Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 10 refúgios para este Outono no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Negra Café
© Cláudia Paiva Negra Café

10 refúgios para este Outono no Porto

O frio e a chuva chegaram em força, mas não precisa de deprimir. Aqui tem 10 refúgios para este Outono no Porto

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Chuva, vento e frio são o trio que mais convida a ficar dentro de portas. A pensar nisso, fizemos-lhe uma lista com 10 refúgios para este Outono no Porto, onde vai querer passar longas horas, sozinho ou acompanhado. Por aqui vai encontrar cafés com esplanadas interiores e sofás confortáveis onde se pode sentar acompanhado de um chá ou de um irish coffee. Também há restaurantes com pratos que aquecem o corpo e a alma, sítios para ler livros, fazer compras e até ouvir boa música. Pegue nesta lista e faça-se ao caminho com ela. Aproveite e relaxe.

Recomendado: 15 sítios para beber café de especialidade no Porto

10 refúgios para este Outono no Porto

Spirito Cupcakes & Coffee
Spirito Cupcakes & Coffee
© João Saramago

1. Spirito Cupcakes & Coffee

Restaurantes Geladarias Galerias

Os mais gulosos já devem conhecer a Spirito de outras andanças. A marca nasceu em Braga e, só depois de ter deixado o Porto a babar-se por gelados artesanais, é que veio para cá. Além dos vários sabores de gelado (que incluem sempre vários tipos de chocolate e frutas), há ainda cupcakes para valentes, dos vistosos e calóricos, e muitos sofás onde relaxar.

Negra Café
Negra Café
© Cláudia Paiva

2. Negra Café

Restaurantes Cafés Baixa

Desta vez, um espaço para usufruir de dia: depois de provas dadas na noite portuense, José Wilson e a mulher Bianca Martins abriram o Negra Café. Além das tostas, saladas, sumos, sangrias e bolos caseiros, aqui também há um espaço para crianças e uma zona com poltronas para ler um livro ou trabalhar ao computador.

Publicidade
BOP
BOP
© João Saramago

3. BOP

4 /5 estrelas
Restaurantes Cafés Baixa

Mal abriu o BOP, na Baixa, mostrou que vinha para ficar. A identidade própria e muito ligada à música – a começar pelo grande armário cheio de vinis atrás do balcão, uma das imagens de marca da casa – chamou muitos curiosos e as boas cervejas agarraram-nos. A música é realmente boa neste espaço e ainda sabe melhor quando é acompanhada por uma cerveja mexicana, jamaicana ou até uma japonesa. No que aos cafés diz respeito, não espere o típico café americano ou de saco. Aqui há café de filtro, moído na hora. A carta, cheia de nachos e hambúrgueres é outra das razões para lá passar.

EARLY Cedofeita
EARLY Cedofeita
© João Saramago

4. EARLY

Restaurantes Restaurantes Baixa

Neste espaço na Rua dos Bragas, dos mesmos donos da townhouse Rosa et Al, há alternativas para pequeno-almoço, almoço e lanche. Tudo é bonito, bem feito, e muito saboroso. Sente-se no sofá ou junto à janela na companhia de um bom livro e tenha uma refeição descansada e bem passada.

Publicidade
Almada 13
Almada 13
©João Saramago

5. Almada 13

Compras Galerias

Aqui tem muito com o que se entreter. Águas Furtadas, Mimo, We-Rota do Chá e The Yellow Boat são as quatro lojas que compõem a Almada 13. O espaço alberga ainda uma cafetaria comandada pela Miss Pavlova que adoça a boca a quem não consegue resistir e acaba a passar horas dentro da loja da rua que lhe dá o nome.

O Porto dos Gatos
O Porto dos Gatos
©Marco Duarte

6. O Porto dos Gatos

Restaurantes Vegetariano Bonfim

Onde se vai lanchar e se acaba a fazer festas a gatinhos. Este é o sítio onde os apreciadores de felinos podem conviver com a sua espécie favorita, assim como ter uma boa refeição vegan. Refira-se, no entanto, que tudo isto acontece em salas diferentes, tanto por questões higiénicas, como para sossego dos gatos. Gostando muito de algum deles, pode apresentar candidatura para a sua adopção.

Publicidade
Café Vitória
Café Vitória
© Camila Zminko

7. Café Vitória

Restaurantes Cafés Baixa

Quem passa na Rua de José Falcão nem sempre se apercebe do que se passa dentro do Café Vitória. E passa-se muito. Há um café, uma zona envidraçada que se assemelha a um jardim de inverno-tipo-estufa, um jardim nas traseiras e ainda um restaurante com opções de almoço, mais leves, e de jantar.

Capela Incomum
Capela Incomum
©João Saramago

8. Capela Incomum

Bares Cedofeita

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar (tem uma lareira e tudo), no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um copo de vinho na mão. Seja como for, a ideia é ter um fim de tarde calmo a dois ou com um pequeno grupo de amigos, sobretudo a provar e a descobrir vinhos portugueses, com destaque para as regiões do Douro e do Minho. Às quintas, de quinze em quinze dias, há fado.

Publicidade
Bonaparte Downtown
Bonaparte Downtown
© João Saramago

9. Bonaparte Downtown

Bares

Os clássicos não passam de moda e, apesar de ter aberto em 2016, o Bonaparte Downtown é Bonaparte na mesma (mantém as características dominantes do irmão mais velho da Foz, leia-se): a mesma luz baixa, as mesmas paredes decoradas com antiguidades e as mesmas boas bebidas para começar a noite. Entre as preferências estão as cervejas internacionais como a Erdinger (alemã) e a Guinness (irlandesa), uma boa carta de whiskeys e cocktails. E os petiscos não ficam nada atrás.

Armazém
Armazém
© Cátia da Costa

10. Armazém

Coisas para fazer Centros culturais Miragaia

O sítio é mesmo um armazém, mas o conceito vai mais além. O que era um antigo espaço da empresa de vinhos Real Companhia Velha agora são 1500 metros quadrados multiculturais e polivalentes. Há exposições, lojas, workshops e um bar. Nos dias mais frios, o Armazém é um dos melhores sítios para se estar, muito graças à lareira que o aquece desde que abre as portas até à hora que fecha. Estique as pernas na companhia de um cocktail e de umas tapas.

Mais sítios onde se abrigar

Negra Café
© Cláudia Paiva

30 cafés no Porto que tem de conhecer

Bares Cafés/bares

Se há coisa que fazemos bem é beber um cafezinho várias vezes ao dia. É vital. Se não ingerirmos uma dose de cafeína volta e meia, não somos os mesmos e ninguém nos atura. A pensar nisto, e neste hábito tão enraizado na cultura e sociedade portuguesas, é que lhe preparámos esta lista com os 30 melhores cafés no Porto que tem de conhecer. Uns mais clássicos e antigos, outros mais modernos e com cafés de especialidade, moídos na hora, vindos de vários cantos do mundo. Agora já não tem desculpa para adiar mais aquele café há muito planeado. 

Bierhaus
© Marco Duarte

25 refúgios no Porto para esquecer o frio e a chuva

Coisas para fazer

O céu está cinzento, o tempo está frio e a sua disposição está em baixo? Então agarre-se a este artigo com 25 refúgios no Porto para esquecer o frio e a chuva e tire partido do que a Invicta tem para lhe oferecer. Depois, só tem de se esconder nestes cafés, restaurantes e bares, com lareiras, vinho e bolos acabados de fazer. Só coisas boas para passar o tempo enquanto lê um livro, conversa com os amigos ou faz scrool no feed do Instagram e sonha com os dias soalheiros e quentes. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade