A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Exposição de Mark Bradford em Serralves
© João MarinhoExposição de Mark Bradford em Serralves

Exposições a não perder no Porto

Da pintura à escultura, da fotografia à ilustração, há muito para ver e admirar na cidade. Descubra as exposições a não perder no Porto, muitas delas com entrada livre.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A cena artística e cultural apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos. Os museus e galerias do Porto continuam a apostar numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. De figuras emblemáticas da arquitectura e fotografia, a nomes relevantes da pintura portuguesa, passando por artistas contemporâneos cuja prática artística tem uma forte componente de investigação, é só escolher. Não há desculpa para não se aculturar – até porque pode entrar em boa parte destas exposições sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Dez novos museus para visitar no distrito do Porto

Exposições a não perder no Porto

  • Arte
  • Porto
O artista chinês Ai Weiwei é conhecido por ser um activista pelos direitos humanos e pela liberdade, mas também pelo uso inteligente das tecnologias de comunicação. Recorre a vários modos de análise e produção, dependendo do rumo e dos resultados da investigação que o ocupa no momento. A sua produção é diversificada e inclui fotografia, instalação, escultura, arquitectura, arte pública e performance. Depois de se estrear em Portugal com uma exposição na Cordoaria Nacional, em Lisboa, é a vez de o Porto poder descobrir a sua arte. No dia 23 de Julho, Ai Weiwei vai trazer uma exposição a Serralves, concebida especificamente para o Parque e a sala central do Museu. As obras em exposição no Museu podem ser vistas até 5 de Fevereiro de 2022. No Parque, a peça Pequi Tree (Pequi vinagreiro) ficará até 9 de Julho do próximo ano. 
  • Arte
  • Matosinhos
Os últimos 50 anos da história da moda em Portugal estão em exposição na Casa do Design, em Matosinhos, em colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda. Com uma selecção de quase 200 coordenados de designers de diferentes gerações, percursos e linguagens, a mostra conta com referências ao mundo do espectáculo, aos ofícios tradicionais e à sustentabilidade – da cultura popular à erudita, da urbanidade ao mundo rural. Para ver de 19 de Março a 18 de Setembro.
Publicidade
  • Arte
  • Porto
Após o final da ditadura militar brasileira, o movimento de arte Geração 80 celebrou a sua recém-adquirida liberdade com um estilo de pintura gestual e expressivo. Leonilson foi um dos seus grandes expoentes, cujo trabalho poderá conhecer no Museu de Serralves, na primeira grande retrospectiva da sua obra em Portugal. Reúne mais de 250 trabalhos de amplo espectro, desde as primeiras pinturas aos bordados introspectivos dos últimos anos.
  • Arte
  • Fotografia
  • Baixa
“Identidades” é uma exposição colectiva do grupo fotográfico “Diez Miradas”, que visa mostrar a identidade individual e/ou social relacionando-a com questões concretas do mundo que nos rodeia. Através de um tema principal – o retrato – as imagens revelam diferentes olhares que dialogam entre si. São imagens realizadas em viagem ou na vida quotidiana com o objectivo de retratar tradições que ainda perduram ou procurar identidades perdidas que se reinventam, dia após dia. Com trabalhos dos fotógrafos Cristóbal Carretero Cassinello, Xavier Ferrer Chust, Joan Forteza, Rubén García Felices, Juan Carlos Gargiulo, Manel Quiros, Ramón Siscart, Pablo Tarrero, Paz Vicente e Rui Morão, a quem a exposição é dedicada, a título póstumo.
Publicidade
  • Arte
  • Fotografia
  • Baixa
O Centro Português de Fotografia apresenta uma exposição de produção própria que pretende homenagear as mulheres fotógrafas representadas na Colecção Nacional de Fotografia. São mulheres que contribuíram para a excelência da narrativa fotográfica e romperam com os conceitos pré-concebidos de uma profissão dominada pelos homens.
  • Arte
  • Pintura
  • Porto
"Ágora" é a primeira exposição em Portugal de Mark Bradford, considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2021 pela revista Time. No Museu de Serralves, o artista californiano dará a conhecer uma nova série de pinturas, tapeçarias e trabalhos sobre papel que procuram entender a época medieval enquanto metáfora incisiva das tensões sociais e dos conflitos da contemporaneidade.
Publicidade
  • Arte
  • Clérigos
Desde o pós-25 de Abril à actualidade, esta exposição é uma homenagem às mulheres do rock português. A sua história é contada através de discos, cassetes, roupas, adereços, rabiscos de letras, pautas e instrumentos, entre outros objectos marcantes. Dos nomes históricos aos emergentes, poderá conhecer melhor Ana da Silva (The Raincoats), Anabela Duarte (Mler Ife Dada), Ana Deus (Três Tristes Tigres), Xana (Rádio Macau), Manuela Azevedo (Clã), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Sandra Baptista (Sitiados), Carolina Brandão (Sunflowers) e Lena D’Água, entre outras. A não perder, na Casa Comum da U.Porto, com entrada livre.
  • Arte
  • Grande Porto
Em parceria com o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, e curadoria do arquitecto Joaquim Vieira de Magalhães, o Museu Municipal de Penafiel apresenta a exposição Portas da Percepção, com 33 obras originais de um dos grandes nomes da arte contemporânea portuguesa. A mostra retrata a multiplicidade e pluralidade de técnicas utilizadas pelo mestre ao longo do seu percurso artístico, como aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco. Pode ser visitada até 9 de Outubro.
Publicidade
  • Arte
  • Leça da Palmeira
Uma viagem pela vida marinha ao largo do Atlântico é o que propõe a artista plástica Elisa Ochoa. Em colaboração com o CIIMAR (Centro interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), olhou para as paisagens marinhas do século passado, abordando a fauna e flora à superfície e nas profundezas do oceano, para alertar para um desenvolvimento sustentável da sociedade.
  • Arte
  • Porto
A primeira das grandes exposições que Serralves apresentará durante o ano de 2022 pertence a Tarek Atoui (Beirute, Líbano, 1980). O artista e compositor electroacústico trabalha em composições de grande escala que resultam de uma investigação antropológica, etnológica, musicológica e técnica. De 24 de Fevereiro a 28 de Agosto, apresentará no Museu e Parque de Serralves "Waters' Witness / O Testemunho das Águas", a sua primeira exposição em Portugal.

Mais cultura no Porto

  • Arte
  • Obra-prima

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.

  • Coisas para fazer

O Porto não é só Foz, nem é só Ribeira, mas sim uma combinação de factores que se juntam para tornar esta cidade na mais bonita do mundo (modéstia à parte, claro). Se anda esquecido dos seus encantos, entre os quais se contam lugares como a Fundação Serralves, o Teatro Nacional São João, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello & Irmão, e a Serra do Pilar, este artigo é para si. Leia-o com atenção, relembre algumas das razões que fazem os turistas apaixonarem-se pela Invicta, e revisite as maiores atracções no Porto. 

Recomendado: Roteiro de arte urbana no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade