A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Exposição de Mark Bradford em Serralves
© João MarinhoExposição de Mark Bradford em Serralves

Exposições a não perder no Porto

Da pintura à escultura, da fotografia à ilustração, há muito para ver e admirar na cidade. Descubra as exposições a não perder no Porto, muitas delas com entrada livre.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A cena artística e cultural apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos. Os museus e galerias do Porto continuam a apostar numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. De figuras emblemáticas da arquitectura e fotografia, a nomes relevantes da pintura portuguesa, passando por artistas contemporâneos cuja prática artística tem uma forte componente de investigação, é só escolher. Não há desculpa para não se aculturar – até porque pode entrar em boa parte destas exposições sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

Exposições a não perder no Porto

  • Arte
  • Grande Porto
Em parceria com o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, e curadoria do arquitecto Joaquim Vieira de Magalhães, o Museu Municipal de Penafiel apresenta a exposição Portas da Percepção, com 33 obras originais de um dos grandes nomes da arte contemporânea portuguesa. A mostra retrata a multiplicidade e pluralidade de técnicas utilizadas pelo mestre ao longo do seu percurso artístico, como aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco. Pode ser visitada até 9 de Outubro.
  • Arte
  • Clérigos
Desde o pós-25 de Abril à actualidade, esta exposição é uma homenagem às mulheres do rock português. A sua história é contada através de discos, cassetes, roupas, adereços, rabiscos de letras, pautas e instrumentos, entre outros objectos marcantes. Dos nomes históricos aos emergentes, poderá conhecer melhor Ana da Silva (The Raincoats), Anabela Duarte (Mler Ife Dada), Ana Deus (Três Tristes Tigres), Xana (Rádio Macau), Manuela Azevedo (Clã), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Sandra Baptista (Sitiados), Carolina Brandão (Sunflowers) e Lena D’Água, entre outras. A não perder, na Casa Comum da U.Porto, com entrada livre.
Publicidade
  • Arte
  • Digital e interactivo
  • Porto
Quando o sol se deita, Serralves transforma os seus jardins numa grande exposição ao ar livre de fruição nocturna. Serralves em Luz traz outra magia ao parque, dando a descobrir novas perspectivas em torno deste património natural e arquitectónico. Com desenho de luz de Nuno Maya, em articulação com a equipa de Serralves, são criadas experiências visuais e sensoriais com diferentes percepções entre o real e o imaginário, através de 25 instalações.

Mais cultura no Porto

  • Arte
  • Obra-prima

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.

  • Coisas para fazer

O Porto não é só Foz, nem é só Ribeira, mas sim uma combinação de factores que se juntam para tornar esta cidade na mais bonita do mundo (modéstia à parte, claro). Se anda esquecido dos seus encantos, entre os quais se contam lugares como a Fundação Serralves, o Teatro Nacional São João, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello & Irmão, e a Serra do Pilar, este artigo é para si. Leia-o com atenção, relembre algumas das razões que fazem os turistas apaixonarem-se pela Invicta, e revisite as maiores atracções no Porto. 

Recomendado: Roteiro de arte urbana no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade