A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conheça o património cultural do Porto e arredores com quatro novos roteiros temáticos

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

A AMP-Área Metropolitana do Porto lançou quatro roteiros temáticos que vão ajudá-lo a conhecer o património cultural dos 17 municípios. Com estes percursos vai poder aprender mais sobre tradições, saberes, artes e memórias de diferentes lugares, museus e monumentos.

Estas rotas surgem no seguimento da criação da plataforma PIN - Museus e Património Cultural da AMP, que agrega várias informações sobre museus e monumentos da área. O roteiro Os Ofícios e outras Indústrias está dividido em sete etapas, que atravessam 14 cidades. Vai ser abordada a produção de produtos como o linho, o vidro, a chapelaria, o calçado, e o papel e vários ofícios como as artes gráficas, as rendas de Bilros de Vila do Conde e as comunidades piscatórias de Matosinhos e Espinho. 

Pelos Caminhos de Santiago propõe uma visita a algumas cidades que ainda hoje fazem parte do percurso de vários peregrinos, como Oliveira de Azeméis, Matosinhos e Trofa. Além disto, há também o percurso Barroco, que tal como o nome indica, é dedicado às várias expressões do estilo que estão espalhadas por nove concelhos e tem início na cidade do Porto. A Sé Catedral, a Igreja e Torre dos Clérigos e o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto são algumas das paragens. 

Por último, com a ajuda do roteiro Artes e Arquitectura vai conhecer o património artístico e arquitectónico da região desde residências de escritores, mercados, esculturas, museus privados e ateliês, até às famosas Piscinas das Marés, projectadas pelo portuense Siza Vieira. 

Paralelamente, também foi anunciada a iniciativa Sons no Património que vai promover, entre 27 de 30 de Setembro, 17 concertos de entrada livre, em 17 espaços emblemáticos da área metropolitana. Por exemplo, vai poder ver Elisa Rodrigues na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, dia 28, ou no Museu Municipal de Espinho, dia 29. 

+ As maiores atracções no Porto

+ 'Los Sueños de Helena' no Museu da Farmácia do Porto a partir de hoje

Últimas notícias

    Publicidade