Coisas para fazer no Porto em Outubro

Seja curioso e espreite esta lista com as melhores coisas para fazer no Porto em Outubro. Vá, parta à descoberta
Festival Internacional de Marionetas do Porto
© Susana Neves O Festival Internacional de Marionetas do Porto é um dos eventos que deve marcar na agenda este mês
Por Bárbara Baltarejo |
Publicidade

O Outono chegou, é um facto, mas (pelo menos para já) veio carregado de dias soalheiros a pedir umas voltinhas fora de casa. Aqui tem a lista prometida de coisas para fazer no Porto em Outubro. E há muito por onde escolher. Com a rentrée que se assinalou no mês passado, as salas de espectáculos abrem as portas com muitas opções, desde teatro a música, sem esquecer as festas. Também há festivais gastronómicos para alegrar o estômago, festivais de teatro cómico para rir até doer a barriga e uma feira de bem-estar. Como vê, há alternativas para todos os gostos. Parta à descoberta. 

Recomendado: 10 coisas para fazer ao domingo no Porto

Coisas para fazer no Porto em Outubro

1
O trabalho de Robert Mapplethorpe vai estar em Serralves
©DR
Arte

Robert Mapplethorpe

icon-location-pin Fundação de Serralves, Porto
icon-calendar

Robert Mapplethorpe é uma das mais influentes figuras da fotografia contemporânea. Concebida em parceria com a Robert Mapplethorpe Foundation e com curadoria a cargo de João Ribas, Serralves recebe uma retrospectiva, em grande escala, da obra de Mapplethorpe (Nova Iorque, EUA, 1946 — Boston, EUA 1989). Retratos, naturezas mortas e nus eróticos serão alguns dos temas que por lá vai encontrar.

2
Time Out Discovery Games
Coisas para fazer

Time Out Discovery Games

icon-location-pin Porto, Porto
icon-calendar

Só precisa do telemóvel para partir à descoberta dos recantos do Centro Histórico do Porto e dos Jardins do Palácio de Cristal. Descarregue os Time Out Discovery Games e perca-se no Porto. São dois jogos de descoberta, que permitem avançar no terreno à medida que vai resolvendo pistas, contando com ajudas e lendo sobre retalhos da história. Basta aceder a uma aplicação para poder jogar a qualquer hora. Descarregue os Time Out Discovery Games em www.secretcitytrails.com. 21€ para um grupo de 2 a 5 pessoas.

Publicidade
3
Visitar os trabalhos de Anish Kapoor, em Serralves, é apenas uma das coisas que pode fazer este fim-de-semana
©DR
Arte

Anish Kapoor

icon-location-pin Fundação de Serralves, Porto
icon-calendar

O Verão traz Anish Kapoor (Bombaim, India, 1954), um dos mais proeminentes escultores da actualidade, ao Porto. Kapoor, que vive em Londres, alcançou reconhecimento internacional enquanto membro da geração de novos escultores britânicos dos anos 1980, pelas suas esculturas a uma escala monumental. Um dos seus trabalhos mais icónicos é a Cloud Gate, em Chicago. O seu trabalho estará exposto no parque e no museu, e vai poder admirar peças nunca antes mostradas ao público.

4
Emmanuel Nassar
©Emmanuel Nassar
Arte

Trapiocas

icon-location-pin Kubikgallery, Porto
icon-calendar

A vida do Brasil é mostrada na Kubikgallery por Emmanuel Nassar, um artista que começou a expor na década de 80 e desde logo mostrou interesse em interligar a arte popular e a erudita, com um piscar de olho pronunciado à pop art e à arte conceptual. Os seus trabalhos têm cores fortes, um polvilhado de ironia e referências aos modos de vida precários, recorrendo a materiais pobres, usados pelo povo na construção das suas soluções diárias. Nassar tem, como se depreende, no quotidiano brasileiro uma constante fonte de referências visuais, sociais e políticas.

Publicidade
5
Ana Pérez- Quiroga
©Ana Pérez- Quiroga
Arte

¿De que casa eres?

icon-calendar

A apresentação de Ana Pérez-Quiroga, com a obra De Que Casa Eres?, criada em torno de um episódio da história de Espanha, relacionado com
o exílio de 2895 crianças na União Soviética, aquando da Guerra Civil. Portas abertas
 de sábado 22 em diante.

Mais coisas para fazer em Outubro

Encontros da Imagem
DR
Arte, Fotografia

Encontros da Imagem: 30 anos a encontrar imagens

Tudo começou em 1987, numa associação ligada à fotografia e ao cinema amador. Nos 30 anos que se seguiram, o conceito dos Encontros da Imagem ganhou corpo, evoluiu com os tempos e consolidou-se como um dos mais importantes e antigos festivais de fotografia da Europa. 

Galeria da Biodiversidade
© João Saramago
Coisas para fazer, Exposições

O que tem a Galeria da Biodiversidade?

Fica na Casa Andresen, no Jardim Botânico, e é uma mistura de museu científico com Centro Ciência Viva. A exposição está dividida por módulos e há de tudo dentro desta Galeria da Biodiversidade: literatura, ciência, arte,... Saiba o que é que a Galeria da Biodiversidade tem.

Publicidade