A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Village by Boa
©Luís FerrazVillage by Boa

Cinco coisas que precisa de saber sobre o Village By BOA, no Porto

Quartos confortáveis com linhas simples e materiais orgânicos, um ginásio aberto 24 horas e uma penthouse com vista sobre a cidade e disponível sob reserva são algumas das coisas para descobrir nesta antiga “ilha” do Porto.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A memória do “Bairro do Silva”

Sem pressas, o tempo assiste impávido à mutação das cidades e às suas dinâmicas ao longo da História. Se ele falasse, talvez contasse a história do "Bairro do Silva", construído no coração histórico do Porto, no final do século XIX, para acomodar numerosas famílias operárias, muitas delas trabalhadoras na antiga Estação Ferroviária de Porto - Trindade, mesmo ao pé. Quando esta foi encerrada, em 2001, para dar início à construção das obras do metro, arrastou consigo esta “ilha” que, aos poucos, foi perdendo pessoas e entrando em declínio. Porque, já se sabe, o tempo, além de bom contador de histórias, também é duro e implacável. 

Em 2022, depois de uma reabilitação que conservou a sua génese e volumetria – respeitando áreas, espaços, corredores e dimensões – o Bairro do Silva renasceu como Village By BOA, o primeiro projecto com a assinatura do BOA Hotels, num trabalho de Pablo Pita em parceria com o estúdio Heim Balp Architekten, que resultou em 40 habitações que respiram conforto, estética e aconchego, apoiadas por dois espaços comerciais e uma série de serviços, espalhados por cinco edifícios.

Village by Boa
©Luís FerrazVillage by Boa

Habitações onde apetece morar

Com diferentes tipologias – que vão dos duplex, estúdios e apartamentos, com um ou dois quartos, entre 30m2 e 85m2 –, as habitações estão equipadas para uma estadia onde nada falta. Camas e sofás confortáveis, cozinhas totalmente equipadas (o Mercado do Bolhão fica a seis minutos a pé, caso lhe apeteça comprar frescos e cozinhar no alojamento), mobiliário português feito à medida, e produtos de higiene pessoal da Meraki nas casas de banho são só algumas das coisas com as quais poderá contar. 

Mas há mais, claro. À chegada, um cabaz de boas-vindas saúda os hóspedes com produtos portugueses, como vinhos, crackers e chocolates. Também disponibilizam café e águas filtradas, com ou sem gás, e, em frente do sofá, uma smart TV com acesso a diferentes plataformas de streaming faz com que se sinta em casa (a ideia deste Village by BOA é mesmo essa). E já que falamos de tecnologia, este é também um dos pontos fortes por aqui. Através da app do hotel é possível fazer o check-in e o check-out, editar informações de reserva, conversar com a equipa e reservar passeios ou transportes.

Village By BOA
©Luís FerrazVillage By BOA

Decoração de coração

Assente numa estética que vai buscar inspiração aos países escandinavos e ao Japão, o Village by BOA prima por linhas simples, cores neutras, onde vigoram os tons terra e pastéis, e materiais orgânicos. Aqui, é possível admirar as madeiras naturais, o linho das cortinas, dos lençóis e dos atoalhados, e a corda, o cobre e a argila presentes em diversos objectos de decoração espalhados pelos diferentes espaços. No pátio exterior, uma série de vasos vindos de Mafra, com mais de 300 anos, dão vida ao local. 

Village by BOA
©Luís FerrazVillage by BOA

Tudo o que há para fazer 

Pela manhã, o pequeno-almoço chega, bem composto, numa cesta à porta do quarto. Dentro dela há pão e croissants frescos, compotas, manteigas, iogurtes, granola, leite, sumos naturais, queijo, fiambre e frutas variadas. Depois, se optar por ficar a explorar o espaço, saiba que há muito o que fazer por aqui. O ginásio, por exemplo, está aberto 24 horas por dia, sete dias por semana e está equipado com passadeira, elíptica, remo, bicicleta e aparelhos de musculação. 

Viradas para a rua, há duas lojas para conhecer: a Marita Moreno Sustainable Concept Store, com calçado e acessórios que reaproveitam materiais como o couro, subprodutos da indústria da carne, e outras linhas totalmente vegan, com peças feitas com algodão 100% orgânico, cortiça certificada, burel e borracha; e a mercearia do Village by Boa. Esta, destinada também a dar apoio aos hóspedes que queiram cozinhar nas suas habitações ou levar um souvenir de recordação, vende um pouco de tudo, um pouco de todo o mundo. Cervejas artesanais, crackers, pastas de azeitona, molhos para massas, arroz, cereais, chocolates, frutos secos, vinhos, pestos e tortilhas são algumas das coisas em exposição. 

Village by Boa
©Luís FerrazVillage by Boa

A cidade vista de cima

O The Space by BOA é a menina dos olhos do alojamento, uma penthouse de fazer cair o queixo com uma vista sobre o Porto e a Trindade. No último piso do edifício, os seus 120 m2 são ideais para acolher eventos privados – de reuniões empresariais a sessões fotográficas para editoriais de moda. Aberta à comunidade, como os donos George Vinter e Lior Zach gostam de frisar, está disponível para reserva todos os dias das 08.00 às 00.00.

Versátil e decorado em consonância com toda a linha do hotel, o The Space by BOA tem uma cozinha com uma ilha onde é possível ver um chef em acção, em formato chef’s table, por exemplo. A zona de estar e de jantar, com uma grande mesa corrida, é boa para convívios mais demorados; e o acolhedor terraço torna-se ideal para quem quer apreciar de cima o bulício de uma cidade sempre em movimento, onde o tempo, atento, observa tudo aquilo que o rodeia.

Rua do Bonjardim, 541. 91 098 5706. Quartos a partir de 142€/noite.

+ Os melhores hotéis no Porto

Últimas notícias

    Publicidade