A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Autocarros robôs pelas ruas da Invicta em 2019

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Nunca pensou viver tempo suficiente para ver robôs a circular pelas ruas do Porto? Então alegre-se e agradeça por ainda andar por cá. Em declarações à TSF, a Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) anunciou que, no final do próximo ano, vai testar um autocarro sem condutor e movido a energia eléctrica pelas ruas da Invicta.

O projecto, que se encontra neste momento em fase de escolha dos veículos (terão baterias com uma autonomia de oito horas, estimam) será experimentado em várias outras cidades ao abrigo de um consórcio europeu chamado FABULOS.EU.

“A STCP entra no consórcio a convite do fórum Virium de Helsínquia pelo facto da STCP ser considerada uma empresa inovadora e com um histórico de projectos de investigação e desenvolvimento na Europa”, explicou Paulo Ferreira, director administrativo e financeiro desta sociedade.

Além do Porto e de Helsínquia, países como a Estónia, a Noruega, a Holanda e a Grécia também vão acolher o projecto. Este, pensado para três anos, terá um orçamento de 7,8 milhões de euros, comparticipado em 90% pela União a Europeia a fundo perdido. A STCP entrará com um milhão.

+ Sete ideias geniais dos cientistas e investigadores do Porto

+ O Porto é a segunda melhor cidade para (quase) tudo

Últimas notícias

    Publicidade