluindo alguns concertos tributo. Sinta-se em casa (ou na Grande Maçã, ou em Nova Orleães...). Pode consultar a programação completa online

  • Porto

No Apuro, o primeiro bar vegan da cidade, conte com comida sem qualquer ingrediente de origem animal, cerveja artesanal e eventos como workshops, conversas ou concertos. A programação, pensada em parceria com a editora portuense Planalto, é ecléctica e destaca artistas das mais variadas áreas. A programação pode ser consultada online

Publicidade
  • Miragaia

Se gosta de finais de tarde com boa vista e banda sonora a condizer, então este sítio vai muito provavelmente encher-lhe as medidas. O nome já lança o mote para o que por aqui se passa: é um miradouro sobre o Douro onde se ouve jazz. Está aberto todos os dias e recebe, regularmente, bandas presenteando os ouvidos de quem sobe a escadaria do lado da Ribeira. Também há tapas e uma extensa carta de vinhos para afinar o programa.

  • Petiscos
  • Cedofeita

Na Travessa de Cedofeita não falta movimento nocturno e conversas ao relento regadas a finos. Para quem preferir o calor do Rua, tem como bónus boa música ao vivo. Pode contar com uma agenda preenchida com rodas de samba,  concertos de música cubana, pop ou rock. É só estar atento e escolher. 

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Santa Catarina

Além das exposições, workshops, festas e filmes, no Maus Hábitos também há música ao vivo todas as semanas. Pode acontecer uma, duas ou mais vezes por semana. Lá acolhe-se uma infinidade de estéticas sonoras — só tem que estar atento à agenda.

  • Bares
  • Galerias

Nesta casa faz-se mais do que beber vinho e outras bebidas, ou dançar ao som dos diferentes estilos dos DJs que por lá passam ao fim-de-semana. Na Casa do Livro também há música ao vivo. Por lá já passaram nomes como Nanghiti, Tresor&Bosxh, Luca Argel, Aline Paes e André Siqueira, mais a banda de Seu Jorge. Os nomes são divulgados semanalmente na página de Facebook, por isso esteja atento.

Publicidade
  • Bares
  • São Bento

Das cinzas do Cave 45, na Rua das Oliveiras, nasceu um novo clube de rock. O Barracuda fica no antigo bar Traçadinho, que funcionava como um anexo do Gare. No caso do Barracuda, quem mais ordena é o rock e subgéneros como o stoner, psicadélico, punk e rockabilly. A agenda está sempre preenchida. 

Outras sugestões

  • Música
  • Música ao vivo

Quando a pandemia chegou a Portugal e as salas e os espaços culturais fecharam, os músicos começaram a actuar em directo das suas casas para todo o mundo. Fizeram-nos companhia através de transmissões online, trazendo um pouco de alegria a dias menos bons. Agora que a pandemia já não confina a música, há bons concertos para ver ao vivo nas várias salas da cidade. Ao vivo e com todas as cores, há muito para ver e ouvir durante este mês, para todos os gostos, com artistas de rock, pop, hip-hop, jazz, fado, electrónica, música experimental e clássica.

Recomendado: As melhores lojas para comprar discos de vinil no Porto

  • Noite
  • Estabelecimentos de diversão noturna

A noite no Porto é um mundo pequeno, mas intenso, concentrado num punhado de zonas de grande actividade onde é possível aliar espaços clássicos a muitas casas que vão aparecendo com ideias novas. Este guia conciso do que fazer na Invicta, entre a saída e a reentrada em cena do sol, tem tudo isso – da cerveja artesanal para embalar o fim do dia, aos templos da dança onde as horas não contam. Mas antes ainda de começar a beber copos, ou a dar um passo de dança, aproveite e reserve mesa num dos novos restaurantes da cidade. Divirta-se, mas com juízo.

Recomendado: Os melhores clubes para sair à noite no Porto

Publicidade
  • Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos. Se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços, também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade