A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Batalha Centro de Cinema
Paulo Cunha Martins/Batalha Centro de CinemaBatalha Centro de Cinema

Batalha volta a receber as Matinés do Cineclube. A primeira acontece este domingo

Na sessão inaugural será exibido 'Berlin: Symphony of a Great City' (1927), de Walter Ruttmann.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Este domingo, dia 15 de Janeiro, o Batalha Centro de Cinema volta a receber as Matinés do Cineclube do Porto. Estas irão acontecer quinzenalmente, aos domingos, às 11.15, e debruçar-se-ão sobre os clássicos da sétima arte, alguns filmes de arquivo e sobre o cinema contemporâneo.

Na sessão inaugural será exibido Berlin: Symphony of a Great City (1927), de Walter Ruttmann, uma das mais marcantes obras dos anos 20 do século passado que, apesar de quase ter estreado neste cinema, nunca o chegou a ser. “O filme, que capta o pulsar da vida moderna da capital alemã com uma montagem frenética, estava previsto na primeira sessão do Cineclube no Batalha, a 11 de Novembro de 1947”, avança o site porto.pt. No entanto, “a projecção foi travada pela censura e substituída por Le jour se lève (1939), de Marcel Carné”. Este último será apresentado na segunda sessão das Matinés do Cineclube, no próximo dia 29.

A iniciativa pretende, desta forma, recuperar as matinés que ocuparam este espaço durante várias décadas, desde os anos 40, transmitindo alguns dos filmes que marcaram a história de um dos mais antigos cinemas do país ainda em funcionamento. Os bilhetes custam 5€ e podem ser comprados aqui

+ Batalha contra o tempo. As obras que revelaram segredos do regime e deram nova vida ao mítico cinema

Últimas notícias

    Publicidade