A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Começa amanhã o Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira

Escrito por
Sara Sanz Pinto
Publicidade

A 18ª edição do Imaginarius começa esta quinta-feira 24 e estende-se até sábado 26. São mais de 300 artistas de 17 países, num total de 141 apresentações.

2018 é um ano especial para Santa Maria da Feira. A cidade foi eleita a V Capital da Cultura do Eixo Atlântico, e as actividades acontecem desde o início do ano e seguem até Dezembro. Do programa fazem parte 19 eventos, entre os quais o já incontornável Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. De quinta 24 a sábado 26, a 18ª edição traz à cidade mais de 300 artistas de 17 países (Portugal, Marrocos, Argentina, Bélgica, Turquia, Sérvia e Alemanha, entre outros), num total de 141 apresentações.

“Contemporaneidade, inovação e oportunidade” são os três pilares do eixo central do programa deste ano, com alguns projectos particularmente orientados para a questão da acessibilidade de públicos – por exemplo, 35% dos espectáculos integram pessoas com mobilidade condicionada – e uma integração mais alargada dos mesmos, através de workshops, ensaios abertos, formações e envolvimento de habitantes nos espectáculos.

Nessa selecção, destaque para Theater Gajes, que vêm da Holanda para ultimar a sua nova criação, Odyssee, uma co-produção com o Imaginarius inspirada na Odisseia de Homero e que envolve agentes locais (sexta 25 e sábado 26, Casa do Moinho).

Também resultante de uma residência artística na cidade, e em estreia absoluta, surge InSomnium, uma performance multimédia do Teatro do Mar (quinta 24 a sábado 26, Rossio).

A companhia francesa Les Commandos Percu regressa ao festival com Silence!, um espectáculo vulcânico de música e pirotecnia (sexta 25 e sábado 26, Piscinas Municipais).

Hanno, de Rita Marques e Rui Paixão, é outra das criações Imaginarius: uma performance assente num universo hiperrealista sobre o degradar de uma relação (quinta 24 a sábado 26, Rossio).

Nos espectáculos de circo, atenção para Violeta, dos acrobatas espanhóis Col.lectiu La Persiana (sexta 25 e sábado 26, Praça Gaspar Moreira), e para Fractions of a Whole, que conta com a participação de alunos da Escola Secundária Coelho e Castro (sexta 25 e sábado 26, Rua dos Descobrimentos).

Nos espectáculos da secção Mais Imaginarius há artistas emergentes e, nas Ligações, vê-se o resultado de projectos de intervenção artística e coesão social desenvolvidos ao longo dos últimos meses.

+ 15 coisas para fazer no Porto até 5€

+ As melhores coisas para fazer sozinho no Porto

Últimas notícias

    Publicidade