Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Caricaturas de Manoel de Oliveira em exposição no Porto
Notícias / Eventos e festivais

Caricaturas de Manoel de Oliveira em exposição no Porto

Museu Nacional de Imprensa - Porto Cartoon
©DR Donald Trump, com cara de camaleão e a língua feita com uma nota de dólar é o vencedor deste Porto Cartoon

Cerca de 40 caricaturas de Manoel de Oliveira (1908-2015) vão estar expostas no Península Boutique Center, até 11 de Março. A exposição, inaugurada este sábado, dia 17, e organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), é resultado do Prémio Especial de Caricatura dedicado a Manoel de Oliveira no XV PortoCartoon-World Festival.

Os artistas que assinam estas caricaturas vêm de inúmeros países, tais como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Manoel de Oliveira e José Saramago foram a razão pela qual, em 2013, o MNI decidiu criar este prémio. Nesse ano o cineasta recebeu os principais vencedores do XV PortoCartoon em sua casa e, com sentido de humor, apreciou os diferentes retratos.

Figuras como Nelson Mandela, Sara Sampaio, Siza Vieira, e Chaplin também já foram caricaturadas. No ano passado, 2017, as escolhas foram António Guterres e Pablo Picasso e para 2018 já foram apontados os nomes de Amália Rodrigues e Woody Allen.

Esta exposição marca a sétima vez que o Museu Nacional de Imprensa homenageia o cineasta e o seu trabalho. 

PortoCartoon World Festival arranca este fim-de-semana 

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments