Andar de eléctrico no Porto
Juan Gomez / Unsplash
Juan Gomez / Unsplash

As melhores coisas para fazer no Porto com chuva

O São Pedro até pode não ouvir os portuenses – dá-nos uns 147 dias de chuva por ano – mas não deixe que isso o pare. Saiba o que pode fazer, mesmo quando está a chover.

Publicidade

A chuva está de volta, mas não é motivo para desanimar. Bem pelo contrário. Se não acredita, veja esta lista com tudo o que pode fazer no Porto quando está a chover, que a equipa Time Out lhe preparou para que possa aproveitar da melhor forma os dias cinzentões. Há opções de actividades para fazer sozinho ou acompanhado, dentro e fora de casa, com muito ou pouco dinheiro. Do passeio de eléctrico ao roteiro de arte fora do comum, passando pelo Time Out Market Porto e por uma visita aos museus e salas de espectáculo portuenses. Por isso, não há desculpas: calce as botas, vista o impermeável, saia de casa e aproveite tudo o que a cidade tem para lhe oferecer. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto em Outubro

As melhores coisas para fazer com chuva no Porto

1. Mergulhar numa piscina aquecida

Melhor do que refrescar as ideias numa piscina ao ar livre no pico do Verão, é estar em banho-maria em dias de chuva numa piscina aquecida. No Hotel Vila Galé Porto não tem de ser hóspede para poder usufruir desta pequena maravilha. Além da piscina aquecida, tem direito a sauna, jacuzzi e banho turco.

Vinte e oito graus é o que marca a piscina do Sheraton Porto Hotel & Spa. E, para ajudar à festa, ou seja, ao relax, ainda tem um jacuzzi e um ginásio à disposição. Considere também visitar o Porto Palácio Congress Hotel & Spa. Pode percorrer um circuito que inclui uma piscina com hidromassagem subaquática, cama de pedras quentes, banho turco com inspiração marroquina e um duche suíço com jactos laterais e superiores.

A piscina do Hotel Solverde Spa & Wellness Center tem água do mar. Se for com tempo, também existem massagens relaxantes para o rosto e para o corpo.

2. Descobrir os museus da cidade

Dias chuvosos são sempre bons dias para visitar os museus da cidade. E há muito por onde escolher. Tem os clássicos, como o Museu de Arte Conteporânea de Serralves, com várias exposições em simultâneo, o Museu Nacional Soares dos Reis, onde pode ver O Desterrado ou a Descida da Cruz, e o Museu da Farmácia do Porto. Mas a lista não se fica por aqui: há também outros espaços que pode visitar, desde o Museu Nacional da Imprensa ao Museu da Misericórdia do Porto

Aproveite ainda para conhecer o Neóniaum museu interactivo que abriu portas em 2024 e que quer ser uma homenagem ao Porto, com tecnologia, arte e história à mistura.

Publicidade

3. Dar um passeio de eléctrico

O Porto tem uma beleza especial quando está cinzento. Se não acredita, dê um passeio de eléctrico num dia chuvoso. Podendo, opte pela linha 1, que parte do Infante em direcção ao Passeio Alegre, a única acompanhada pelo Douro do início ao fim. Uma vez a bordo, pode solicitar paragem puxando o fio eléctrico no topo de toda a carruagem. Dito isto, vá por nós e aproveite esta viagem até ao fim. O espaço não é muito, por isso evite ir carregado. 

A certa altura, passará sob a Ponte de Arrábida. Cuidado nas curvas, segure-se bem para não cair e não se iniba com os olhares indiscretos de quem estiver na esplanada da Paparoca da Foz. Quando avistar o farol da Foz, é sinal de que a viagem está a chegar ao fim. Ainda assim, e para não haver dúvidas, o motorista diz “final” quando estaciona o eléctrico. Uma dica derradeira: guarde o seu bilhete, que ainda tem a pinta do antigamente.

  • Restaurantes

A cena gastronómica do Porto é fervilhante – e não falamos apenas dos tachos com sopas reconfortantes ou das grandes panelas com arroz caldoso fumegante. Falamos dos espaços que todos os dias abrem no Grande Porto, com a missão de servir a melhor comida, feita com alma e coração, por mãos experientes. E há de tudo um pouco, para agradar a toda a gente. Dos restaurantes vanguardistas inspirados no receituário tradicional aos que apostam as fichas todas na comida de autor; dos espaços que preparam sandes portentosas aos que cozinham sob a influência asiática; por aqui vai encontrar dez novos restaurantes no Porto que tem mesmo de conhecer. Bom apetite.

Publicidade

5. Fazer um roteiro de arte fora do normal

Passe pela Cruzes Canhoto, galeria de Miguel Bombarda. É especializada em arte bruta, primitiva e popular, com dimensão antropológica. Não muito longe, no número 526, fica a Galeria Fernando Santos, que foi a primeira a abrir nesta rua, iniciando uma concentração de galerias nessa zona. Trabalha sobretudo com artistas consagrados, mas também há lugar para emergentes. Ali mesmo ao lado, na Rua do Rosário, fica o novo espaço da Galeria Cor Própria. Vá lá dizer-lhes olá.

No Bonfim, que tem também um roteiro de arte interessante, visite a Senhora Presidenta, onde pode ver exposições de desenho, pintura, escultura, fotografia, ilustração, multimédia e tudo o que caiba nestas entrelinhas. Mas também pode comprar tapetes GUR e descobrir objectos criativos na loja. 

6. Deliciar-se numa confeitaria

Recheados ou cobertos, com chocolate ou com creme de ovo, com massas folhadas ou várias camadas, para beber com o chá ou acompanhar com um café, para comer à fatia ou em várias dentadas, nas melhores confeitarias do Porto não faltam bolos e pastéis, capazes de nos levar à loucura. E nos dias de chuva sabem ainda melhor. Da Confeitaria do Bolhão à Casa Pardal, passando pela Confeitaria Petúlia e a Confeitaria Moura, confira esta lista das melhores pastelarias do Porto e delicie-se. 

Publicidade

7. Aventurar-se num escape room

Quer seja para se divertir com amigos e família ou planear aquele programa de team building com os colegas de trabalho, os escape rooms são sempre um bom plano e não faltam opções na cidade — faça chuva ou faça sol. Tem o Exit Games, o Ás de Copasdestinado aos amantes do mundo da fantasia, o No Way Escape Room, que tem como protagonista a cidade do Porto, e também o Cubus Escape Room, com mistérios por desvendar com a cidade como pano de fundo. Se quer saber mais, deixamos-lhe esta lista com os melhores escape rooms no Porto. 

  • Arte

A cena artística e cultural do Porto apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos. Os museus e galerias da cidade continuam a apostar numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. Do trabalho de figuras emblemáticas da arquitectura portuguesa ao de ícones da fotografia internacional, há muito para explorar através das exposições que, actualmente, tomam conta da Invicta, em espaços de visita obrigatória como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Casa São Roque. Com tanta variedade, vão faltar-lhe desculpas para não alinhar numa incursão cultural. Encontre aqui as exposições que não pode perder no Porto.

Publicidade

9. Instalar-se em cafés com vista

Nem a chuva tira o encanto às vistas da cidade. E há muitos locais onde as pode ver, confortável e abrigado. O World of Wine, em Gaia, é um local multifacetado que inclui experiências museológicas, lojas, bares, restaurantes e cafés, cujas esplanadas têm vista privilegiada para o rio Douro e para o Porto. Em Matosinhos, encontra o L'Kodac, a poucos metros do areal, com esplanada exterior, mas também uma sala interior que pode ser muito aconchegante. Beba uma bebida quente enquanto observa as ondas. 

E agora, o Porto: na Foz, perto da Ponte da Arrábida, encontra o Casa d'Oro, onde pode apreciar uma bonita vista e provar algumas das melhores pizzas da cidade. Para aliviar do stress e respirar ar puro, não se esqueça da Casa de Chá de Serralves, bem encaixada na natureza – e com óptimas exposições mesmo ao lado. Se quiser petiscar e provar um bom vinho do Porto, visite o Porto Com Tudo, um cantinho recatado na Rua de Alexandre Braga, na parte exterior do renovado Mercado do Bolhão.

10. Comer bem no Time Out Market Porto

Dias chuvosos pedem bons pratos de comida que enchem a barriga e aquecem a alma. No Time Out Market Porto, que inaugurou em Maio de 2024, não faltam opções: há 11 restaurantes, um bar e uma sala de provas, com pratos para todos os gostos. Dos tradicionais aos mais modernos, vegetarianos ou com bons hambúrgueres de carne maturada, com receitas de chefs conceituados ou de criações de jovens promessas, não falta por onde escolher. Já que aqui está, suba à Sala de Prova e desfrute da panorâmica sobre a cidade, com vista privilegiada para os Clérigos.

Publicidade
  • Música
  • Galerias

Na Rua de Santa Catarina há um quarto onde se escuta o mundo. O projecto surgiu em 2019 pelas mãos do português Miguel Guedes e do irlandês James Keating, que se conheceram numa exposição e perceberam, quase de imediato, que partilhavam a mesma paixão pela música. Até 2022, o Quarto Mundo morava na Rua Cândido dos Reis, tendo em Fevereiro de 2024 chegado a Santa Catarina, sem perder a essência e agora com mais um membro, o Tiago Trigo.

Às quintas-feiras, entre as 21.30 e as 23.30, organizam sessões onde a música pode ser experimentada e escutada através de um sistema de som analógico de alta-fidelidade, enquanto se aprecia um Porto ou um chá. Os interessados devem inscrever-se nas sessões através do Instagram

  • Compras
  • Chocolates e doces

A pensar nos gulosos incuráveis e em todos aqueles que não resistem a um bom docinho, é que decidimos acrescentar a esta lista alguns dos melhores chocolates e chocolatarias do Porto. Doces ou amargos, simples ou recheados com licores, fruta fresca ou frutos secos, aqui há variedades para todos os gostos e carteiras. Seja para oferecer de presente ou para devorar sem pudor no recolhimento do lar. Da Dubon à Chocolataria Equador, da Vinte Vinte à Pedaços de Cacau, entre outras.

 

Publicidade

13. Aquecer-se em lareiras alheias

Chuva pede sítios confortáveis e, se possível, uma lareira acesa. No Porto, felizmente, há vários locais onde pode – e deve – aproveitar o quente. É o caso do Dick’s Bar, instalado no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com três lareiras a manter o ambiente com uma temperatura agradável. Mas há outros sítios onde pode comer sem ter que vestir uma dúzia de casacos, tais como a Real Hamburgueria Portuguesa. Sim, porque comer com frio não está com nada.

14. Beber um copo num hotel

Há qualquer coisa de invernal num bar de hotel: o ambiente, as bebidas, as pessoas. No Vincci Porto há cocktails para todos os gostos. No NH Collection Porto Batalha, bebidas não faltam e também há petiscos para as acompanhar. O mesmo acontece no bar do Porto Premium Downtown. Aqui, se não chover, aproveite para se afundar nos sofás do terraço e pasmar com a vista sobre a cidade. No restaurante e bar do hotel AS 1829, pode lanchar um chá e scones ou, se preferir, vá pelos copos de vinho, acompanhados de azeitonas e enchidos.

Publicidade

15. Sentar-se numa esplanada coberta

Se nem a chuva lhe tira a vontade de ficar numa esplanada a ver as vistas, horas a fio sem olhar para o relógio, saiba que não faltam espaços cobertos e quentes na cidade. A esplanada da Tavi, por exemplo, tem uma vista sobre o mar impagável, que é coberta desde 2011. Pode pedir um bolo ou fazer uma refeição completa, sendo que à hora do almoço há enchente garantida.

Também perto do mar está a Casa Vasco, onde a esplanada é coberta por toldos, aquecida e bem iluminada. Sentado, pode saborear um petisco da autoria do chef chileno Camilo Jaña ao fim da tarde. O Portarossa tem um jardim de Inverno com lugares abrigados. Na carta, tanto ao almoço como ao jantar, moram pizzas feitas em forno a lenha, pastas ou focaccias.

No centro da cidade, a esplanada d'O Caçula, em Carlos Alberto, foi melhorando ano após ano. Primeiro colocaram pára-ventos, depois mantas e aquecedores. Tudo para estar aconchegado. 

16. Fazer desportos indoor

Bem sabemos que nos dias de chuva a vontade de fazer desporto pode ser reduzida. Ainda assim, há várias opções disponíveis para se pôr a mexer dentro de quatro paredes. Deixamos-lhe abaixo algumas.

Indoor Soccer
Com este grupo, a chuva não é, obviamente, problema. Nem a localização, pois há muitas zonas com campos. Exemplos: Arca d’Água (um campo de relva sintética e um de taco), São Mamede (relvado), Matosinhos (quatro de relva) e Aeroporto (dois de taco). Confira endereços e detalhes em aircourts.com.

Krav Maga
O objectivo número um do Krav Maga é a defesa pessoal, mas também desenvolve o físico – o mesmo que costuma prometer cuidar na passagem de ano. Os responsáveis da Federação Portuguesa de Artes Marciais Israelitas defendem que 12 treinos por mês é o recomendável para aprender as técnicas essenciais (22 245 0772).

Ioga e pilates
Numa reabilitada casa em Cedofeita está o Moksha, um estúdio de yoga e pilates. Igualmente recomendável, com o bónus de uma óptima vista sobre a Baixa e uma programação artística frequentemente de luxo, há o Yoga Sobre o Porto.

Padel
O maior complexo de padel indoor do país fica em Vila Nova de Gaia, chama-se Padel-Inn e tem dez campos, incluindo novos modelos panorâmicos como os utilizados no World Padel Tour. No Porto, um dos maiores campos é o do Top-Padel

Indoor Cycling
Farto de pedalar sozinho? O I Hate Jim é o primeiro estúdio inteiramente dedicado ao ‘indoor cycling’ no Grande Porto. Há aulas em que o hip-hop e o R&B são os cabeças de cartaz; mas há também quem vá mais pela onda rock e blues. Fora a música, as aulas são bastante parecidas entre si: sempre abertas a todos os níveis de aprendizagem e desportismo e com acompanhamento personalizado.

Publicidade

17. Beber chocolate quente

O frio, o vento e a chuva (e todos os derivados de um Inverno rigoroso) são as melhores desculpas para usar e abusar do chocolate quente. Que é como quem diz, beber muitos e repetidas vezes. Mas esqueça os sítios habituais e as bebidas sem graça. Siga as nossas sugestões para aquecer o corpo e a alma e conheça os melhores chocolates quentes da cidade, desde a Arcádia na Avenida da Boavista ao Pinguim Café.

18. Ver um espetáculo nas várias salas do Porto

Todos os dias são bons para ver e ouvir cultura. E no Porto não faltam espaços culturais para aproveitar. Se está à procura de uma boa peça, o Teatro Rivoli, o Teatro Campo Alegre, o Teatro Nacional São João ou o icónico Teatro Sá da Bandeira têm em cena várias opções, para todos os gostos (e deixamos-lhe já as melhores peças de teatro que pode ver este mês). Se está mais virado para a música e quer ir a um concerto, o Coliseu do Porto é sala de espectáculos mais emblemática da cidade, mas pode também visitar a Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota e a Casa da Música ou locais mais alternativos como o Maus Hábitos. Como vê, não faltam opções.

Publicidade

19. Passear pelo país

O Douro há-de ser sempre um destino vencedor. E o alojamento de qualidade ajuda muito. O Six Senses Douro Valley fica na margem sul do Douro, no distrito de Lamego, e a menos de oito quilómetros do Peso da Régua, na margem norte. Ou seja, duas localidades importantes a curta distância e que pode aproveitar para conhecer.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel fica em Ílhavo, a menos de uma hora do Porto. O hotel ocupa a casa do fundador da marca Vista Alegre e tem spa, duas piscinas, uma loja e um museu com a história do país contada através de, adivinhou, peças de porcelana. 

O Villa Garden Braga é mais uma desculpa para se aventurar numa viagem pelo Norte do país. Fica na antiga Pousada de São Vicente, no centro da cidade, e tem quartos rústicos na ala antiga e quartos modernos na ala nova. A viagem desde o Porto demora menos de uma hora. Precisa de mais motivos para fazer as malas?

Mais coisas para fazer com chuva no Porto

  • Português

Não é difícil experimentar pratos de outros cantos do mundo na cidade mas, verdade seja dita, poucas coisas sabem melhor do que uma refeição de comida caseira, temperada no ponto e servida em doses generosas. Nesta lista, com os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto, há pratos para todos os gostos, do cozido à portuguesa ao galo à bordalesa, passando pelos filetes de pescada e pelas sardinhas fritas com arroz de feijão. Se não troca a comida da avó e da mãe por nada deste mundo, leia o que se segue. Se prefere alargar as suas opções e ir além da comida tradicional, passe os olhos por esta lista dos 44 melhores restaurantes no Porto.

Recomendado: Os melhores restaurantes para comer muito e pagar pouco no Porto

 

Para tomar um café, beber uma cerveja, almoçar com os amigos ou jantar a dois, a cidade está bem servida de espaços onde dá vontade de passar o tempo. O problema é que quando chega o frio e a chuva ninguém quer estar numa esplanada a tremer enquanto se tenta controlar os talheres. Por isso, aqui tem as melhores esplanadas de Inverno no Porto. Vai encontrar locais com bebidas quentes e bons vinhos e outros que servem refeições reconfortantes, como se quer. Pegue nesta lista e ponha-se a caminho. E bom descanso. 

Recomendado: 10 refúgios para este Outono no Porto

Publicidade
  • Desporto

De norte a sul de Portugal, o padel está a ganhar cada vez mais fãs. Se é o seu caso, fique a saber que, por cá, a modalidade pode ser praticada em diferentes clubes, com sede na Invicta, em Matosinhos ou em Vila Nova de Gaia. Para o ajudar, fizemos esta lista com oito campos para jogar padel no Porto e arredores. A oferta é variada, por isso, pode optar por jogar no interior ou no exterior, já que todos podem ser reservados. Caso queira fazer exercício de uma forma mais simples, e ao ar livre, fique a conhecer os melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto.

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes saudáveis no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade