A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Esta exposição leva-o ao teatro semi-profissional do Porto nos anos 70 e 80

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Depois de, no mês passado, ser lançado o livro Teatro semiprofissional no Porto - arte, activismo e experimentalismo nos anos 70 e 80, escrito a quatro mãos pelo actor Mário Moutinho e pela jornalista Luísa Marinho, a investigação desenvolvida em torno das companhias semi-profissionais de teatro no Porto, no pós 25 de Abril, dá agora origem a Ruptura em Cena. A exposição inaugura a 16 de Novembro, às 16.00, no MIRA Fórum, espaço também responsável pela sua co-produção com a Visões Úteis - companhia de teatro da qual Mário Moutinho é artista associado em 2018 e em 2019.

A partir de algum espólio reunido na sequência dessa investigação, serão mostradas fotografias, documentos, programas, críticas ou cartazes “destes grupos, que partilhavam o desejo de serem tanto projectos artísticos como de intervenção social, política e cultural”, segundo escreve a organização na página do evento.

Ruptura em Cena situa-nos no pós 25 de Abril, cenário em que a criação teatral da cidade entra em ebulição para dar origem a “novas formas de pensar e fazer teatro”, que vêm integrar  “as marionetas e o teatro para a infância e a juventude” no circuito artístico do Porto. Além disso, o trabalho desenvolvido por estes grupos foi precursor do “aparecimento e consolidação das companhias profissionais independentes e das escolas profissionais de teatro”. A entrada é livre.

+ Os melhores espectáculos no Porto este mês

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade