A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Casa Barbot reabilitada para ser o novo pólo cultural de Vila Nova de Gaia

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Construída originalmente em 1904 como residência familiar e adquirida pela Câmara Municipal de Gaia em 2007, que ali instalou a Casa da Cultura, tendo depois fechado devido ao seu estado de degradação, a Casa Barbot vai ser remodelada para se tornar no novo pólo de cultura de Vila Nova de Gaia. As obras, no valor de 300 mil euros, foram anunciadas em reunião camarária na semana passada.

A Casa, que deve o seu nome a Ermelinda Barbot, sua proprietária em 1945, está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982 e vai sofrer a reabilitação há muito aguardada para se tornar no novo pólo cultural do município. Nesse sentido, pretende receber visitas, exposições temporárias, lançamentos de livros e outros eventos culturais.

Em 2017 e 2018 já fora realizada uma intervenção da autarquia que consistiu na conservação e reparação de coberturas, caixilharias e gradeamentos exteriores e sanação de infiltrações existentes. O edifício, situado na Avenida da República, é o único exemplo de Arte Nova do concelho.

Tudo o que pode fazer em Gaia em 1 dia

+ Os melhores restaurantes em Gaia

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade