[title]
Plov, somsa e xix kebab dizem-lhe alguma coisa? Não? Então aqui está uma boa oportunidade para ficar mais esclarecido sobre estes sabores do mundo. Entre os dias 27 de Agosto e 1 de Setembro, dia em que se assinala o Dia da Independência do Uzbequistão, a cozinha uzbeque instala-se no Nani, o bistrô de inspiração georgiana e arménia na rua da Torrinha, em Cedofeita.
Apesar de se debruçar sobre a comida destes dois países (no menu é possível encontrar pratos tradicionais como o khachapuri, um pastel aberto recheado com queijo; o khinkali, um pastel de massa cozida; ou o khorovats, o típico churrasco arménio), “o Nani sempre foi pensado como uma ponte de sabores entre o Cáucaso e esta parte do mundo. Durante uma semana, queremos abrir as portas ainda mais, desta vez em direcção à Ásia Central”, anunciam em comunicado.
Assim, durante uma semana, vai poder provar a comida do Uzbequistão (país de um dos donos do restaurante), como o somsa, um pastel folhado recheado com carne e especiarias; o xix kebab, as espetadas de carne marinada e grelhada que nunca faltam sobre qualquer mesa uzbeque; e ainda o plov, o “prato nacional, aromático e cheio de camadas de sabor”. Três grandes embaixadores da cozinha deste país asiático.

“É uma gastronomia cheia de história e rituais. O plov, por exemplo, não é ‘só’ arroz com cenoura e carne. Em algumas regiões, serve-se em forma de pirâmide para mostrar frescura. E há um detalhe curioso: o anfitrião prova sempre primeiro, como sinal de respeito e confiança”, acrescentam.
Prometem ainda “algumas surpresas preparadas apenas para esta semana especial” e encaram o evento como uma retribuição: “Portugal abriu-nos as portas do seu mundo de vinhos, petiscos e tradições. Agora queremos retribuir, partilhando um pedaço do Uzbequistão através de novos sabores.” As reservas são recomendadas.
Rua da Torrinha, 86A (Cedofeita). 93 425 8359. Qua-Seg 12.00-16.30, 18.30-23.00
+ Novo ano, nova vila do circo. Em Setembro, o festival Cúpula reergue as tendas em Arcozelo