Os melhores gelados no Porto

Quem fizer as contas à quantidade de geladarias que existem na cidade até pensa que vivemos nos trópicos. Fomos à procura dos melhores gelados do Porto e, no final, até lambemos os dedos

Santini

Somos gulosos assumidos e não temos problemas em admiti-lo. A prova é esta lista dos melhores gelados no Porto, que nos faz querer que o Verão dure até ao Natal. Nela há opções para todos os gostos, da fruta ao chocolate, dos sabores mais tradicionais aos mais ousados...

Os melhores gelados no Porto

La Copa

Gosta de gelados? Então entrou no sítio certo. A La Copa tem mais de duas dezenas de sabores artesanais e dá sempre prioridade à fruta da época na confecção dos seus gelados, que são preparados artesanalmente com Água do Luso ou leite do dia VIGOR. Há ainda crepes – sem glúten se o cliente pedir – e panquecas.

O melhor sabor? Qualquer um com fruta fresca.

Santa Catarina

Spirito Cupcakes & Coffee

Os mais gulosos já devem conhecer a Spirito de outras andanças. A marca nasceu em Braga, no verão de 2011 e, só depois de ter deixado o Porto a babar-se por gelados artesanais, é que veio para cá. Mas nem só de gelados vive a Spirito. Aqui também pode encontrar cupcakes e café de especialidade.

O melhor sabor? Experimente um dos sabores Kinder.

Galerias
Publicidade

Mòdi

Attenzione, o paraíso dos gelados italianos abriu em Matosinhos, a poucos metros da praia. E dizemos mais, os gelados são feitos por quem sabe da poda: italianos de gema, com anos de experiência no assunto. Elonora Fedi, que fez Erasmus na ESAD e está em Portugal há vários anos, e o pai, Massimo Fedi, que teve uma geladaria em Itália durante 30 anos, são as caras por detrás do projecto. 

O melhor sabor? Pistáchio.

Matosinhos

Cremosi

Cremosi já é uma geladaria bem conhecida da cidade, com quatro lojas na Invicta. Na geladaria da Rua Mouzinho da Silveira, os gelados são montados numa pedra fria à vista de todos. Nós explicamos: são postos em camadas em cima de uma chapa fria e só depois entregues ao cliente. Quanto aos sabores, tem opções como iogurte, Nutella, ou amendoim. Há ainda há crepes, gofres, uma selecção de pastelaria gourmet e cupcakes. A lista de bebidas inclui batidos, granizados, sumos e limonadas naturais.

O melhor sabor? Avelã.

Baixa
Publicidade

Amorino

O que é que acontece quando um italiano vai para Paris atrás do amor e acaba por abrir uma geladaria? Nasce a Amorino, que significa cupido em italiano. Aqui servem-se gelados cremosos em forma de flor, sem corantes, e feitos com leite e ovos biológicos. Gofres, crepes e macarons de gelado são outras opções capazes de adoçar os seus dias.

O melhor sabor? Pergunte pelo gelado do mês, feito com produtos sazonais.

Santa Catarina

Gelataria Sincelo

Desde 1980 que a Sincelo ocupa o número 54 da Rua de Ceuta. Em 2017 esteve fechada durante uns meses para obras, mas reabriu cheia de novidades que não passam desapercebidas aos clientes que cresceram a devorar gelados neste espaço. Na Sincelo, que conta com uma selecção diária de 30 gelados e sorvetes, todos são produzidos de forma artesanal, sem corantes nem conservantes, e com ingredientes frescos escolhidos pelo mestre geladeiro.

O melhor sabor? Chocolate negro.

Baixa
Publicidade

Gelataria Neveiros

A Neveiros nasceu nos anos 60 pela mão de Alda Freiria, que veio de Cascais para a Invicta tentar a sua sorte. Começou a inventar receitas de gelados artesanais e com elas conquistou a alta sociedade portuense. Maria Adelaide e a filha Sandra, as actuais donas, compraram entretanto a Neveiros. Ficaram com algumas receitas e com os dois carrinhos de gelados que Alda usava para vender nas praias.

O melhor sabor? Morango.

Bonfim

Santini

Antes de Attilio Santini, o fundador, instalar os seus gelados no Tamariz, no Estoril, em 1949, já os fazia em Itália. Em 2015 chegaram, finalmente, ao Porto. Fizeram suspirar meia cidade e foram considerados por muitos como os melhores do mundo. Bombons de diferentes sabores também fazem as delícias de quem passa pela Santini.

O melhor sabor? Morango e Nata.

Taipas
Publicidade

Gelataria Artesanal Mo-Mo

A ideia desta geladaria artesanal nasceu na Polónia, mas foi no Porto que ganhou vida, em 2017, pelas mãos do português Luís Montes e da ucraniana Kateryna Moskalets. O casal mudou-se para Portugal depois de 8 anos a viver em Cracóvia, e abriu a geladaria que não utiliza corantes nem conservantes nos seus gelados. Usam frutas da época e alguns produtos biológicos.

 O melhor sabor? Framboesa.

Baixa

Gelataria Portuense

Neste laboratório de gelados artesanais, que são feitos ali mesmo, no fundo da loja, há sabores de época e algumas criações de autor. Também há smoothies, crepes, bolachas e algumas bebidas de café.

O melhor sabor? Stracciatella.

Aliados
Publicidade
Mostrar mais

Para misturar o doce e o salgado

Os melhores brunches no Porto

O Porto é conhecido pela boa comida mas não se fica só pelos pratos tradicionais. Também somos mestres na arte de dominar ovos, panquecas, tostas e bebidas de café. Tudo o que pode ser incluído nos melhores brunches no Porto. Amém.  

Por Editores da Time Out Porto

Os melhores pequenos-almoços no Porto

Desengane-se quem pensa que a primeira refeição do dia se resume a pão com manteiga e café. No Porto há uma imensidão de sugestões, provadas e aprovadas pela equipa da Time Out. Mas por favor, não lamba o ecrã ao ver os melhores pequenos-almoços no Porto.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Comentários

0 comments