A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Duas exposições sobre a arquitectura brasileira para ver na Casa da Arquitectura

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, dá-lhe não um, mas dois bons motivos para a visitar este fim-de-semana. A partir de hoje e até domingo, vai estar de portas abertas para celebrar a inauguração das exposições Infinito Vão - 90 Anos de Arquitectura Brasileira, um trabalho que demorou dois anos até estar concluído, e Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha.

A primeira resultou de uma decisão da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura em constituir um acervo próprio “sobre um determinado território e num arco temporal definido”. A Colecção Brasil teve a curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik e “mostra a diversidade da produção arquitectónica da modernidade à contemporaneidade ao longo de 90 anos de arquitectura brasileira”.

Por lá vai encontrar mais de uma centena de projectos, com mais de 4700 peças físicas e mais de 45 mil digitais, entre textos, desenhos e maquetes cedidos por 105 doadores.

"A esta colecção acrescem ainda 150 livros e publicações da Casa da Arquitectura e um conjunto de documentos digitais e fac-símiles autorizados e entregues por distintas instituições governamentais, de ensino e culturais, públicas e privadas, que permitem a constituição de um universo documental único, capaz de gerar novas leituras sobre a produção arquitectónica brasileira da década de 1920 até à actualidade”, avançam no site.

Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha
©DR

A exposição Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha, que vai estar disponível até 10 de Fevereiro de 2019, dá seguimento à Colecção Brasil, já que expõe dois projectos do arquitecto Paulo Mendes da Rocha: duas casas unifamiliares, a Casa Gerassi em São Paulo e a Casa da Rua do Quelhas em Lisboa. Estas apresentam-se ao público através de maquetes, fotografias e registo audiovisual, tanto da construção das habitações como dos seus interiores.

A partir de terça-feira, 2, e até 28 de Abril, a entrada nas exposições vai custar 5€. A visita à galeria da Casa custa 2€. Há ainda descontos para estudantes e seniores e até aos 12 anos a entrada é gratuita.

+ Conheça o património cultural do Porto e arredores com quatro novos roteiros temáticos

Últimas notícias

    Publicidade