A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
''Folha de Nespereira'', ''Folha de Bróculo'' e ''Folha de Figueira'', 2022, de Valter Ventura
©DR''Folha de Nespereira'', ''Folha de Bróculo'' e ''Folha de Figueira'', 2022, de Valter Ventura

Exposição ‘Derivas e Criaturas’ é hoje inaugurada na Galeria Municipal do Porto

Pode ser visitada até dia 19 de Fevereiro. A entrada é livre.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Abre hoje ao público Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Colecção Municipal de Arte na Galeria Municipal do Porto. A nova exposição, que ocupará os dois pisos da galeria, vai contar com mais de 30 obras adquiridas pela Câmara do Porto ao abrigo do projecto Aquisições, que tem como propósito a compra directa de obras a artistas e colectivos artísticos, de forma a enriquecer a Colecção Municipal de Arte.

Em comunicado enviado às redacções, salientam que o conjunto das obras expostas reflecte “as práticas artísticas do presente”, debruçando-se assim sobre as mais variadas formas de expressão da arte, da pintura à escultura, do filme ao vídeo, da fotografia à instalação e performance. Sugerem ainda que o título, Derivas e Criaturas, “subentende duas linhas às quais as peças poderão ser lidas e entrecruzadas: uma, mais relacionada com as tradições da representação paisagística, interessada em sítios e lugares; a outra, mais ligada a figuras e personagens, materializando o corpo a partir de telas, barro e tinta”.

''Forests'', 2022, de Ani Schulze
©DR''Forests'', 2022, de Ani Schulze

A escolha das obras, onde figuram peças de artistas como Ana Vidigal, Inês Tartaruga Água, Joana Pimentel, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Rita Magalhães ou Silêncio Colectivo, entre muitos outros, ficou a cargo do comité da edição de 2022 do projecto Aquisições, composto por Andreia Magalhães, Margarida Mendes e Melissa Rodrigues.

A inauguração acontece hoje às 19.00 e pode ser visitada até dia 19 de Fevereiro, de terça-feira a domingo, entre as 10.00 e as 18.00. A entrada é livre.

''Vector 2. Fisiologia da voz TRAQUEIAS & GLOTES'', 2019, de Isabel Carvalho
©DR''Vector 2. Fisiologia da voz TRAQUEIAS & GLOTES'', 2019, de Isabel Carvalho

+ As galerias de arte no Porto que tem mesmo de conhecer

Últimas notícias

    Publicidade