Nivà Cremeria
©Ricardo Lopes | Nivà
©Ricardo Lopes

Os melhores gelados no Porto

Fruta ou chocolate? Esta é a pergunta que se impõe quando as temperaturas começam a subir. Saiba onde encontrar os melhores gelados no Porto, para comer e lamber por mais.

Publicidade

Se é daquelas pessoas que gostaria que o Verão durasse até ao Natal, espreite esta lista com os melhores gelados que pode encontrar no Porto. À beira-mar ou no centro da cidade, para comer em cone, copo ou taça, de fruta ou chocolate, aqui tem várias sugestões para desfrutar nestes dias quentes. Dos clássicos, como os de chocolate ou morango, aos mais fora da caixa, como o de laranja com fios de chocolate, dióspiro ou de pastel de nata (sim, leu bem), opções frescas e saborosas não faltam.

Recomendado: As melhores esplanadas no Porto

Os melhores gelados no Porto

  • Geladarias
  • Santa Catarina

A idade é um posto e a Neveiros, com 70 anos de vida, ainda está aí para as curvas. Com os sabores de sempre, como morango e baunilha; algumas criações próprias – desde gelado de natas do céu, salame de chocolate, tangerina, dióspiro ou o After 8 –; aos famosos bolos de gelado, um ícone da casa e uma solução para aniversários de Verão, não falta o que devorar aqui.

  • Geladarias
  • Aliados
  • preço 1 de 4

Os gelados que Ana Ferreira faz merecem um lugar especial no seu coração. E no seu congelador. Entre as opções mais gulosas há um menu de degustação, com seis sabores à escolha, ou a Taça Porto, com quatro sabores, dois toppings e natas. Entre os sabores há coisas como kiwi, pistaccio torrado, framboesa e hortelã, doce de leite ou abacate e limão.

Publicidade
  • Matosinhos

Com lojas em Turim, Cannes e Lisboa, este é o primeiro espaço da marca italiana, distinguida pelo guia gastronómico Gambero Rosso, no norte do país. A gelataria artesanal, que se orgulha de trabalhar com matérias-primas de qualidade, 100% naturais, produz os seus gelados diariamente, recorrendo a ingredientes como o leite dos Alpes, exclusivamente italiano; as avelãs e os pinhões do Piemonte; a fruta da época vinda de pequenos produtores, o café torrado moído ou o chocolate fondant esmagado à mão. Em copo ou cone, com direito a uma bolacha e topping de oferta, têm mais de 200 sabores, que vão variando consoante a disponibilidade dos produtos. Durante os meses de Verão, a Nivà instala o seu quiosque na praça exterior do Time Out Market Porto, onde vende alguns dos seus sabores mais pedidos.  

  • Geladarias
  • Matosinhos

Crumble de maçã e caramelo, creme de pistáchio crocante, morango, frutos do bosque, manga ou frozen iogurte são alguns dos sabores que pode encontrar nesta gelataria em frente à praia de Matosinhos – ora aí está uma óptima desculpa para comer o seu gelado com os pés de molho.

Publicidade
  • Geladarias
  • Flores

Se ainda não conhece esta gelataria, resolva já essa falha durante o seu próximo passeio pela Baixa. Passe pela loja e escolha entre queijo da Serra da Estrela com mel e nozes, pastel de nata, cheesecake de lima, tiramisú ou gelado de amendoim e caramelo salgado, um dos mais solicitados.

  • Geladarias
  • Santa Catarina

Antes de Attilio Santini, o fundador, instalar os seus gelados no Tamariz, no Estoril, em 1949, já os fazia em Itália. Em 2015 chegou, finalmente, ao Porto. Fizeram suspirar meio mundo e até foram considerados por muitos como os melhores do mundo. O Marabunta e os de morango e nata são os mais conhecidos, mas a carta já não é feita de clássicos. Há a secção "sabores do mês" e com sorte pode encontrar gelado de laranja com fios de chocolate, pêssego ou cereja. É preciso estar atento e, em dias de maior calor, não se importar de esperar um bocadinho na fila. A Santini já teve outras portas abertas na cidade do Porto, mas hoje tem morada no Via Catarina.

Publicidade
  • Geladarias
  • Baixa

Sem corantes ou conservantes, e produzidos com os ingredientes mais frescos, os gelados da Sincelo dispensam apresentações. Morango, framboesa e coco são alguns dos sabores de fruta, perfeitos para os dias quentes, mas há outros mais gulosos e igualmente imperdíveis. Em copo, cone, numa das míticas taças ou numa caixa de take-away para levar para casa, não há desculpas para não os provar.

  • Geladarias
  • Baixa

Bem conhecida, com quatro lojas espalhadas pela cidade, na Cremosi, na Rua Mouzinho de Oliveira, os gelados são montados numa pedra fria à vista de todos. São postos em camadas em cima de uma chapa fria e só depois entregues ao cliente. Quanto aos sabores, tem opções como maracujá, avelã ou alperce. Há ainda há crepes, gofres ou panquecas. A lista de bebidas inclui batidos ou chocolates quentes com opção de gelado dentro do copo.

Publicidade
  • Geladarias
  • Santa Catarina
  • preço 1 de 4

Gosta de gelados? Então entrou no sítio certo. A La Copa tem mais de duas dezenas de sabores artesanais e dá sempre prioridade à fruta da época na confecção dos seus gelados, que são preparados artesanalmente com Água de Luso ou leite do dia Vigor. Há ainda crepes – sem glúten, se o cliente pedir – e panquecas. O melhor sabor? Qualquer um com fruta fresca.

  • Geladarias
  • Clérigos

O que é que acontece quando um italiano vai para Paris atrás do amor e acaba por abrir uma gelataria? Nasce a Amorino, que significa cupido em italiano. Aqui servem-se gelados cremosos em forma de flor, sem corantes e feitos com leite e ovos biológicos. Além deste espaço na Rua das Carmelitas, a maior Amorino do mundo, há ainda uma loja na Rua de Santa Catarina e outra nos Clérigos.

Para acabar com a dieta:

Com ou sem ovo, com molho picante ou adocicado, com bife bem ou mal passado. Criada há 70 anos, a famosa francesinha é a estrela da cidade e todas as casas lhe dão um toque especial. Há quem prefira a tradicional, com carne assada ou com um bom bife de vaca no seu recheio e, claro, com os enchidos da melhor qualidade lá pelo meio. No entanto, há cada vez mais adeptos das variações – das francesinhas vegetarianas, às que optam pela carne de frango, das que são finalizadas em forno a lenha às que adicionam camarões ao prato.

O Porto é conhecido pela boa comida, mas não se deixa ficar apenas pelos pratos tradicionais. Também somos mestres na arte de dominar ovos, panquecas, tostas e bebidas de café. E tudo isto está incluído nesta lista com os melhores brunches no Porto e arredores. Seja num mercado de frescos ou numa guest house, durante a semana ou nos dias de descanso, há duas coisas que estão garantidas: mesas fartas e comida boa e muito fotogénica. Se nunca sabe onde ir, aqui vai encontrar as respostas. De nada.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade