[title]
A Festa do Tomate Coração de Boi do Douro tem uma programação com vários ramos e, durante todo o mês de Agosto, dezenas de restaurantes de referência na região do Douro têm dado destaque ao tomate Coração de Boi nas suas ementas, juntando-se assim à iniciativa Festa do Tomate à Mesa. O ponto alto do evento acontece a 29 de Agosto, durante o Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro (TCBD) que este ano se realiza na Quinta da Pacheca, em Lamego. Ao final da tarde, e após a deliberação do júri, terá lugar um jantar-volante aberto ao público. No dia seguinte, há Tomate à Capella, um mercadinho na praça da Capela Barroca de Arroios (Vila Real).
A 10.ª edição da festa, que tem como ingrediente principal este carnudo e suculento tomate, arranca com o rei na barriga. Em Junho, o livro Tomate Coração de Boi do Douro – A outra riqueza do vale mágico, lançado o ano passado, venceu o prémio de Melhor Livro do Ano na categoria de livros sobre frutos, no âmbito do concurso internacional Gourmand World Cookbook Awards. Promovido pelas associações de desenvolvimento do Douro (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior), pode ser degustado online, gratuitamente.
Já a participação no evento, que irá suceder à votação do júri, tem um valor de 80€, mas além de uma mesa de sabores à volta do cobiçado tomate, a refeição será regada a vinhos da Quinta da Pacheca e de outras quintas a concurso. Antes do jantar, haverá ainda espaço para uma conversa sobre a importância dos produtos tradicionais na valorização da região vinhateira, entre Edouard Cointreau, presidente do Gourmand World Cookbook Awards, e o professor universitário Miguel Poiares Maduro, especialista em desenvolvimento regional. O evento arranca às 18.00.

Mas a festa não acaba aqui. No dia seguinte, a 30 de Agosto, a partir das 17.30, a praça da Capela Barroca de Arroios (Vila Real) será palco do Tomate à Capella, um evento que arranca com uma prova de tomate, azeite e flor de sal na capela oitocentista, seguida pela abertura do mercadinho da Capella, onde estarão à venda produtos locais e regionais, como vinhos do Douro DOC e Porto, petiscos e, claro, muito tomate. Conte também com provas de degustação e muita animação. Uma iniciativa que conta com a parceria do Projecto Capella 2025, que tem como objectivo a dinamização cultural da Capela de Arroios.
O concurso TCBD é uma ideia de Celeste Pereira, proprietária da empresa de eventos e comunicação Greengrape, do jornalista Edgardo Pacheco e do produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto. “Em 10 anos, colocámos o Tomate Coração de Boi e os produtos tradicionais na ordem do dia. O envolvimento entusiasmado dos principais produtores de vinhos do Douro, o impacto e o crescimento orgânico deste projecto provam que é possível diversificar e aumentar a atractividade desta região vinhateira a partir de outros produtos de excelência, para além das uvas”, explica Celeste Pereira em comunicado.
Festa do Tomate Coração de Boi do Douro. Quinta da Pacheca. Rua do Relógio do Sol, 261 (Lamego). 29 de Agosto às 18.00. Bilhetes: 80€
+ Vinhos, petiscos e cultura são servidos à mesa no novo Pacheca Bistrô
+ Já experimentou um bolo de arroz de pato? O Cibû tem. Isso e muitas novidades na carta