Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Exposição na Maia mostra cerâmica usada nos antigos rituais de enterramento
Notícias / Arte

Exposição na Maia mostra cerâmica usada nos antigos rituais de enterramento

O Museu da Maia detém cerca de 60 peças vindas da antiga necrópole
© DR O Museu da Maia detém cerca de 60 peças vindas da antiga necrópole

Em 1947, aquando da construção do edifício da Sociedade Industrial do Castêlo da Maia, foi descoberto um conjunto de peças em cerâmica utilizadas nos rituais de enterramento dos mortos do tempo dos romanos. Até 23 de Setembro, o Maia Jardim apresenta O Museu da Maia e a sua Colecção, uma série de imagens que mostram alguns dos objectos provenientes da Necrópole da Forca, que estaria situada nos terrenos onde estes foram encontrados.

As peças em cerâmica fazem parte da colecção do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, que tem na sua posse cerca de 60 peças descobertas nos terrenos da antiga necrópole, como pequenas urnas e vasos utilizados para depósito das cinzas, assim como “o espólio pessoal e o associado à cerimónia em si”, lê-se em comunicado.

A exposição pode ser visitada na Galeria Maia Jardim, de segunda-feira a domingo, entre as 09.00 e as 23.00 e tem entrada livre. 

+ Os melhores museus no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Publicidade