A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cartonista belga Luc Descheemaeker é o vencedor do Porto Cartoon

Escrito por
Marta Costa
Publicidade

Donald Trump, presidente dos EUA, com cara de camaleão e uma nota de um dólar no lugar da língua. Foi esta a interpretação do cartoonista belga Luc Descheemaeker para o tema "Línguas e Mundo", que venceu o primeiro lugar do Porto Cartoon 2019, como anunciou estes dias a organização. Sobre o tema desta edição, o "Desaparecimento da Língua", Luiz Humberto Marques, organizador deste festival de humor, referiu que "existem no Mundo 6000 idiomas e 2600 correm o risco de desaparecer".

"Este trabalho, não só do ponto de vista artístico, é um trabalho excepcional", disse em declarações à Lusa o também director do Museu Nacional da Imprensa. "Mostra, aliás, uma técnica inovadora, porque o artista trabalha primeiro no computador e depois vai pintando (...), mas tem uma leitura do ponto de vista do conteúdo muito forte, muito expressiva e muito actual. É talvez dos trabalhos mais pertinentes em termos de reflexão. Dá perfeitamente para se fazer, a partir dele, muitos debates sobre o tema da língua", explicou.

O segundo prémio foi para Mojnir Mihatou, da Croácia. No seu trabalho aparecem duas caras a deitar a língua de fora e, em cima destas, duas metades de uma noz. O terceiro lugar foi para o espanhol David Vela, onde é possível ver um indígena na selva e três rolos de papel, ou seja, os dicionários de língua espanhola, de língua inglesa e de língua portuguesa.

Cartoon de David Vela
©DR

O concurso tinha ainda outras duas categorias: a Fernão de Magalhães, onde o primeiro prémio foi atribuído a Pedro Ribeiro Ferreira, que apresentou um desenho do navegador a comer o mundo como se este fosse uma maçã. E a categoria que destaca a figura de Bob Dylan, onde venceu o brasileiro Luiz Carlos Fernandes.

+ Galerias de Arte que deve conhecer no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade