A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua Sá de Noronha, Porto
Photograph: Ella Doyle for Time Out

Esta rua do Porto é oficialmente uma das mais cool do mundo

A Rua Sá de Noronha ficou no top 20 do ranking anual da Time Out. De pequenas vielas a artérias movimentadas, os especialistas locais da Time Out Global escolheram 30 ruas que vale a pena explorar pelo mundo fora.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

A Praça Carlos Alberto está sempre animada, especialmente aos sábados, quando o Mercado Porto Belo a enche de discos de vinil, ilustrações, brinquedos artesanais, roupas vintage e antiguidades. Mas as ruas à volta são onde se encontra a verdadeira agitação local – e a Rua Sá de Noronha, em particular, tornou-se uma passagem imperdível no Porto. Do Aduela, no topo da rua (um favorito local para um copo ao fim do dia) ao Reitoria, já no fundo (um wine bar e steakhouse num belíssimo edifício do século XIX), não faltam razões para elegermos a Sá de Noronha como a rua mais cool da cidade – e uma das mais cool do mundo, de acordo com a lista anual que a Time Out acaba de partilhar.

Campeões, campeões, eles são os campeões

High Street, Melbourne
Josie Withers visitvictoria.comHigh Street, Melbourne

Se o ouro foi para a rua australiana que percorre os bairros ultramodernos de Northcote, Thornbury e Preston, em Melbourne; a Hollywood Road, em Hong Kong, e a East Eleventh, em Austin, fazem-lhe companhia no pódio, ocupando a segunda e terceira posição da lista, respectivamente.

"O estatuto cool da High Street deve-se aos seus negócios locais únicos. Com desejos de um autêntico pastel de nata português? Visite a Casa Nata. Quer saborear um vinho local? Rume à Northside Wines. Com vontade de dar um pezinho de dança? Pare no Francesca's Bar. Lojas vintage e cafés com muita pinta convivem confortavelmente com um parque de food trucks e uma sala de cinema independente. Detestamos clichés, mas é mesmo verdade: há algo para todos na High Street", descreve Leah Glynn, da Time Out Melbourne.

中環荷李活道及雲咸街
Photograph: Joshua Lin中環荷李活道及嘉咸街

"A Hollywood Road é uma das ruas mais antigas de Hong Kong: a movimentada artéria que atravessa as zonas Central e Sheung Wan remonta a 1844", descreve, por seu lado, Tatum Ancheta, directora da Time Out Hong Kong. "Agora, é onde os lugares mais cool da cidade estão a surgir. Ao percorrer esta rua de apenas um quilómetro, encontra desde o Templo Man Mo até à escadaria Mid-Levels, que ficou famosa no filme dos anos 90 Chungking Express. Locais históricos estão a ser transformados em centros de arte e cultura, como o Tai Kwun e o PMQ. A Hollywood Road é um tesouro de antiguidades, um aglomerado gastronómico com os melhores bares e restaurantes, e um centro para as artes – com murais, instalações e galerias em cada esquina", remata.

East 11th Street, Austin
Photograph: Lauren Logan / Visit Austin

Na hora de defender a East Eleventh, em Austin, que ficou com a medalha de bronze do ranking de 2024, Deven Wilson escreveu: "Nenhuma outra zona da cidade representa melhor o espírito de Austin do que este quarteirão pavimentado a leste da I-35. Embora não esteja sempre no centro das atenções, conquista os locais ao preencher cada centímetro quadrado com comida incrível, bom café, história e um palco ao ar livre." O jornalista deixou ainda algumas dicas: "Compre botas na marca nativa HELM, experimente o brisket inovador do Franklin Barbeque, entre no speakeasy Busy Signal e contemple as icónicas torres lunares de Austin."

De volta ao Porto

Aduela
DR

Comer, beber e fazer são os verbos que deve conjugar na Rua Sá de Noronha. Se quer começar à mesa, prove, por exemplo, as famosas sandes de pernil da Casa Guedes (também há francesinhas, sandes de alheira e cachorrinhos). Este é o terceiro endereço da marca, localizado no histórico edifício Café Progresso. Para beber, há vinho, sangria e Moscatel no Aduela. Se a esplanada estiver cheia, peça uma bebida e sente-se na rua. No intervalo, explore a Poetria, que nasceu em 2003 com dois grandes amores: a poesia e o teatro. Edições próprias e poesia portuguesa são a prata da casa, mas também há literatura inglesa, poesia brasileira e livros de pequenas editoras, além de uma agenda animada.

Estas são as 30 ruas mais cool do mundo

A Rua Sá de Noronha ficou na 16.ª posição de um ranking de 30 artérias liderado pela High Street de Melbourne, na Austrália. Lisboa não foi esquecida e ocupa o 7.º lugar com a Rua da Boavista, no Cais do Sodré. Percorra a lista completa de 2024 da Time Out Global, para viajantes insaciáveis.

1. High Street, Melbourne
2. Hollywood Road, Hong Kong
3. East Eleventh, Austin
4. Calle Guatemala, Buenos Aires
5. Commerical Drive, Vancouver
6. Jalan Petaling, Kuala Lumpur
7. Rua da Boavista, Lisboa
8. Arnaldo Quintela, Rio de Janeiro
9. Chazawa-dori, Tóquio
10. Consell de Cent, Barcelona
11. Bree Street, Cidade do Cabo
12. Oranienstraße, Berlim
13. Fifth Avenue, Park Slope, Nova Iorque
14. Ban Tad Thong, Banguecoque
15. East 3rd Street, Los Angeles
16. Rua Sá de Noronha, Porto
17. Gerrard Street, Londres
18. Calle Duque Street, Madrid
19. Bucareli, Cidade do México
20. Rue de Belleville, Paris
21. 18th Street, Chicago
22. Camden Street, Dublin
23. Foster Street, Sydney
24. Songridan-gil, Seoul
25. Quang An Street, Tay Ho, Hanói
26. Miracle Mile, Miami
27. Saint-Hubert Plaza, Montreal
28. Troon Street, Atenas
29. Cecil Street, Singapura
30. L.P Leviste Street, Manila 

+ Porto e Lisboa estão no top 15 das melhores cidades do mundo, palavra da Time Out

+ Leia a edição de Março da Time Out Portugal: Novo tatuadores

Últimas notícias

    Publicidade