A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Autocarros do Porto vão ser movidos a electricidade 100% renovável

A STCP assinou um contrato para o fornecimento de energia 100% renovável, que vai reduzir a emissão de dióxido de carbono nos seis concelhos onde opera.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto escolheu a empresa espanhola Acciona para o fornecimento de energia 100% renovável da sua frota. O contrato assegura o fornecimento de 5000 MWh (megawatts por hora) de energia renovável e vem com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Eléctrica Nacional).

Esta solução permitirá evitar a emissão de 1046 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, mostrando-se assim mais eficiente do que outras ofertas de electricidade (como a geração termoeléctrica) e reduzindo a pegada ecológica nos municípios onde opera: Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Valongo.

A Acciona detém vários activos de produção de origem renovável em Portugal, entre os quais a central fotovoltaica da Amareleja. “A electrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes", diz Alexandre Kisslinger, director da divisão de energia da Acciona em Portugal, citado em comunicado.

+ Transportes públicos da Área Metropolitana do Porto vão ser reforçados

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade