A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Este restaurante é o álibi perfeito para cometer o pecado da gula

Fica no centro histórico do Porto, tem uma esplanada interior, um jardim exterior com vista e uma carta recheada de propostas para partilhar.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Se acha que conhece o Porto como a palma da sua mão, lançamos-lhe um desafio: onde fica o Alibi? Os donos, os mesmos da YoursPorto, empresa criada em 2012 que alia turismo, alojamento, comunicação e gestão, apresentam-no como um “segredo escondido na Baixa”, mas nós, que somos péssimos a guardá-los (e somos muito seus amigos), damos-lhe algumas pistas. Este novo restaurante fica no centro histórico da cidade, numa rua típica que outrora acolheu o antigo hospital de Rocamador, o primeiro a ser fundado no Porto, construído ainda no tempo de D. Sancho I. 

O Alibi, que mora num edifício centenário ao qual só se acede através de um corredor que se avisa da rua, abriu as portas pela primeira vez em 2020, mas a pandemia trocou-lhe as voltas e só no final de 2021 é que se fez, novamente, anunciar. Agora, gabam-se de terem uma sala com um ambiente contemporâneo e confortável, uma esplanada interior com um jardim vertical – boa para os dias mais frios e ventosos – e ainda um jardim exterior com uma vista que faz sucesso nas redes sociais.

Alibi
©DRAlibi

O que também faz sucesso é a carta, preparada pelo chef Bruno Ferreira, com propostas de confecção simples e para partilhar, cheias de sabor e atenção à qualidade dos ingredientes. Vieiras glaceadas, tempura de polvo ou creme de espargos brancos com azeite de trufas e amendoins caramelizados são boas opções para começar a refeição. Depois, como pratos principais, conte com carne maturada, arroz do mar, polvo assado em forno de carvão ou arroz cremoso de beterraba. A acompanhar há batata frita rústica, puré de pastinaca, arroz selvagem ou tempura de legumes. 

Alibi
©DRAlibi

Para rematar a refeição com chave de ouro, peça a pêra cozida em açafrão e especiarias, a panacota de café ou o fondant de chocolate negro com espuma de maracujá e sorvete de framboesa. Uma carta de vinhos, uma selecção de espumantes e vários cocktails compõem a experiência à mesa que rondará um preço médio de 35€ por pessoa.

O Alibi está aberto de segunda a sábado ao jantar, das 19.00 à meia-noite, e ao almoço às sextas, sábados e segundas, entre as 13.00 e as 15.30. Se ainda não está situado, o restaurante mora no número 135 da rua dos Caldeireiros e, por cima, no mesmo edifício, fica a Alibi Guesthouse, outro projecto do grupo, com nove quartos e vista sobre a cidade.

Alibi
©DRAlibi

Rua dos Caldeireiros, 135. Jantar: Seg-Sáb 19.00-00.00. Almoço Sex-Sáb e Seg 13.00-15.30. 917 188 402.

+ Maricota é a nova mercearia sustentável e a granel do Mercado de Matosinhos

Leia aqui a edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade