A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Hoteis, The Lodge Wine and Business Hotel, Restaurante, D Maria
©Francisco Almeida DiasThe Lodge Wine and Business Hotel, Restaurante, D Maria

Chef Henrique Fogaça organiza jantares de norte a sul do país, com chefs convidados

O chef brasileiro, conhecido por ser um dos júris do Masterchef Brasil, vai andar a apresentar o seu livro 'O Mundo do Sal'.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O chef brasileiro Henrique Fogaça, conhecido por ser um dos júris do Masterchef Brasil, vai fazer cinco jantares a quatro mãos com chefs portugueses, em cinco localidades de norte a sul do país, com o objectivo de apresentar o seu livro O Mundo do Sal. A empreitada começa em Aveiro, seguindo depois para o Porto e, daqui, para Cascais, Évora e Porches, no Algarve.

Em comunicado, anunciam que os jantares, “que visam celebrar a gastronomia portuguesa juntamente com a gastronomia brasileira, num grande evento de fusão, harmonizado com grandes vinhos portugueses”, acontecem entre Fevereiro e Março. O primeiro é já no dia 23 do próximo mês. Henrique Fogaça irá cozinhar no Hotel Montebelo Ílhavo Vista Alegre, com o chef residente Rui Rodrigues. 

O jantar no Porto será no dia 25 de Fevereiro no The Lodge Hotel, em Vila Nova de Gaia, e terá como chef convidado João Vieira. O restaurante Lota da Esquina, em Cascais, acolherá o terceiro evento, que contará com a participação de Vítor Sobral no primeiro dia de Março; e, dois dias depois, o Hotel Convento do Espinheiro será o anfitrião. Aqui, Fogaça irá ter como companheiro de cozinha o chef residente Jorge Peças.

O último jantar, no dia 4 de Março, acontece no Restaurante Atlântico do Vila Vita Parc Resort com a ajuda extra de João Viegas. Os jantares custam 125€ e incluem a oferta do livro autografado O Mundo do Sal. A obra “relata o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade”, acrescentam. 

Além de traçar um perfil do “único mineral que os seres humanos comem”, explorando as suas diferentes variedades e tipologias – aqui com o contributo do jornalista Rogerio Ruschel –, o livro inclui ainda 45 receitas do chef Henrique Fogaça, que vão das saladas às carnes, dos risotos aos assados, das granolas às rabanadas. Para quem quiser ficar alojado nos hotéis anfitriões, há tarifas especiais através do código SAL, que será validado no período do evento.

O Mundo do Sal
©DRO Mundo do Sal

+ Primeira paragem: Boticas. O restaurante itinerante de João Rodrigues estreia-se já este mês

Últimas notícias

    Publicidade