'Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho'
@ Sérgio Monteiro | "Gustavo Ludgero: quatro décadas de trabalho"
@ Sérgio Monteiro

As exposições que não pode perder no Porto

Da pintura à escultura e da fotografia à ilustração, há muito para ver e admirar na cidade. Descubra as exposições a não perder no Porto.

Ana Catarina Peixoto
Publicidade

A cena artística e cultural do Porto apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos. Os museus e galerias da cidade continuam a apostar numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. Do trabalho de figuras emblemáticas da arquitectura portuguesa ao de ícones da fotografia internacional, há muito para explorar através das exposições que, actualmente, tomam conta do Porto, em espaços de visita obrigatória como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Galeria Municipal do Porto. Com tanta variedade, vão faltar-lhe desculpas para não alinhar numa incursão cultural.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

As exposições que não pode perder no Porto

  • Arte
  • Matosinhos
As obras de um dos arquitectos mais influentes da actualidade vivem, por estes dias, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, na exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia”, que permite entrar no universo criativo do arquitecto japonês. A exposição está disponível até dia 8 de Março e conta com maquetes, desenhos, fotografias e textos relacionadas com as obras de Kengo Kuma, incluindo ainda uma programação recheada de oficinas, conferências, performances, concertos e visitas guiadas. Entre as principais obras do arquitecto em Portugal estão a renovação do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e também o projecto de reabilitação do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, que está a ser reconvertido num espaço empresarial, cultural e social.
  • Arte
  • Leça da Palmeira
Através de escultura, literatura, fotografia, instalação, vídeo e performance, "People in Motion" propõe uma reflexão urgente sobre as migrações de pessoas, sementes e ideias. Organizada pela Fundação Livraria Lello, com a curadoria de Roberto Cremascoli, a exposição no Mosteiro de Leça do Balio aborda o impacto humano, cultural e social do movimento, recuperando histórias que moldaram as comunidades ao longo dos anos, com vários autores convidados, como Álvaro Siza, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Isabel Lucas, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Rita Burmester, Inês d’Orey, Nuno Cera e Paulo Catrica. 
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Quem não se lembra da famosa banana solitária, colada à parede com fita-cola, que fez furor em vários locais, dividiu opiniões e acabou por ser vendida por seis milhões de euros? Comediante, de Maurizio Cattelan, é uma das 26 obras presentes em Serralves na exposição "Sussurro", uma retrospectiva do irreverente artista italiano e uma reflexão sobre a história do nosso tempo, através de uma mistura entre seriedade, sátira e humor. A exposição pode ser vista até 11 de Janeiro, foi especificamente pensada para o edifício da Casa de Serralves e, além desta peça, conta também com outras obras apresentadas pela primeira vez em Portugal, com a curadoria de Philippe Vergne.
  • Arte
  • Campanhã
Enquanto o antigo Matadouro de Campanhã ganha uma nova vida, há uma exposição que pode ver por aqui. “Gustavo Ludgero: Quatro Décadas de Trabalho” reúne várias obras do artista portuense e está patente até 16 de Novembro, podendo ser visitada de forma gratuita aos fins-de-semana, das 14.00 às 19.00. Conte ainda com um conjunto de visitas guiadas para explorar melhor esta exposição: no sábado, dia 8 de Novembro, há uma visita com as curadoras da exposição e o artista; e no dia 16, às 16.00, Gustavo Ludgero conduz uma visita comentada pelo seu trabalho.
Publicidade
  • Arte
  • Porto
A primeira apresentação da fotógrafa Helena Ramos em Portugal, vencedora do Prémio novobanco Revelação 2025, tem lugar no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Ao longo de 138 fotografias, Helena Ramos percorre universos distintos, da vida nocturna à arquitectura, passando pela natureza e relações humanas, prestando uma atenção particular às formas de convivência e ao poder transformador da empatia. A exposição está patente até 5 de Abril de 2026.
  • Arte
  • Baixa
Através de 30 obras em guache, a exposição "Nadir Afonso: a Geometria do Absoluto" revela a mestria de um dos artistas portugueses mais importantes do século XX, na exploração da forma e da cor. A mostra, em exibição na Torre dos Clérigos, conta com 23 peças inéditas e com sete obras apresentadas pela primeira vez no Porto, numa viagem de descoberta pelo trabalho do artista. 
Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita
Céu Guarda, um dos maiores nomes no panorama da fotografia portuguesa, traz ao Museu Nacional Soares dos Reis a exposição “Ver sem pressa o que não me pertence”, de 25 de Outubro a 18 de Janeiro de 2026. O trabalho é o resultado de uma residência artística enquadrada no tema da programação anual do museu (“Confluências e Criação”) e é composto por retratos e fotografias que contam o percurso de Céu Guarda e a sua perspectiva do MNSR, desde as peças aos autores, e também todo o seu caminho fora dele.
  • Arte
  • Fotografia
  • Grande Porto
As fotografias que marcaram o mundo estão de regresso ao Fórum da Maia para mostrar e contar as histórias que venceram o World Press Photo. As imagens podem ser vistas até ao dia 3 de Dezembro, com entrada gratuita, e abordam temas que vão desde os conflitos aos desafios ambientais. Este ano, a maior competição de fotojornalismo no mundo recebeu mais de 59 candidaturas, oriundas de 3778 fotógrafos de 141 países. Entre as imagens vencedoras está o trabalho da portuguesa Maria Abranches, que com o seu projecto "Maria" foi distinguida na categoria "Histórias". 
Publicidade
  • Arte
  • Porto
O novo ciclo de exposições da Galeria Municipal do Porto reúne três propostas distintas para serem visitadas entre 15 de Novembro e 15 de Fevereiro. A dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela apresentam, no piso 0, a exposição "Estado de Espírito", com mais de 15 anos de trabalhos dedicados ao filme, ao vídeo, à fotografia, ao desenho e à escultura. Já no piso 1, a exposição colectiva de Kiluanji Kia Henda, com três artistas angolanos -- Lilianne Kiame, Flávio Cardoso e Raul Jorge Gourgel --, reflecte sobre as promessas, fracassos e ruínas da modernidade. Por fim, no piso -1, com curadoria de Matilde Seabra, a GMP apresenta “Aprender a ensinar, ensinar a aprender” com Elvira Leite, uma exposição que conta com uma mostra de pinturas raramente vistas e a recriação do atelier de Elvira Leite. 

Mais cultura no Porto

  • Arte
  • Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

  • Arte
  • Galerias

O Porto respira arte e a criatividade pulsa um pouco por toda a cidade: nas lojas e galerias e nos murais de arte urbana que se espalham por todo o lado. Se quer levantar o véu a este lado artístico da Invicta, entre sem medos nas suas galerias (muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda e outras na zona do Bonfim) que capacitam o Porto de uma dinâmica artística sem par.  Dê uma vista de olhos ao que os artistas nativos, e não só, andam a fazer e, se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil, ou dispendioso, como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que aqui destacamos.

Recomendado: 16 obras de arte para ver no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Somos absolutamente apaixonados por esta cidade. Pelas suas ruas estreitas e casas coloridas, pelos miradouros com vistas de cortar a respiração, pelas galerias cheias de arte antiga e contemporânea, pelos jardins e museus, e pelos restaurantes com comida tradicional ou do mundo. A Invicta é uma caixinha de surpresas, mas estas nem sempre se revelam ao primeiro olhar. É preciso descobri-las. Para que nada lhe escape, aqui tem uma lista com 45 coisas incríveis para fazer no Porto. Leia-a com atenção e partilhe-a com quem mais gosta.

Fez alguma coisa desta lista que tenha adorado? Pode partilhá-la no hashtag #TimeOutDoList e taggar @TimeOutEverywhere. Sabe como é que a Time Out selecciona as melhores coisas para fazer no mundo inteiro? Espreite aqui.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade