Bar, Wine Bar, Capela Incomum
© Marco DuarteCapela Incomum

Dez refúgios para este Outono no Porto

O frio e a chuva estão a chegar, mas não precisa de deprimir. Aqui tem dez refúgios para este Outono no Porto.

Publicidade

Chuva, vento e frio são o trio que mais convida a ficar dentro de portas. A pensar nisso, fizemos uma lista com dez refúgios para este Outono no Porto, onde vai querer passar longas horas, sozinho ou acompanhado. Por aqui vai encontrar cafés com esplanadas interiores e sofás confortáveis onde pode sentar-se acompanhado de um chá ou de um irish coffee. Também há restaurantes com pratos que aquecem o corpo e a alma, sítios para ler livros, fazer compras e até ouvir boa música. Pegue nesta lista e faça-se ao caminho.

Recomendado: 26 cafés que tem de conhecer no Porto

Refúgios para este Outono no Porto

  • Cafés
  • Baixa

O Negra Café conta com dois pisos, por onde se espalham mesas, sofás e poltronas muito confortáveis, perfeitas para ler um livro ou trabalhar ao computador, com um cappuccino ou um latte. No menu há também tostas, panquecas, saladas, sumos, sangrias e bolos caseiros. 

  • Cafés
  • Baixa
  • preço 2 de 4
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Com uma  identidade própria e muito ligada à música – a começar pela colecção de vinis que são a banda sonora do espaço –, o BOP é o lugar perfeito para quem gosta de café, cocktails e comida americana. Entre generosos hambúrgueres, nachos e asas de frango, no menu vai encontrar muita coisa boa. 

Publicidade
  • Restaurantes
  • Baixa
  • preço 1 de 4

Neste espaço na Rua dos Bragas, dos mesmos donos da townhouse Rosa et Al, há alternativas para pequeno-almoço, almoço e lanche. Tudo é bonito, bem feito e muito saboroso. Sente-se no sofá ou junto à janela na companhia de um bom livro e tenha uma refeição descansada e bem passada.

  • Vegetariano
  • Bonfim
  • preço 2 de 4

Entramos para comer bons bolinhos, mas acabamos a fazer festas a gatinhos. E, quem sabe, a arranjar um amigo para a vida. Os gatos vêm de uma associação de animais e aguardam novas famílias para adopção responsável. Entre um lanche e um almoço, há muito para comer neste cat café amigo de todos os animais – tudo o que servem é de origem vegetal. Na sala dos felinos, os visitantes só entram para conviver com os patudos, não podem levar comida. Pode comer na sala de entrada ou na esplanada, onde os bichanos procuram o sol para se refastelar e ronronar charme. 

Publicidade
  • Cafés
  • Baixa

Quem passa na Rua de José Falcão nem sempre se apercebe do que se passa dentro do Café Vitória. E passa-se muito. Há um café, uma zona envidraçada que se assemelha a um jardim de inverno-tipo-estufa, um jardim nas traseiras e ainda um restaurante com opções de almoço, mais leves, e de jantar.

  • Cedofeita

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar (até tem uma lareira), no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um copo de vinho na mão. Seja como for, a ideia é ter um fim de tarde calmo a dois ou com um pequeno grupo de amigos, sobretudo a provar e a descobrir vinhos portugueses, com destaque para as regiões do Douro e do Minho. 

Publicidade
  • Confeitarias
  • Foz

A melhor forma de começar bem o dia é com um bom pequeno-almoço. Se o cenário ajudar, não precisa de mais nada. Na Tavi há sumos naturais, pastelaria caseira e, lá está, o mar da Foz como pano de fundo. Ao final da tarde vê-se um belo pôr-do-sol na esplanada envidraçad,a perfeita para os dias mais frios.

  • Cafés
  • Galerias

Inspirado no norte que lhe dá nome (de Portugal e dos países escandinavos), este espaço serve, diariamente, pequenos-almoços e brunches. Tudo pode ser acompanhado por várias bebidas de cafetaria, desde o clássico espresso a um beterraba soja latte. Nas traseiras do espaço fica uma esplanada coberta, muito bonita e confortável, onde pode relaxar, rodeado de plantas.

Publicidade
  • Cafés/bares

Os clássicos não passam de moda e, apesar de ter aberto em 2016, o Bonaparte Downtown é Bonaparte na mesma (mantém as características dominantes do irmão mais velho da Foz, leia-se): a mesma luz baixa, as mesmas paredes decoradas com antiguidades e as mesmas boas bebidas para começar a noite. Entre as preferências estão as cervejas internacionais como a Erdinger (alemã) e a Guinness (irlandesa), uma boa carta de whiskeys e cocktails. E os petiscos não ficam nada atrás.

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Miragaia

O sítio é mesmo um armazém, mas o conceito vai mais além. O que era um antigo espaço da empresa de vinhos Real Companhia Velha agora são 1500 metros quadrados multiculturais e polivalentes. Há exposições, lojas, workshops e um bar. Nos dias mais frios, o Armazém é um dos melhores sítios para se estar, muito graças à lareira que o aquece desde que abre as portas até à hora que fecha. Estique as pernas na companhia de um cocktail e de umas tapas.

Mais sítios onde se abrigar

Para tomar um café, beber uma cerveja, almoçar com os amigos ou jantar a dois, a cidade está bem servida de espaços onde dá vontade de passar o tempo. O problema é que quando chega o frio e a chuva ninguém quer estar numa esplanada a tremer enquanto se tenta controlar os talheres. Por isso, aqui tem as melhores esplanadas de Inverno no Porto. Vai encontrar locais com bebidas quentes e bons vinhos e outros que servem refeições reconfortantes, como se quer. Pegue nesta lista e ponha-se a caminho. E bom descanso. 

Recomendado: 10 refúgios para este Outono no Porto

  • Coisas para fazer

O céu está cinzento, o tempo está frio e a sua disposição está em baixo? Então agarre-se a este artigo com 25 refúgios no Porto para esquecer o frio e a chuva e tire partido do que a Invicta tem para lhe oferecer. Depois, só tem de se esconder nestes cafés, restaurantes e bares, com lareiras, vinho e bolos acabados de fazer. Só coisas boas para passar o tempo enquanto lê um livro, conversa com os amigos ou faz scrool no feed do Instagram e sonha com os dias soalheiros e quentes.

Recomendado: Seis ideias para se divertir abrigado do frio e da chuva no Porto

Publicidade
  • Cafés

Curto, cheio, pingado, em chávena fria, em chávena escaldada. Hoje em dia, o café é muito mais do que isto e a prova está precisamente nesta lista, onde constam os melhores sítios para beber café de especialidade no Porto. Vindos de diferentes países da América Latina e de África, por exemplo, os grãos são tratados por diferentes empresas de torrefacção e vão parar à mesa sob diferentes formas, desde expressos a bebidas frias, passando por bolos ou sobremesas. Em alguns destes espaços também pode comprar grãos moídos para levar para casa. Se a sua vida pede mais cafeína, esta lista é para si.

Recomendado: Três sítios para beber Irish Coffee no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade