A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Busto de Baco no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República
© Henrique MatosBusto de Baco no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República

Estátua de Baco na Praça da República foi vandalizada

O busto de Baco, criado pelo escultor António Teixeira Lopes em 1916, foi encontrado no chão. Está agora a ser alvo de tratamento, limpeza e conservação.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O busto de Baco da autoria de António Teixeira Lopes (1866-1942), exposto no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, foi encontrado vandalizado na terça-feira, anuncia a Câmara Municipal do Porto. Estava derrubado no chão, mas "em bom estado e sem grandes danos".

A estátua encontra-se agora "apeada e à guarda dos serviços municipais para ser objecto de tratamento, limpeza e conservação, e posterior devolução à sua posição original". A Câmara do Porto apela ao "respeito pelo património da cidade, independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do contexto histórico ou artístico do mesmo".

O busto foi modelado em barro em 1906 pelo escultor gaiense António Teixeira Lopes, e acabou por ser reproduzido em bronze e inaugurado a 5 de Outubro de 1916, aquando das comemorações do VI Aniversário da Implantação da República. Trata-se de uma alegoria pagã, que representa o deus romano do vinho, da ebriedade e dos excessos, filho de Júpiter e da mortal Sémele. A figura sorridente foi erguida sobre um pedestal em granito com um entrelaçado de cachos de uvas.

+ Roteiro pelas estátuas de mulheres no Porto

+ Obelisco da Memória restaurado e com nova iluminação

Últimas notícias

    Publicidade