A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Chocolate
© Tetiana Bykovets/Unsplash

Os melhores chocolates do Porto

Se é guloso ou tem no chocolate aquele amigo para a vida, saiba quais são os melhores da cidade e onde os pode comprar.

Escrito por
Editores da Time Out Porto
Publicidade

A pensar nos gulosos incuráveis e em todos aqueles que não resistem um bom docinho, é que decidimos fazer esta lista com os melhores chocolates do Porto. Doces ou amargos, simples ou recheados com licores, fruta fresca ou frutos secos, aqui há variedades para todos os gostos e carteiras. Seja para oferecer de presente ou para devorar sem pudor no recolhimento do lar.

E sabe o que acompanha bem um docinho? Um copo de vinho, preferencialmente vindo de uma das garrafeiras que fazem entregas ao domicílio. Se não ficar satisfeito com os chocolates e estiver a precisar de mais alguma coisa, pode sempre dar uma vista de olhos nas gelatarias com take-away e entregas no Porto

Recomendado: Dez sítios para comprar amêndoas no Porto

Os melhores chocolates do Porto:

  • Restaurantes
  • Baixa

Parecem jóias. Perfeitamente alinhados atrás de uma vitrina imaculada, um exército de delicados bombons e quadrados de chocolate dão as boas-vindas a quem entra na Dubon, a chocolataria artesanal e cocktail bar em Cedofeita. Há-os com recheios de whiskey, hortelã-pimenta, ganache de café, cassis (também conhecida como groselha preta), framboesa ou caramelo salgado, entre muitos outros que, todos os dias, resultam da inspiração e criatividade de Keren Barnea, a chef pasteleira e mentora do projecto. Escolhe a dedo os ingredientes com os quais trabalha e o seu chocolate vem todo de França, de diferentes plantações, assim como muitas das frutas desidratadas. Os frutos secos, por sua vez, chegam-lhe de diversos países: as avelãs são de Piemonte, no norte de Itália; os pistáchios tanto podem vir da Sicília como ter origem iraniana; e as amêndoas são espanholas. “Quanto às especiarias e algumas infusões, é a minha mãe que as traz de Israel quando me vem visitar”, sorri a israelita que trocou, em 2020, Telavive pela Invicta.

  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Baixa

Chocolate negro com pimentas, chocolate negro com caramelo e flor de sal, chocolate negro com recheio de café, chocolate de leite com arroz tufado, chocolate branco com maracujá e figo. Pode provar tudo isto e muito mais em tabletes, trufas ou cacos – sim, são pedaços de chocolate vendidos a peso. As especialidades da marca estão disponíveis nas três lojas do Porto, mas também na loja online

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Vila Nova de Gaia

O chocolate é tão versátil que tanto aparece sob a forma de tabletes, como de bombons ou ovos deliciosos para comer à colherada. A Pedaços de Cacau, uma chocolataria artesanal de Vila Nova de Gaia, sabe-o bem e tira disso todo o proveito que pode – aliás, a marca já recebeu várias distinções e prémios. Pode ficar a conhecer melhor a história da marca e os seus produtos na loja online

Vinte Vinte

A Vinte Vinte, marca de chocolate artesanal produzida no museu de chocolate do WOW, em Vila Nova de Gaia, além das edições especiais que vai lançando ao longo do ano, tem sempre quatro linhas de chocolates que deixam qualquer um pelo beicinho: a Clássica, feita com cacau “criteriosamente escolhido e colhido”, na “chamada faixa do cacau, ou seja, a área compreendida vinte graus a Norte e vinte graus a Sul do Equador”; a Fusion com diferentes adições, como avelãs, frutos vermelhos, menta ou flor de sal, por exemplo; a Intensity, onde as barras de chocolate surgem com diferentes percentagens de cacau; e, por fim, a Grand Cru, oriunda de uma única plantação de cacau no México.

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Pinheiro Manso

A famosa bomboneria criada pelo mestre chocolateiro Valdemar Bonito é especializada em bombons feitos com chocolate belga, que podem ser recheados com fruta fresca ou frutos secos. Além de poder comprar os chocolates da marca na loja, também o pode fazer online

 

  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Porto

Já toda a gente ofereceu ao avô, ao pai ou aos amigos estrangeiros uma caixa de bombons de vinho do Porto. E já toda a gente escondeu uma caixa de línguas de gato, feitas com chocolate de leite, para não ter de a partilhar com ninguém. Conclusão: os chocolates da Arcádia, marca nascida no Porto em 1933, nunca desiludem. Se não quiser sair de casa para os comprar, pode sempre dar um saltinho à loja online.

Publicidade
  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Porto

Não há como negar que o chocolate é a cura para alguns males: da gula, da neura e até dos males de amor. O que vale é que há formas de lhes fazer frente. Uma delas é com uma ida à gigante Leonidas, marca centenária de chocolate belga.

  • Compras
  • Chocolates e doces
  • Baixa

Quem diz que só encontra amêndoas de chocolate na Páscoa, nunca entrou na Casa Januário, uma das melhores mercearias da cidade. As amêndoas são um dos produtos mais vendidos e há para todos os gostos: chocolate e caramelo salgado, chá verde com chocolate, chocolate e canela e outras tantas que apetecem a qualquer altura do ano. Também tem uma loja online onde pode comprar tudo. 

Publicidade
  • Restaurantes
  • Baixa

Abriu em 2013 na Rua das Flores e, desde então, Isabel Dias tem-se dedicado à produção artesanal de bombons, tabletes e trufas, sem conservantes nem recheios pré-preparados. Lá também pode beber um maravilhoso chocolate quente e comer uma fatia de bolo ou um brownie. Tanto pode fazer compras na loja como através do Facebook e do Instagram

Mais açúcar:

  • Compras
  • Chocolates e doces

Às vezes, o que precisamos é mesmo de uma garfada numa grande fatia de bolo. Se anda com vontade de adoçar a vida nestes dias de confinamento, tome nota dos melhores bolos com take-away e entregas no Porto. Seja para comemorar um aniversário ou só para matar a gula, corra já a encomendá-los – mais tarde, preocupe-se em correr para os abater. Se quiser, pode aproveitar o lanço para encher o congelador com gelados ou mandar vir o seu brunch preferido para devorar no próximo fim-de-semana. Ninguém o julga, acredite.

Recomendado: Restaurantes do Porto com entregas ou take-away

 

  • Compras
  • Confeitarias

Ovos de chocolate e amêndoas não podem faltar na mesa de Páscoa. Mas o rei dos doces nesta altura do ano, que todos vão sentir falta se for esquecido, é sem dúvida o pão-de-ló. Na sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo, mas variedade não falta nos dias que correm. Mais húmidos ou mais secos, de Ovar ou tradicionais, nesta lista com cinco sítios para comprar pão-de-ló no Porto vai encontrar de tudo um pouco. E sabe o que é que vai bem com pão-de-ló? Uma generosa fatia de um queijo, comprado numa das melhores queijarias do Porto.

Recomendado: Oito sítios para comprar amêndoas no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade