A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Chris Petit e Matías Piñeiro em destaque no Porto/Post/Doc 2018

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O festival de cinema escolheu Ficções do Real como tema da edição deste ano e vai ter em destaque os realizadores Chris Petit e Matías Piñeiro. O Porto/Post/Doc acontece de 24 de Novembro a 2 de Dezembro em diferentes espaços da cidade. 

Durante o evento vai poder assistir a grande parte do trabalho do britânico Chris Petit. Entre os filmes e curtas-metragens que vão ser exibidas, vai estar Negative Space, de 2000, um filme experimental que reflecte sobre o modo como vemos e como recordamos as imagens. No fim está marcada uma conversa com o cineasta, juntamente com a investigadora britânica Laura Mulvey. 

Já o argentino Matías Piñeiro, uma das jovens promessas do cinema latino-americano, que se tem dedicado a adaptações livres de textos de Shakespeare para cinema, vai acompanhar a exibição de cinco dos seus filmes, entre eles Viola, In The Museum, La Princesa de Francia Hermia & Helena. Além disto, Piñero vai apresentar ainda Il Monte delle Formiche, do realizador Riccardo Palladino, filme que vai estar em estreia nacional.

Na programação está também contemplada uma retrospectiva da dupla portuguesa António Reis e Margarida Cordeiro, que vai contar com um programa de conversas e a exibição de uma versão restaurada e digitalizada de Trás-os-Montes, de 1976. Também vão estar em cartaz os filmes Jaime (1974), Ana (1985) e Rosa de Areia (1989). O painel Rever Reis e Cordeiro, inserido no seminário Fórum do Real, tem convidados ainda por anunciar.

O festival vai passar pelo Rivoli, pelos cinemas Passos Manuel e Trindade, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, pelo Maus Hábitos e pela Universidade Católica Portuguesa. Cada sessão tem um custo de 5€ e os bilhetes podem ser levantados em qualquer um dos locais. 

Paralelamente, de 27 a 29 de Novembro, há um workshop dirigido por Laura Mulvey. Durante três sessões, Texts of muteness: maternal silences and cinema as an expressive mode vai abordar questões de género com base em quatro filmes, todos dirigidos por mulheres, mas produzidos dentro de contextos sociais e culturais diferentes. Até 30 de Outubro a inscrição no curso tem um custo de 100€.  

+ Fórum do Futuro conta com a presença da líder das Pussy Riot

+ Coisas para fazer no Porto em Outubro

Últimas notícias

    Publicidade